Prazeres / Lugares

Viver a beleza das vindimas em Ventozelo

O hotel e quinta no Douro preparou um programa que celebra o vinho e a arte de o (saber) fazer.

08 de setembro de 2023 | Rosário Mello e Castro

Numa altura em que o Douro e o vinho português se viram para o mundo, descobri-los na sua essência e simplicidade é um privilégio ainda mais especial. Na Quinta de Ventozelo, a produção de vinho é encarada como uma forma de arte, um processo único que vale a pena acompanhar e viver de perto. E é por isso que o hotel de Ervedosa do Douro organiza um programa especial dedicado às vindimas aberto a visitantes de fora e já marcado para dia 18 de setembro.

Quinta de Ventozelo, Douro
Quinta de Ventozelo, Douro

É que, apesar desta ser apenas a segunda edição da iniciativa existe "sempre uma grande expectativa em torno das vindimas, é um momento em que tentamos promover a experiência real," avança Elsa Couto, diretora de Marketing e Comunicação da Quinta de Ventozelo.

Há por isso muito para ver, fazer e beber, começando logo por subir para uma carrinha Bedford para percorrer as vinhas desta quinta secular e fazer a vindima, com paragem para um "mata-bicho" de sopa de cebola e bola de bacalhau.

Passeio de carro pela Quinta de Ventozelo
Passeio de carro pela Quinta de Ventozelo

"O momento é vivido com os nossos trabalhadores na vinha," continua Elsa, explicando que estes são períodos de trabalho intenso, mas também de convívio e descoberta.

Hotel Quinta Ventozelo, Douro
Hotel Quinta Ventozelo, Douro Foto: DR

Depois, é embarcar num passeio de barco no rio Douro e sentar-se para um almoço tradicional na Cantina de Ventozelo. Aqui, prepare-se para comer clássicos como rancho à moda de Viseu ou queijo e rabanadas de vinho do Porto. Tudo "numa mesa corrida e longa, onde se provam iguarias tradicionais presentes nas refeições de vindima no Douro e se provam os vinhos da Quinta."

Vindimas
Vindimas

Naturalmente, os mais de 500 anos de história da Quinta de Ventozelo estão sempre muito presentes. Desde o acolhimento dos visitantes à visita ao Armazém 1840 (construído exatamente nesta data e onde estão os antigos lagares de granito e os tonéis de vinho), até às explicações na vinha durante o percurso delineado," explica ainda a diretora de marketing.

Vindimas
Vindimas

Assim se descobre por exemplo a Vinha do Jardim, a mais antiga da Quinta, representada pelos seus muros e patamares pré e pós filoxéricos ou se fica a conhecer o modo de plantação tradicional em field blend na Vinha do Chorão.

Vindimas
Vindimas

As inscrições são limitadas, estando abertas tantos aos hóspedes do Ventozelo Hotel & Quinta, como ao público em geral (€130/adultos; €65/crianças dos 12 aos 17 anos).

 

Saiba mais Ventozelo, Vinho, Douro, Gastronomia, Ervedosa do Douro, vinicultura
Relacionadas
Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.