Viver a beleza das vindimas em Ventozelo
O hotel e quinta no Douro preparou um programa que celebra o vinho e a arte de o (saber) fazer.

Numa altura em que o Douro e o vinho português se viram para o mundo, descobri-los na sua essência e simplicidade é um privilégio ainda mais especial. Na Quinta de Ventozelo, a produção de vinho é encarada como uma forma de arte, um processo único que vale a pena acompanhar e viver de perto. E é por isso que o hotel de Ervedosa do Douro organiza um programa especial dedicado às vindimas aberto a visitantes de fora e já marcado para dia 18 de setembro.

É que, apesar desta ser apenas a segunda edição da iniciativa existe "sempre uma grande expectativa em torno das vindimas, é um momento em que tentamos promover a experiência real," avança Elsa Couto, diretora de Marketing e Comunicação da Quinta de Ventozelo.
Há por isso muito para ver, fazer e beber, começando logo por subir para uma carrinha Bedford para percorrer as vinhas desta quinta secular e fazer a vindima, com paragem para um "mata-bicho" de sopa de cebola e bola de bacalhau.

"O momento é vivido com os nossos trabalhadores na vinha," continua Elsa, explicando que estes são períodos de trabalho intenso, mas também de convívio e descoberta.

Depois, é embarcar num passeio de barco no rio Douro e sentar-se para um almoço tradicional na Cantina de Ventozelo. Aqui, prepare-se para comer clássicos como rancho à moda de Viseu ou queijo e rabanadas de vinho do Porto. Tudo "numa mesa corrida e longa, onde se provam iguarias tradicionais presentes nas refeições de vindima no Douro e se provam os vinhos da Quinta."

Naturalmente, os mais de 500 anos de história da Quinta de Ventozelo estão sempre muito presentes. Desde o acolhimento dos visitantes à visita ao Armazém 1840 (construído exatamente nesta data e onde estão os antigos lagares de granito e os tonéis de vinho), até às explicações na vinha durante o percurso delineado," explica ainda a diretora de marketing.

Assim se descobre por exemplo a Vinha do Jardim, a mais antiga da Quinta, representada pelos seus muros e patamares pré e pós filoxéricos ou se fica a conhecer o modo de plantação tradicional em field blend na Vinha do Chorão.

As inscrições são limitadas, estando abertas tantos aos hóspedes do Ventozelo Hotel & Quinta, como ao público em geral (€130/adultos; €65/crianças dos 12 aos 17 anos).
Herdade das Três Marias: uma casa no coração do sudoeste
Com um pé no litoral e outro no interior, este encantador alojamento é a base perfeita para partir à descoberta do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Vinho, gastronomia e artesanato. "Um dia na Herdade de São Miguel" está de volta
Nada melhor do que uma tarde na paisagem alentejana, onde o tempo passa devagar e em boa companhia, para descansar da azáfama dos centros urbanos. É a proposta de Alexandre Relvas, que todos os anos mantém a tradição de realizar este dia na herdade.
É tempo de celebrar o tomate-rei
O verão é tempo de muitas coisas boas. Uma delas, o tomate coração de boi, do qual sentimos tanta falta ao longo do ano que até tem direito a celebração especial: a Festa do Tomate de Coração de Boi do Douro, que decorre durante todo o mês de agosto.
Celebrar o vinho da região mais antiga do mundo
Entre os dias 8 a 11 de junho espera-se a 3ª edição do Douro Wine City, num território que é Património da Humanidade desde 2001 e que foi distinguido como "Cidade Europeia do Vinho 2023".
Cantina de Ventozelo com menu dedicado ao azeite novo
É chegada aquela altura do ano em que as oliveiras estão vergadas sob o peso dos seus pequenos frutos. Difíceis de colher, principalmente quando a apanha é feita à moda antiga, mas o aromático e delicioso azeite das azeitonas acabadas de prensar merece todos os esforços. Haja bom pão e bom bacalhau e não falta nada.
No rooftop do Ando Living, os fins de semana ganham nova vida com o Udi’s Brunch, uma pop-up que junta sabores mediterrânicos a uma vista arrebatadora sobre a cidade.
O Porto tem uma nova morada gastronómica, onde os pratos tradicionais recebem um toque mais sofisticado, por vezes até surpreendente. E, mesmo quando falham, nunca pecam por falta de generosidade.
Depois da abertura do hotel que foi buscar o nome às famosas solas dos sapatos de Christian Louboutin, há agora duas novas villas com assinatura do designer para alugar numa das mais exclusivas zonas da costa alentejana.
Marta Ortega, herdeira do grupo Inditex, adquiriu um apartamento na luxuosa residência Villa Paris, no centro de Madrid, com vista para a Praça Villa de París, o Supremo Tribunal e a Igreja de Santa Bárbara. É um perfeito exemplo de luxo no imobiliário espanhol.