Manuel Aires Mateus assina coleção para a Viúva Lamego
A fábrica de cerâmica centenária uniu-se ao arquiteto português para uma colaboração inédita, de onde nasce uma coleção de azulejos. inspirada na tradição portuguesa.
"Esta coleção simboliza a relação que tenho com a Viúva Lamego desde há muitos anos. Através da experiência e conhecimento da Viúva Lamego, é possível construir este azulejo, trabalhando neste projeto a textura, o brilho, a artesania, assim como aspetos técnicos de resistência, garantia dimensional e estabilidade" resume o arquiteto, em comunicado de imprensa.
Aires Mateus inspirou-se nas tradições portuguesas na azulejaria. “Associa-se o azulejo, enquanto material tradicional português, a uma memória de um desenho diferente.” explica o arquiteto. “Um desenho que encontramos na estereotomia de lajedos de pedras em edifícios clássicos, como as nossas igrejas, onde as pedras são dispostas em linhas contínuas, com diversos comprimentos.” Tal como os artistas que têm colaborado ao longo dos anos com os artesãos da marca, também Manuel Aires Mateus desenvolveu este trabalho num atelier próprio instalado na fábrica.
Esta parceria é um dos exemplos que elevam a azulejaria ao plano da arte, uma premissa que está na origem da Viúva Lamego, fundada em 1849.
Veja o vídeo e descubra o resultado desta colaboração.
Um castelo na Riviera Francesa deu um livro dos portugueses Oitoemponto
Pelas mãos da dupla de arquitetos portuense, Oito em Ponto, chega-nos A Château on The French Riviera: Modern Interiors by Oitoemponto. Muito mais do que um livro, este digno coffee table book conta a história da renovação do imponente Château Saint-Maur.
Isto não é só uma coluna de som, é um objeto de desejo
A impressionante amplitude sonora desta coluna alia-se a uma tecnologia de ponta e a um design modular, que fazem deste novo gadget um verdadeiro objeto de desejo para guardar.
E se lhe disséssemos que os Beatles estão de volta?
Em 2021, conte com o regresso de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Falamos da estreia do documentário “The Beatles: Get Back”, obra do premiado cineasta Peter Jackson. Para já, podemos ver 5 minutos de pura emoção.
Maison Amarande. De Hong Kong para Lisboa, a dupla criativa que conquistou a cidade
Laurence e Xavier Beysecker apaixonaram-se por Lisboa à primeira vista. O casal francês reformula casas através do seu atelier de design de interiores, baseado em Lisboa, mas que absorve inspiração de todo o mundo.
Francis Ford Coppola: “ Não tenho o talento de Spielberg ou Polanski”
O lendário realizador fala da recuperação do seu mais famoso flop, O Padrinho – Parte III, com uma nova versão – e sobre um épico de ficção científica de há 30 anos que está já na forja.
In The Clouds, a nova coleção de cristais de Jonathan Hansen
De jarras a taças de vinho, a nova coleção de vidro inspirada nos seculares cristais da Boémia promete dar à casa aquele toque de sofisticação que, às vezes, tanto procuramos.
Le Creuset x Harry Potter, a colaboração festiva para fãs da saga
Panelas com raios, pegas com varinhas mágicas, chávenas alusivas à feitiçaria. Eis a colaboração de cerâmicas para cozinheiros de mão cheia que adoram um toque de fantasia.
Em setembro de 2024, a marca suíça, em parceria com a Wallpaper, lança o primeiro livro autorizado sobre a história do lendário modelo. Escrito por Nicholas Foulkes, especialista em relojoaria, detalha a evolução técnica e histórica do relógio que redefiniu a relação entre o homem e o oceano.
A partir de dia 21 de setembro, o Vitra Design Museum, na Alemanha, apresenta a exposição "Nike: Form Follows Motion", com algumas fotografias inéditas.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
"Siza, Câmara Barroca" é mais do que uma simples exposição; é um convite a repensar os limites cronológicos e estilísticos que muitas vezes impomos à arte e à arquitetura. A mostra estará aberta ao público a partir do dia 12 de setembro ao dia 14 de dezembro.