Manuel Aires Mateus assina coleção para a Viúva Lamego
A fábrica de cerâmica centenária uniu-se ao arquiteto português para uma colaboração inédita, de onde nasce uma coleção de azulejos. inspirada na tradição portuguesa.
"Esta coleção simboliza a relação que tenho com a Viúva Lamego desde há muitos anos. Através da experiência e conhecimento da Viúva Lamego, é possível construir este azulejo, trabalhando neste projeto a textura, o brilho, a artesania, assim como aspetos técnicos de resistência, garantia dimensional e estabilidade" resume o arquiteto, em comunicado de imprensa.

Aires Mateus inspirou-se nas tradições portuguesas na azulejaria. “Associa-se o azulejo, enquanto material tradicional português, a uma memória de um desenho diferente.” explica o arquiteto. “Um desenho que encontramos na estereotomia de lajedos de pedras em edifícios clássicos, como as nossas igrejas, onde as pedras são dispostas em linhas contínuas, com diversos comprimentos.” Tal como os artistas que têm colaborado ao longo dos anos com os artesãos da marca, também Manuel Aires Mateus desenvolveu este trabalho num atelier próprio instalado na fábrica.

Esta parceria é um dos exemplos que elevam a azulejaria ao plano da arte, uma premissa que está na origem da Viúva Lamego, fundada em 1849.
Veja o vídeo e descubra o resultado desta colaboração.
Um castelo na Riviera Francesa deu um livro dos portugueses Oitoemponto
Pelas mãos da dupla de arquitetos portuense, Oito em Ponto, chega-nos A Château on The French Riviera: Modern Interiors by Oitoemponto. Muito mais do que um livro, este digno coffee table book conta a história da renovação do imponente Château Saint-Maur.
E se lhe disséssemos que os Beatles estão de volta?
Em 2021, conte com o regresso de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Falamos da estreia do documentário “The Beatles: Get Back”, obra do premiado cineasta Peter Jackson. Para já, podemos ver 5 minutos de pura emoção.
Francis Ford Coppola: “ Não tenho o talento de Spielberg ou Polanski”
O lendário realizador fala da recuperação do seu mais famoso flop, O Padrinho – Parte III, com uma nova versão – e sobre um épico de ficção científica de há 30 anos que está já na forja.
Numa altura em que é imperativo ficar em casa, estas são as séries para ficar preso ao sofá – pelo menos até à hora de ir votar.
A estreia de 007: Sem Tempo Para Morrer foi adiada pela terceira vez, agora para abril de 2021. Já se sabe que Daniel Craig quer deixar o papel de James Bond, mas quem será o seu sucessor?
Em confinamento, não há melhor desculpa para aproveitar e ver os filmes do momento, e descontrair nas horas em que o pode fazer. Há mil razões para ficar em casa, mas também lhe mostramos os títulos que vai querer ver no grande ecrã.
Segundo um novo livro, o charme e o talento magnéticos do cantor atraíram Joni Mitchell, entre muitas outras mulheres – e foram elas que inspiraram as melhores canções de Cohen. por james hall