LISBON by DESIGN: para os apreciadores de artesanato
A feira de design contemporâneo e artesanato português está de regresso para a sua quinta edição. Entre os dias 22 e 25 de maio, o Palacete Gomes Freire abre novamente portas à criatividade e à arte ao mais alto nível.

LISBON by DESIGN está de volta para uma quinta edição. O evento de design contemporâneo e artesanato português, regressa ao Palacete Gomes Freire, no coração de Lisboa, entre os dias 22 e 25 de maio, para apresentar uma seleção de 28 designers e artesãos. O objetivo mantém-se: celebrar o melhor da criatividade portuguesa no panorama internacional.

Atraindo mais de 3000 visitantes todos os anos, incluindo diversos colecionadores e profissionais da indústria vindos dos EUA, França, Bélgica e Alemanha, é hoje descrito como mais do que uma feira. LISBON by DESIGN é uma plataforma para descobrir novos talentos, promover colaborações e abrir caminhos para novas oportunidades no setor. Desde a primeira edição, tem dado boas-vindas a várias figuras de renome do mundo do design contemporâneo, como é exemplo o designer francês Noé Duchaufour-Lawrance, as artistas portuguesas Bela Silva e Vanessa Barragão, e o designer Mircea Anghel, entre muitos outros.

Neste evento, poderá encontrar diversas criações feitas em exclusivo para a feira, que vão desde mobiliário a peças de decoração, exploradas através de diversos materiais e técnicas como a madeira, metal, têxteis, cortiça e vidro. Cada uma concebida com recursos naturais em respeito ao património artesanal português.
Entre as diversas propostas que poderão ser vistas no evento, um destaque desta edição é a exposição experimental que irá explorar a arte de sentar, protagonizada por Sam Baron em colaboração com a marca portuguesa de mobiliário De La Espada. Para além de uma coleção exclusiva de mobiliário apresentada pela Burel Factory, marca portuguesa e produtora de lã burel, e em parceria com a produtora de cortiça Blackcork. Na direção criativa deste projeto estão os nomes de Rui Tomás e Toni Grilo. Já o Jardim do Palacete recebe uma coleção-cápsula especial de bancos e mobiliário de exterior da marca belga OMARCITY World.

A experiência não acaba por aqui e, ao longo dos dias, serão igualmente apresentadas diversas talks sobre o tema "sustentabilidade no design". Entre os oradores, poderemos encontrar Rosana Sousa, que irá falar sobre práticas sustentáveis de design com a sua mais recente coleção de cadeiras e bancos desenhadas com madeira recuperada de nogueira e carvalho. Pela segunda vez, será novamente entregue o Prémio Morgado do Quintão - Lisbon by Design Sustainable Design Award, patrocinado por Morgado Quintão, uma quinta Algarvia com produção vitivinícola biológica.

"Celebrando a sua 5.ª edição, a LISBON by DESIGN continua a evoluir como plataforma para a inovação e sustentabilidade. Este ano, a curadoria destaca designers e artesãos que abraçam a produção ética, materiais circulares e um artesanato responsável. Mais do que nunca, esta edição reafirma o nosso compromisso em moldar o futuro do artesanato português enquanto continuamos a elevar talentos notáveis no panorama internacional", afirma Julie de Halleux, fundadora e curadora da feira.
Nascida na Bélgica, Julie mudou-se para Lisboa em 2013. É apaixonada por artes e ofícios. Foi depois de começar a investir em mobiliário que lhe surgiu a vontade de se dedicar a renovar projetos. Começou a explorar o mundo de artistas e artesãos em Portugal e decide, em 2021, lançar a LISBON by DESIGN.

A 5ª Edição está pronta para começar. Nos dias 22 e 23, quinta e sexta-feira respetivamente, a feira estará aberta ao público entre as 16h e as 21h. Já para sábado e domingo, dias 24 e 25, o horário está marcado das 10h às 18h. Cada dia tem um valor de €10 à entrada.
Povos antípodas em diálogo artístico no Palácio Cadaval
No Palácio Duques de Cadaval, em Évora, há uma exposição que cruza as mundividências artísticas de artistas marroquinos e aborígenes da Austrália. Intitula-se Insiders/Outsiders, pode ser visitada ate 26 de Outubro, e demonstra como a arte é uma linguagem com o poder de encurtar distâncias.
Cordoaria Nacional volta a receber encontro de artes e antiguidades
De 9 a 17 de maio, o espaço emblemático volta a abrir portas à Lisbon Art and Antiques Fair, que celebra a sua 22ª edição com 35 expositores, além da estreia do artista português Pedro Calapez, numa feira que cruza séculos de arte e antiguidades.
Palm Heights x H&M HOME: uma coleção que traz o verão para dentro de casa
A marca sueca acaba de anunciar uma coleção em colaboração com o Palm Heights. Este hotel de luxo, caracterizado pela sua localização na ilha Grande Caimão, junta-se à H&M para complementar o melhor do verão: toalhas de praia, castiçais, jogos de praia, e muito mais.
#POPtrait. Os retratos de Maísa Champalimaud
A artista plástica luso-brasileira vai inaugurar a sua nova exposição da Galeria Óriq, no próximo dia 8 de maio. A "Must" esteve no atelier da pintora para uma conversa sobre arte, inspiração e como ultrapassar o terror de tela em branco, e aproveitou para espreitar algumas das suas obras.
“Já tão longe”, uma exposição entre o que está por vir e o que já foi
De 27 de maio a 26 de julho, a artista Bela Silva inaugura mais uma coleção de obras de arte que refletem sobre espaços de transição e estados de impermanência. O Tivoli Avenida da Liberdade foi o local escolhido para apresentar estas peças que entram agora como a segunda exposição do calendário de 2025 do hotel lisboeta.
Exposição. Rodney Smith e a alquimia do otimismo
Até 25 de maio, está patente no Centro Cultural de Cascais uma retrospectiva inédita que reúne mais de 100 imagens deste fotógrafo norte-americano. Com um pé no surrealismo e outro na busca pela beleza divina, Smith foi, acima de tudo, um otimista. E isso nota-se.
Exposição. O design sóbrio, minimalista e funcional dos Shakers
Os seguidores de uma seita protestante do século XVIII, desenvolveram um estilo de arquitetura e criaram mobiliário e objetos domésticos – peças muito valorizadas pela sua simplicidade radical. Uma exposição para ver este verão no Vitra Design Museum, na Alemanha.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.