Estilo / Moda

Dior Gravity. O peso da sofisticação

A nova coleção de Kim Jones celebra o savoir-faire da maison francesa e a Must teve acesso a imagens que mostram os passos da confeção da mochila Dior Gravity.

Foto: FEDERICA LIVIA GIANGREGORIO
05 de dezembro de 2024 | Safiya Ayoob

Poucas casas de moda conseguem ser associadas a uma cor tão intrinsecamente quanto a Dior é ao cinzento. Desde a sua fundação, a maison francesa elevou esta tonalidade, especialmente o cinzento Trianon e o cinzento Montaigne, a símbolos de sofisticação e elegância. Este fascínio por tons neutros remonta à infância de Monsieur Dior, que encontrou inspiração na sua casa em Granville, decorada com rosa e cinzento. Para ele, o cinzento era prático, versátil e uma escolha perfeita para materiais nobres como a lã e o tweed. Hoje, essa herança cromática continua a ser uma assinatura da marca, com cada nova coleção reinterpretando o cinzento de forma inovadora.

 Gravação Dior Gravity em pele com relevo.
Gravação Dior Gravity em pele com relevo. Foto: FEDERICA LIVIA GIANGREGORIO

Kim Jones, à frente da Dior Homme desde 2018, trouxe uma nova abordagem a esta tradição, adicionando um toque contemporâneo ao legado da maison. Em entrevista ao System Magazine, Jones afirmou querer tornar a Dior "mais relaxada e sensível à fabricação". Essa visão materializa-se de forma exemplar na coleção masculina Dior Fall 2024, com a introdução da linha de malas Dior Gravity.

A aplicação manual do efeito gradiente em couro Dior Gravity.
A aplicação manual do efeito gradiente em couro Dior Gravity. Foto: FEDERICA LIVIA GIANGREGORIO

A Dior Gravity destaca-se pelo seu conceito inovador, no qual o gradiente é o protagonista. A coleção apresenta o icónico motivo Dior Oblique em duas versões: a escala original para pequenos artigos de couro e uma versão maxi para malas maiores. Os tons de bege, preto e caqui são usados em designs emblemáticos, mas é o cinzento que rouba a cena.

Tingimento manual da borda da mochila Hit The Road.
Tingimento manual da borda da mochila Hit The Road. Foto: FEDERICA LIVIA GIANGREGORIO

O verdadeiro diferencial da Dior Gravity está na sua técnica de produção. Através de uma gravação que utiliza a ação da gravidade, o couro adquire uma textura granulada e flexível, evidenciando o savoir-faire artesanal da maison. Este processo envolve uma pulverização manual de pigmentos que cria gradientes subtis e sombreados, resultando numa paleta de cinzentos única e fascinante.

Costura à mão da mochila Dior Hit The Road.
Costura à mão da mochila Dior Hit The Road. Foto: FEDERICA LIVIA GIANGREGORIO

Cada peça é meticulosamente trabalhada por artesãos que cortam, montam e costuram cada elemento com precisão e atenção ao detalhe. O resultado são malas que não só celebram a tradição da Dior, mas também demonstram um domínio técnico e uma inovação artística incomparáveis. A Dior Gravity é mais do que uma coleção de malas; é uma homenagem à herança da maison e ao futuro do design de luxo.

As malas em pele Gradient Dior Gravity, fruto do savoir-faire de Christian Dior.
As malas em pele Gradient Dior Gravity, fruto do savoir-faire de Christian Dior. Foto: FEDERICA LIVIA GIANGREGORIO
Saiba mais Estilo, Moda, Dior, Dior Homme, Coleção, Dior Gravity, Estampado, Cinzento, Maison Francesa, Dior Oblique, Gradiente, Gravação
Relacionadas
Mais Lidas
Moda Rosa. 20 peças que surpreendem na nova estação

Controversa na medida certa, a tonalidade mais doce da paleta cromática quebra ideias pré-concebidas ao pintar todas as peças, e vestir todos os estilos, com máxima atitude. Em look total, ou em apontamentos, a liberdade é tendência.