Estilo / Beleza & Bem-Estar

Óleo de alecrim, a salvação para a queda de cabelo?

Este elixir tem surgido como um remédio improvável para o crescimento do cabelo. No TikTok, encontrará um clube de fãs do óleo a proclamar os seus poderes: faz crescer as pontas, engrossa o cabelo e alonga as madeixas.

Foto: Getty Images
31 de outubro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Se tiver redes sociais, mais concretamente o Instagram ou o TikTok, já se deve ter deparado com LifeasZeph - a página de um tiktoker seguido por mais de 600 mil pessoas. Zeph, tal como muitos homens, estava a perder o cabelo, mas não estava pronto para admitir a derrota. Decidiu então documentar a sua jornada na rede social, demonstrando os vários tratamentos que realizou sozinho. O alecrim foi um dos produtos utilizados, mas Zeph não foi o único a elogiar esta planta. 

@lifeaszeph Time flies #hair #hairtransformation ? vampire - Olivia Rodrigo

Antes de avançarmos é importante percebermos o que é o óleo de alecrim. Derivado da planta alecrim, é extraído das folhas e das flores através de um processo conhecido como destilação a vapor. Durante milhares e milhares de anos, esta planta tem sido utilizada em remédios naturais à base de ervas em países mediterrânicos como Marrocos e Tunísia.

Conhecido também pelo fornecimento de brilho e força que dá aos cabelos, o alecrim apresenta "propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras", como foi descoberto num artigo de 2020 do Iranian Journal of Basic Medical Sciences. Resumidamente, o que esta designação signifca, é que esta erva ajuda a reduzir a caspa, a irritação e a comichão.

Agora, como é que o óleo de alecrim impulsiona o crescimento capilar? Segundo um estudo de 2015, este óleo parece ser tão eficaz na promoção do crescimento capilar quanto certos produtos disponíveis sem receita médica. Outras investigações, incluindo um estudo realizado pela Universidade Estadual de São Paulo, revelaram que o óleo de alecrim possui propriedades naturais capazes de eliminar fungos e bactérias. Portanto, se a perda de cabelo está relacionada a uma infeção ou a um couro cabeludo em condições desfavoráveis, existem, de facto, vantagens a considerar.

A questão central é, será que esta erva tem um papel genuíno no estímulo do crescimento do cabelo? Segundo Taylor Rose, tricologista e fundadora do The Healthy Hair, a resposta é um claro "sim". Num artigo da GQ inglesa, Rose enfatizou a eficácia do óleo de alecrim, sobretudo no tratamento da queda de cabelo reacional. A especialista mantém uma presença no TikTok, onde partilha dicas sobre como cultivar cabelo mais espesso e volumoso com remédios naturais. Num vídeo publicado no ano passado, revelou como conseguiu recuperar a densidade da sua linha capilar enfraquecida em apenas três meses, graças a um spray caseiro de alecrim e menta.

Apesar das boas coisas, alguns especialistas ainda não estão convencidos. Zoë Passam, tricologista consultora da Philip Kingsley, afirma "a minha principal preocupação é que as pessoas sigam estas tendências quando estariam mais bem servidas se descobrissem a razão da sua queda de cabelo. Alguns tipos de queda de cabelo são progressivos, por isso, procurar aconselhamento adequado numa fase inicial é suscetível de conduzir a melhores resultados". Tiffany Hall, uma tricologista que gere duas clínicas de apoio a quem está a sofrer de queda de cabelo, aumenta, "embora existam algumas pesquisas por aí que têm visto alguns bons resultados no que diz respeito ao crescimento do cabelo, a ciência ainda não está totalmente concluída e muitos outros factores podem ter contribuído para isso."

Saiba mais Cabelo, Alecrim, Plantas, TikTok, Crescimento, Queda de cabelo
Relacionadas

Por que é que os homens passam tanto tempo na casa de banho?

De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um terço dos homens britânicos confessa fechar-se na casa de banho para “escapar” à família. “Todos precisamos de um pouco de tempo a sós — para fazer um balanço ou desligar completamente”, alegam.

Combater o envelhecimento com efeito antigravidade

Os cientistas dos laboratórios Shiseido descobriram que o corpo humano tem um sistema antigravidade que mantém a pele firme e tonificada. Um simpático efeito colateral de um mecanismo cujo propósito essencial é arrepiar pelos.

L'OBJET e Oficina Marques criam edição limitada de velas

A L'OBJET, renomada marca de luxo especializada em design de objetos de interiores e fragrâncias, anunciou a colaboração com a Oficina Marques, um estúdio multidisciplinar de Arte e Design de Portugal. Juntos, eles deram vida a uma coleção única de 20 velas, intitulada "Botânica".

O que acontece ao corpo quando deixamos de beber álcool

A abstenção de bebidas alcóolicas não é sentida da mesma maneira por toda a gente, pois irá depender do consumo regular de cada indivíduo. Mas para quem bebeu mais do que devia nos últimos tempos, saiba que o Dry January tem de facto efeitos muito positivos no organismo, da regeneração do fígado à capacidade de concentração.

Mais Lidas
Beleza & Bem-Estar O que os homens não entendem nas mulheres

Para os homens, é roxo. Para as mulheres, também. Mas pode ainda ser lilás, magenta, lavanda, beringela… Este é apenas um exemplo subtil de como algo aparentemente simples pode ser entendido de formas diferentes – e dar azo a discussão. Voámos de Vénus a Marte para saber o que é que eles não conseguem perceber sobre elas. E, pelo caminho, ficámos com vontade de sussurrar: “You know nothing, Jon Snow.”