Estilo / Beleza & Bem-Estar

Conheça os ingredientes do futuro da cosmética

Quais são as novas propriedades que estão a ser usadas na cosmética e que podem fazer a diferença? Estas são as tendências que os aficionados do mundo da beleza – e todos os outros – têm de conhecer.

04 de outubro de 2020 | Rita Silva Avelar
PUB

Um mundo difícil de acompanhar – já que quase todos os dias surgem novas marcas, produtos e invenções – o universo da beleza e da cosmética é um dos mais inovadores do momento. A cada minuto se descobrem novos ingredientes que se dizem milagrosos para a pele, para o cabelo, para a saúde. Eis algumas das mais surpreendentes descobertas dos últimos anos e que são tendência em 2020.

Moringa, para dar brilho

A moringa é uma planta medicinal que tem origem numa árvore nativa da Índia. Usado na beleza em forma de óleo, é um ingrediente rico em vitamina E, ácido oleico e antioxidantes, que deixa a superfície da pele nutrida e luminosa ao mesmo equilibrada.

PUB

Ácido azelaico, para suavizar

O ácido azelaico uma substância natural produzida pelo fungo Malassezia furfur, extraída de produtos como grãos integrais e também produzida por microorganismos que vivem naturalmente na pele. É usado para tratamento de problemas de pele como acne, melasma, rosácea e em alguns casos de psoríase. Produtos que tenham este ingrediente por base refinam a superfície da pele, ao mesmo tempo que reduzem as marcas.

Esqualano, para hidratar

PUB

Se precisa de uma boa dose de hidratação, este é o ingrediente que deve procurar nos rótulos dos produtos de beleza. O esqualano é um hidrocarboneto derivado da hidrogenação do esqualeno. Como os níveis de sebo têm tendência a diminuir naturalmente com a idade; o esqualano mantém a superfície da pele macia, evitando rugas e reduzindo a híper pigmentação, enquanto protege contra danos causados ??pelos raios ultravioleta. 

Bakuchiol, para apaziguar

Oriundo das sementes e folhas da planta babchi, oriunda da Ásia Oriental, o bakuchiol tem sido utilizado na medicina ayurvédica e tornou-se numa das novas tendências no mundo da beleza. Tem sido apontado como uma alternativa ao retinol, não pela mesma composição (porque o bakuchiol é natural) mas por conferir os mesmos efeitos à pele. Suaviza as linhas finas do rosto, reduz a hiperpigmentação e não irrita a pele. 

PUB

Cobre, contra o stress

Se a prata já é popular nos cuidados de pele, por causa das suas propriedades antibacterianas, o cobre passou a ser conhecido por dar brilho à mesma. Tornou-se numa tendência à medida que vários estudos descobriram que os peptídios de cobre são um brilhante antioxidante e anti-inflamatório contra a poluição e o stress. Também evita danos ao ADN da pele, tornando-o um óptimo ingrediente antienvelhecimento. 

PUB

Resveratrol, para combater a poluição

Retirado das uvas vermelhas, amendoins, amoras e cranberries, o resveratrol - um poderoso antioxidante - trabalha para se defender de agressores de radicais livres, como poluição e raios ultravioleta. Os resultados incluem a redução da pele seca, bem como a prevenção do envelhecimento prematuro da mesma. 
PUB