Viver

Um restaurante português entre os 50 melhores do mundo

A aguardada lista do The World's 50 Best Restaurants foi revelada na noite de 5 de junho, numa cerimónia no Wynn, em Las Vegas. O momento reuniu os mais prestigiados chefes de cozinha do mundo, bem como grandes nomes da indústria hoteleira.

Foto: @belcanto_joseavillez
06 de junho de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rosário Mello e Castro
Na 22ª edição da lista que abrange 26 territórios e cinco continentes, o restaurante Belcanto, de José Avillez, em Lisboa, alcançou a 31ª posição, reafirmando-se como um dos expoentes máximos da cozinha portuguesa. Apesar de ter descido do 25º lugar, alcançado no ano passado, continua a ser um marco significativo no panorama gastronómico mundial, distinguido também com duas estrelas Michelin.

O Belcanto tem tido uma trajetória notável na lista dos 50 melhores do mundo, tendo entrado para o 42º lugar em 2019, mantido essa posição em 2021, e subido para o 25º lugar em 2022. Este reconhecimento contínuo reflete a dedicação e inovação de José Avillez, cuja cozinha é uma celebração da tradição portuguesa com um toque contemporâneo e criativo. Nas próprias palavras do chef: "Este reconhecimento é importante para o Belcanto, mas também para Lisboa e para Portugal, porque contribui para a divulgação da cozinha portuguesa em todo o mundo e reforça o valor do nosso país enquanto destino gastronómico e turístico. É com orgulho que representamos Portugal nesta prestigiada lista há vários anos," disse em comunicado.  

O restaurante de José Avillez abriu em 2012 e, nesse mesmo ano, foi galardoado com uma estrela Michelin. Mais tarde, em 2014, conquistou a segunda estrela Michelin , sendo que em 2019, como parte da sua evolução, o Belcanto mudou-se para um novo espaço, mais amplo, adjacente ao original, mantendo a proximidade com o Largo de São Carlos e a localização privilegiada. Num ambiente único, repleto de detalhes, o chef apresenta uma cozinha portuguesa contemporânea, proporcionando uma viagem gastronómica única.

No topo da lista de 2024, o restaurante Disfrutar, em Barcelona, foi coroado como o melhor do mundo. Completando o pódio, o Asador Etxebarri, em Atxondo, Espanha, ficou em segundo lugar, e o Table by Bruno Verjus, em Paris, em terceiro. Outros restaurantes no top 10 incluem Diverxo, em Madrid, em quarto lugar, e Maido, em Lima, que ocupa a quinta posição. A lista continua com Atomix, em Nova Iorque, no sexto lugar, Quintonil, na Cidade do México, em sétimo, Alchemist, em Copenhaga, em oitavo, Gaggan, em Banguecoque, em nono, e Don Julio, em Buenos Aires, que fecha o top 10.

A lista dos The World's 50 Best Restaurants é uma celebração anual da culinária global com o objetivo de destacar os restaurantes mais inovadores e influentes do mundo. A presença do Belcanto na lista dos 50 melhores restaurantes é um orgulho para Portugal, evidenciando a qualidade e criatividade da gastronomia nacional
Saiba mais Viver, Gastronomia, Lisboa, Belcanto, José Avillez, The World's 50 Best Restaurants, las Vegas, Prémio, Chef, Cozinha
Relacionadas

Arnold Schwarzenegger: "Chamei a este livro 'Faz-te Útil' porque é esse o melhor conselho que o meu pai me deu"

Após deixar o cargo de Governador da Califórnia em 2011, o ator austro-americano enfrentou um impasse difícil de superar. No entanto, após uma profunda reflexão, decidiu que o seu tempo não terminava ali; ainda tinha muito por realizar. Neste livro, revela as "7 Regras para a Vida" como uma forma de ajudar aqueles que se encontram num caminho onde a luz ainda parece distante. A Must teve acesso ao excerto "Olhar para o Espelho", que pertence ao primeiro capítulo.

Mais Lidas
Viver E se Lisboa fosse uma cadeira?

O designer japonês Keiji Takeuchi criou uma cadeira reclinada, pensada para aproveitar o verão da melhor forma, e decidiu chamar-lhe Lisboa. E embora o sossego, por estes lados, não seja muito, varandas soalheiras, mesmo a pedir uma "lounge chair", é o que não falta.