O telemóvel "ouve" mesmo o que dizemos, mas há forma de o travar
Um estudo de uma empresa inglesa descobriu que a opção "aceder ao microfone" pode estar a fazer com que lhe apareçam anúncios publicitários aparentemente personalizados.

Durante muito tempo, a suspeita foi considerada uma quase paranóia do utilizador: com frequência, e depois de conversarmos com alguém sobre um determinado assunto, apareciam alusões ao mesmo, fosse uma marca ou um destino, nasredes sociais ou nos anúncios publicitários dos browsers. Agora, sabe-se que é mesmo verdade,os smartphones escutam mesmo aquilo que dizemos.
De acordo com a empresa inglesa NordVPN (fornecedora de serviços ligados a redes virtuais privadas), as empresas estão a utilizar um tipo de monitorização de dados chamado "rastreio cruzado ultra-sónico", o que faz com que se criem autênticas bases de dados sobre os gostos de cada pessoa.
Este tipo de monotorização "ouve" o ruído de fundo e transforma-o, de certa maneira, em anúncios personalizados. De acordo com a NordVPN, este método de rastreio pode estar associado às definições "ocultas" de determinas aplicações móveis, seja em Android ou iOS - isto verifica-se quase sempre quando, pela primeira vez a utilizar uma aplicação, esta lhe pede para aceder à câmara e ao microfone.
O estudo levado a cabo pela NordVPN descobriu, assim, que quase metade dos britânicos (45%) afirmam "ter visto um anúncio de algo a aparecer nos seus telefones pouco depois de falarem sobre isso ou de o verem na televisão, sem nunca o procurarem eles próprios online." 62% dos consumidores disseram que não faziam ideia de como evitar isto e mais uma em cada oito pessoas disse que os anúncios os "assustavam", de acordo com os dados mais específicos sobre o estudo, dados pelo The Mirror.
Adrianus Warmenhoven, de NordVPN, disse: "Embora seja impossível parar os faróis ultra-sónicos de funcionar, pode reduzir a possibilidade de o seu smartphone os ouvir, limitando simplesmente as permissões desnecessárias que concedeu às aplicações no seu dispositivo".
Para alterar as permissões que as aplicações têm, pode ir ao menu de definições do seu telefone e procurar uma opção de 'privacidade'. Aqui deverá poder ver quais as aplicações que têm acesso ao seu microfone e limitá-lo quando necessário.
Já chegaram os novos Xiaomi 13 e 13 Pro, e contam com a ajuda da Leica para tirar fotografias
Lentes Xpto, o maior sensor dentro de um telemóvel, carregamentos WARP e materiais cerâmicos. Há muito para gostar nos novos smartphones da Xiaomi, a começar pela colaboração com a Leica.
Salas de espera secretas em aeroportos a que poucas carteiras podem chegar
Bem-vindos ao mundo mimado das salas de espera VIP, apetrechadas com bicicletas estáticas de última geração, chefs com estrelas Michelin e obras originais de Warhol.
Esta bebida comum ajuda a prevenir pedras nos rins, avança estudo
Os resultados sugerem que basta beber uma chávena e meia por dia deste líquido para reduzir em 40% a probabilidade de desenvolver a condição médica.
Um futuro sem e-mails de trabalho?
Executivos viram-se para as redes sociais com receio de que o pessoal mais jovem já não verifique o correio eletrónico. E isso pode mudar o mundo do trabalho para sempre.
O que tem em comum Bill Gates, Jeff Bezos e Steve Jobs? Além de avultadas fortunas, partilham hábitos financeiros semelhantes.
Os cientistas descobriram o número mágico por uma boa causa: previnir o cancro de próstata.
Perder peso a caminhar é uma missão possível e bastante recomendável. Mostramos como atingir o objetivo.
De bebidas para desportistas a direitos de transmissão, os diversos investimentos do jogador do FC Barcelona parecem não ter fim.