Uma viagem até à Índia sem sair de Lisboa, com o Gunpowder
A proposta chama-se India Club — uma série de jantares, cada um dedicado a uma localidade diferente da Índia. Tem data marcada para 28 de maio e continua até ao final de setembro, passando por Goa, Kerala, Punjab, Bombaim e Vrindavan.

Uma viagem gastronómica até à Índia, sem sair de Portugal? A resposta esta no restaurante Gunpowder. O evento chama-se India Club e será composto por uma série de jantares temáticos que apresentam sabores de diferentes regiões da Índia. O evento tem data marcada já para dia 28 de maio e irá acontecer todas as últimas quartas-feiras do mês, até ao final de Setembro.
Assim, a equipa do restaurante selecionou algumas das localidades indianas mais fortes a nível gastronómico para dedicar-lhes um jantar. A primeira paragem escolhida foi Goa, dia 28 de maio, seguida de Kerala, no dia 25 de junho, Punjab, dia 30 de julho, Bombaim, a 27 de agosto, e Vrindavan, para o dia 24 de setembro. "Goa é mágica. Um sítio onde a comida é suave e quente ao mesmo tempo. Há algo para todos, sejam simplesmente peixes grelhados com manteiga de alho, sejam os sabores mais fortes dos festins de Malvani e Konkani", diz o fundador do Gunpowder.

O menu, desenhado pelo chef Nirmal Save, será composto por pequenas porções, e cada jantar terá uma carta de seis pratos fixos. Para iniciar a viagem, serão servidos uns rissóis de camarão e jaca, cozinhados em molho de queijo e enrolados em massa frita crocante. De seguida, terá pão macio com chouriço goês, confecionado em cebola caramelizada e vinagre. Para prato principal, a carta conta com Frango à Cafreal, ou seja, frango do campo marinado em malagueta verde, ervas e garam masala cafreal. A ementa continua com um corneto de mousse de atum e o pulao de marisco Konkani, um parto muito típico da costa oeste da índia, constituído por arroz cozinhado em caldo de marisco e coco, finalizado com marisco temperado com alho.
Para finalizar a refeição, não podia faltar a sobremesa. O menu terá uma reinterpretação da "rainha das sobremesas goesas", a Bebinca, aqui numa versão de Macaron de coco e bebinca. Uma sobremesa servida em camadas de coco e apresentada num macaron de mousse de chocolate branco.

A ideia do Gunpowder surgiu inicialmente em Londres, fundado em 2015 por Harneet Baweja. Chegou a Portugal uns anos mais tarde, em novembro de 2022, onde abriu portas no Chiado, em Lisboa. O seu objetivo principal é trazer um novo olhar sobre a comida indiana e desmistificar os preconceitos ligados a esta gastronomia, sem medo de realçar o sabor forte das especiarias cozinhadas com produtos portugueses.

Cada jantar tem um preço fixo de 28€ por pessoa e é igualmente possível acompanhá-lo com um Cocktail Goa Style Daiquiri por €12 ou com um copo de espumante Gunpowder, produzido na Bairrada. O restaurante, localizado na Rua Nova da Trindade, começará a servir a partir das 18h e dá-lhe a possibilidade de usufruir desta experiência tanto no interior como na esplanada.
Um restaurante para se perceber Davvero o que é a cozinha italiana
O Davvero, no Sublime Lisboa, é um convite irrecusável para dar um giro por Itália, começando por um Bellini e terminando com um tiramisu- como deve ser.
Um serão bem passado no Palácio do Governador
É neste luxuoso boutique hotel em Lisboa, reconstruído no local da casa do antigo governador da Torre de Belém, que fica o Po Tat. Um restaurante com um nome inusitado que celebra o espírito dos navegadores com uma culinária de inspiração portuguesa e pan-asiática.
A nova carta do The Yeatman presta homenagem às típicas marisqueiras e churrasqueiras portuguesas
Uma cozinha de imaginação, assente na qualidade, diversidade e frescura dos produtos, é o ponto de partida de “Colheita”, que coloca ingredientes como o leitão, o bacalhau, a santola e o salmonete em evidência. O renovado menu de degustação, com assinatura do chef Ricardo Costa, vai estar disponível até ao final do ano no restaurante com duas estrelas Michelin.
Feitoria é o melhor restaurante português nos Top Restaurants Europe
O Feitoria Restaurante & Wine Bar, do chef André Cruz, subiu hoje 28 posições no ranking de melhores restaurantes europeus e conquista a 129ª posição na lista de 2025. É agora considerado um dos melhores restaurantes do país e reforça a gastronomia portuguesa pelo mundo fora.
Quinta da Atela prepara jantar vínico no Estádio da Luz
O restaurante LUZ by Chakall prepara-se para receber, a 14 de maio, um jantar vínico com assinatura da Quinta da Atela, que se dirige diretamente do Rio Tejo até Benfica para uma noite onde os grandes vinhos se encontram com a alta cozinha.
“12 Chefs 12 Meses” de volta ao Kampo
O restaurante do chef Júlio Pereira volta a dar vida à iniciativa que junta uma dúzia de protagonistas da gastronomia nacional e internacional. O primeiro convidado especial é o chef polaco Grzegorz Lapanowski, já a 31 de maio. O almoço a quatro mãos vai por o terroir madeirense no centro do prato.
10ª edição do ÉvoraWine terá mais de 300 vinhos em prova
Este ano, a organização espera alcançar um recorde de adesão de mais de 10 mil visitantes. Além das centenas de referências em prova, haverá petiscos, showcookings e música ao vivo.
Depois do Alentejo, Priorat e Mosel, chegou a vez da Toscânia se juntar à constelação vínica criada por Cláudio Martins. O novo vinho chama-se Neptune Code 0.6 e nasceu nas vinhas muito velhas do carismático produtor Bibi Graetz, colheita de 2015. Custa 1.100 euros e 25% da produção já estava alocada antes da apresentação.
A primeira vindima do Aeternus foi em 2017, ano da morte de Américo Amorim – e desde então apenas foram lançadas as colheitas de 2019 e, já este ano, de 2022. É um vinho raro, o mais especial da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, e promete continuar a dar prazer por muitos e muitos anos.
A Mesa do Centro de Arte Moderna vai transformar-se, durante uma noite, numa verdadeira galeria de arte à mesa.
Neste mês de calor, os rosés do Douro e do Alentejo são bem-vindos. Juntam-se três brancos, um deles feito a partir de uvas tintas.