Prazeres / Sabores

Uma viagem até à Índia sem sair de Lisboa, com o Gunpowder

A proposta chama-se India Club — uma série de jantares, cada um dedicado a uma localidade diferente da Índia. Tem data marcada para 28 de maio e continua até ao final de setembro, passando por Goa, Kerala, Punjab, Bombaim e Vrindavan.

Foto: Luís Ferraz
16 de maio de 2025 | Inês Henriques / Com Rosário Mello e Castro

Uma viagem gastronómica até à Índia, sem sair de Portugal? A resposta esta no restaurante Gunpowder. O evento chama-se India Club e será composto por uma série de jantares temáticos que apresentam sabores de diferentes regiões da Índia. O evento tem data marcada já para dia 28 de maio e irá acontecer todas as últimas quartas-feiras do mês, até ao final de Setembro.

Assim, a equipa do restaurante selecionou algumas das localidades indianas mais fortes a nível gastronómico para dedicar-lhes um jantar. A primeira paragem escolhida foi Goa, dia 28 de maio, seguida de Kerala, no dia 25 de junho, Punjab, dia 30 de julho, Bombaim, a 27 de agosto, e Vrindavan, para o dia 24 de setembro. "Goa é mágica. Um sítio onde a comida é suave e quente ao mesmo tempo. Há algo para todos, sejam simplesmente peixes grelhados com manteiga de alho, sejam os sabores mais fortes dos festins de Malvani e Konkani", diz o fundador do Gunpowder.

Índia Club, no Gunpowder.
Índia Club, no Gunpowder. Foto: Gunpowder

O menu, desenhado pelo chef Nirmal Save, será composto por pequenas porções, e cada jantar terá uma carta de seis pratos fixos. Para iniciar a viagem, serão servidos uns rissóis de camarão e jaca, cozinhados em molho de queijo e enrolados em massa frita crocante. De seguida, terá pão macio com chouriço goês, confecionado em cebola caramelizada e vinagre. Para prato principal, a carta conta com Frango à Cafreal, ou seja, frango do campo marinado em malagueta verde, ervas e garam masala cafreal. A ementa continua com um corneto de mousse de atum e o pulao de marisco Konkani, um parto muito típico da costa oeste da índia, constituído por arroz cozinhado em caldo de marisco e coco, finalizado com marisco temperado com alho.

Para finalizar a refeição, não podia faltar a sobremesa. O menu terá uma reinterpretação da "rainha das sobremesas goesas", a Bebinca, aqui numa versão de Macaron de coco e bebinca. Uma sobremesa servida em camadas de coco e apresentada num macaron de mousse de chocolate branco.

Alguns dos pratos do Gunpowder.
Alguns dos pratos do Gunpowder. Foto: Luís Ferraz

A ideia do Gunpowder surgiu inicialmente em Londres, fundado em 2015 por Harneet Baweja. Chegou a Portugal uns anos mais tarde, em novembro de 2022, onde abriu portas no Chiado, em Lisboa. O seu objetivo principal é trazer um novo olhar sobre a comida indiana e desmistificar os preconceitos ligados a esta gastronomia, sem medo de realçar o sabor forte das especiarias cozinhadas com produtos portugueses.

Restaurante Gunpowder.
Restaurante Gunpowder. Foto: Luís Ferraz

Cada jantar tem um preço fixo de 28€ por pessoa e é igualmente possível acompanhá-lo com um Cocktail Goa Style Daiquiri por €12 ou com um copo de espumante Gunpowder, produzido na Bairrada. O restaurante, localizado na Rua Nova da Trindade, começará a servir a partir das 18h e dá-lhe a possibilidade de usufruir desta experiência tanto no interior como na esplanada. 

Saiba mais Prazeres, Sabores, Experiências, Lisboa, Índia, Gastronomia indiana, Sabores, Gunpowder, Índia Club, Viagem gastronómica, Maio, Goa, Kerala, Punjab, Bombaim, Vrindavan, Jantares
Relacionadas

Um serão bem passado no Palácio do Governador

É neste luxuoso boutique hotel em Lisboa, reconstruído no local da casa do antigo governador da Torre de Belém, que fica o Po Tat. Um restaurante com um nome inusitado que celebra o espírito dos navegadores com uma culinária de inspiração portuguesa e pan-asiática.

Feitoria é o melhor restaurante português nos Top Restaurants Europe

O Feitoria Restaurante & Wine Bar, do chef André Cruz, subiu hoje 28 posições no ranking de melhores restaurantes europeus e conquista a 129ª posição na lista de 2025. É agora considerado um dos melhores restaurantes do país e reforça a gastronomia portuguesa pelo mundo fora.

Quinta da Atela prepara jantar vínico no Estádio da Luz

O restaurante LUZ by Chakall prepara-se para receber, a 14 de maio, um jantar vínico com assinatura da Quinta da Atela, que se dirige diretamente do Rio Tejo até Benfica para uma noite onde os grandes vinhos se encontram com a alta cozinha.

“12 Chefs 12 Meses” de volta ao Kampo

O restaurante do chef Júlio Pereira volta a dar vida à iniciativa que junta uma dúzia de protagonistas da gastronomia nacional e internacional. O primeiro convidado especial é o chef polaco Grzegorz Lapanowski, já a 31 de maio. O almoço a quatro mãos vai por o terroir madeirense no centro do prato.

Mais Lidas
Sabores O novo "vinho do Outro Mundo" é italiano e custa 1.100 euros

Depois do Alentejo, Priorat e Mosel, chegou a vez da Toscânia se juntar à constelação vínica criada por Cláudio Martins. O novo vinho chama-se Neptune Code 0.6 e nasceu nas vinhas muito velhas do carismático produtor Bibi Graetz, colheita de 2015. Custa 1.100 euros e 25% da produção já estava alocada antes da apresentação.

Sabores O vinho que Américo Amorim sonhou (e a filha criou)

A primeira vindima do Aeternus foi em 2017, ano da morte de Américo Amorim – e desde então apenas foram lançadas as colheitas de 2019 e, já este ano, de 2022. É um vinho raro, o mais especial da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, e promete continuar a dar prazer por muitos e muitos anos.