Uma viagem até à Índia sem sair de Lisboa, com o Gunpowder
A proposta chama-se India Club — uma série de jantares, cada um dedicado a uma localidade diferente da Índia. Tem data marcada para 28 de maio e continua até ao final de setembro, passando por Goa, Kerala, Punjab, Bombaim e Vrindavan.

Uma viagem gastronómica até à Índia, sem sair de Portugal? A resposta esta no restaurante Gunpowder. O evento chama-se India Club e será composto por uma série de jantares temáticos que apresentam sabores de diferentes regiões da Índia. O evento tem data marcada já para dia 28 de maio e irá acontecer todas as últimas quartas-feiras do mês, até ao final de Setembro.
Assim, a equipa do restaurante selecionou algumas das localidades indianas mais fortes a nível gastronómico para dedicar-lhes um jantar. A primeira paragem escolhida foi Goa, dia 28 de maio, seguida de Kerala, no dia 25 de junho, Punjab, dia 30 de julho, Bombaim, a 27 de agosto, e Vrindavan, para o dia 24 de setembro. "Goa é mágica. Um sítio onde a comida é suave e quente ao mesmo tempo. Há algo para todos, sejam simplesmente peixes grelhados com manteiga de alho, sejam os sabores mais fortes dos festins de Malvani e Konkani", diz o fundador do Gunpowder.

O menu, desenhado pelo chef Nirmal Save, será composto por pequenas porções, e cada jantar terá uma carta de seis pratos fixos. Para iniciar a viagem, serão servidos uns rissóis de camarão e jaca, cozinhados em molho de queijo e enrolados em massa frita crocante. De seguida, terá pão macio com chouriço goês, confecionado em cebola caramelizada e vinagre. Para prato principal, a carta conta com Frango à Cafreal, ou seja, frango do campo marinado em malagueta verde, ervas e garam masala cafreal. A ementa continua com um corneto de mousse de atum e o pulao de marisco Konkani, um parto muito típico da costa oeste da índia, constituído por arroz cozinhado em caldo de marisco e coco, finalizado com marisco temperado com alho.
Para finalizar a refeição, não podia faltar a sobremesa. O menu terá uma reinterpretação da "rainha das sobremesas goesas", a Bebinca, aqui numa versão de Macaron de coco e bebinca. Uma sobremesa servida em camadas de coco e apresentada num macaron de mousse de chocolate branco.

A ideia do Gunpowder surgiu inicialmente em Londres, fundado em 2015 por Harneet Baweja. Chegou a Portugal uns anos mais tarde, em novembro de 2022, onde abriu portas no Chiado, em Lisboa. O seu objetivo principal é trazer um novo olhar sobre a comida indiana e desmistificar os preconceitos ligados a esta gastronomia, sem medo de realçar o sabor forte das especiarias cozinhadas com produtos portugueses.

Cada jantar tem um preço fixo de 28€ por pessoa e é igualmente possível acompanhá-lo com um Cocktail Goa Style Daiquiri por €12 ou com um copo de espumante Gunpowder, produzido na Bairrada. O restaurante, localizado na Rua Nova da Trindade, começará a servir a partir das 18h e dá-lhe a possibilidade de usufruir desta experiência tanto no interior como na esplanada.
Um restaurante para se perceber Davvero o que é a cozinha italiana
O Davvero, no Sublime Lisboa, é um convite irrecusável para dar um giro por Itália, começando por um Bellini e terminando com um tiramisu- como deve ser.
A nova carta do The Yeatman presta homenagem às típicas marisqueiras e churrasqueiras portuguesas
Uma cozinha de imaginação, assente na qualidade, diversidade e frescura dos produtos, é o ponto de partida de “Colheita”, que coloca ingredientes como o leitão, o bacalhau, a santola e o salmonete em evidência. O renovado menu de degustação, com assinatura do chef Ricardo Costa, vai estar disponível até ao final do ano no restaurante com duas estrelas Michelin.
Um serão bem passado no Palácio do Governador
É neste luxuoso boutique hotel em Lisboa, reconstruído no local da casa do antigo governador da Torre de Belém, que fica o Po Tat. Um restaurante com um nome inusitado que celebra o espírito dos navegadores com uma culinária de inspiração portuguesa e pan-asiática.
Quinta da Atela prepara jantar vínico no Estádio da Luz
O restaurante LUZ by Chakall prepara-se para receber, a 14 de maio, um jantar vínico com assinatura da Quinta da Atela, que se dirige diretamente do Rio Tejo até Benfica para uma noite onde os grandes vinhos se encontram com a alta cozinha.
Feitoria é o melhor restaurante português nos Top Restaurants Europe
O Feitoria Restaurante & Wine Bar, do chef André Cruz, subiu hoje 28 posições no ranking de melhores restaurantes europeus e conquista a 129ª posição na lista de 2025. É agora considerado um dos melhores restaurantes do país e reforça a gastronomia portuguesa pelo mundo fora.
10ª edição do ÉvoraWine terá mais de 300 vinhos em prova
Este ano, a organização espera alcançar um recorde de adesão de mais de 10 mil visitantes. Além das centenas de referências em prova, haverá petiscos, showcookings e música ao vivo.
“12 Chefs 12 Meses” de volta ao Kampo
O restaurante do chef Júlio Pereira volta a dar vida à iniciativa que junta uma dúzia de protagonistas da gastronomia nacional e internacional. O primeiro convidado especial é o chef polaco Grzegorz Lapanowski, já a 31 de maio. O almoço a quatro mãos vai por o terroir madeirense no centro do prato.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.