Prazeres / Sabores

Um rally gastronómico à vista nos Açores

Até dia 3 de março está a decorrer a iniciativa "Rota Açores – Nove Ilhas, Um Arquipélago Gastronómico", cujo objetivo é dar a conhecer as melhores receitas e produtos da ilha. Aderiram 23 restaurantes, em seis das nove ilhas, e cada um criou um menu exclusivo.

Foto: Getty Images
20 de fevereiro de 2024 | Madalena Haderer

Se anda a adiar uma viagem aos Açores, agora tem uma boa razão (mais uma) para fazer a mala e saltar para um avião. Principalmente se aprecia boa comida. É que está a decorrer, até ao próximo dia 3 de março, a iniciativa Rota Açores – Nove Ilhas, Um Arquipélago Gastronómico. Quer isto dizer que, numa terra onde só há coisas boas para comer, durante a próxima quinzena, 23 restaurantes e os seus respectivos chefs, espalhados por quase todo o arquipélago – ficam de fora as ilhas do Corvo, Graciosa e São Jorge – vão apresentar criações originais em que a única regra é utilizar os melhores e mais exclusivos produtos açorianos. A maioria dos restaurantes está localizada em São Miguel, a maior ilha do arquipélago, mas também há quatro opções na ilha Terceira, duas no Pico, duas no Faial, duas nas Flores e uma em Santa Maria.

Em cada um dos 23 restaurantes que aderiram à iniciativa haverá um menu específico, criado para esta rota e totalmente inédito. Os diversos pratos podem incluir ingredientes tão típicos como o ananás de São Miguel, os queijos de São Jorge e da Graciosa, tão diferentes entre si, ou o mel das Flores e da Terceira, por exemplo. Aqui, a criatividade é o limite: desde que escolha produtos locais, tem carta-branca.

O ananás dos Açores é um dos ingredientes essenciais desta rota
O ananás dos Açores é um dos ingredientes essenciais desta rota Foto: Getty Images

Mas, afinal, o que é que se pode comer? Pois bem, vamos dar-lhe alguns exemplos. No restaurante À Terra, do hotel Octant Furnas, em São Miguel, o menu inclui croquete de rabo de boi e tutato com abóbora, mero assado e guisado de couve com feijão e, para sobremesa, um bolo de chocolate, ananás e rum da ilha. Isto por 45 euros por pessoa. Já no restaurante O Pescador, na ilha Terceira, poderá experimentar teriyake de atum, arroz de espadarte com camarão e, para a sobremesa, gelado de melinha. Este menu custa 28 euros por pessoa. No restaurante O Ancoradouro, na ilha do Pico, o menu inclui uma entrada de sopa de peixe, prato principal com duas opções à escolha – filetes de veja com açorda de tomate e legumes salteados ou bife regional da vazia com batatas fritas e arroz branco –, a sobremesa é pudim de mel. Esta seleção custa 26 euros e inclui uma bebida.

E os famosos queijos da ilha de São Jorge também não vão faltar
E os famosos queijos da ilha de São Jorge também não vão faltar Foto: Getty Images

Esta iniciativa é da responsabilidade da Associação para a Valorização Económica dos Açores e, conforme refere o seu presidente, Eládio Braga, em comunicado, "objetivo é ajudar a trabalhar a identidade de cada ilha, olhando sempre para o que é um património comum, […] e mobilizar a sociedade açoriana para a importância da produção e consumo local, e para a consequente valorização interna e externa da nossa riquíssima gastronomia. Por outro lado, esta iniciativa pretende também estimular o aparecimento de novas ideias e conceitos no espaço da restauração, sublinhando a qualidade e excelência, tanto do produto regional, como dos profissionais que o representam e trabalham."

Restaurantes aderentes:

Faial: Cantina da Praça e O Genuíno
Flores: Aldeia da Cuada e Restaurante O Moreão
Pico: Restaurante Ancoradouro e Restaurante Mar Sushi
Santa Maria: Restaurante Travessa
São Miguel: À Terra – restaurante do hotel Octant Furnas, Atlântico Azorean Restaurant, Boca Aberta, Sensi, Cantinho do Cais, Otaka, Restaurante Caldeiras e Vulcões, Restaurante Magma, Restaurante Mirante, Restaurante São Nicolau e Restaurante Tony’s
Terceira: O Pescador, O Rocha, Taberna do Teatro e Tasca das Tias

Saiba mais Gastronomia, Açores, Rota Açores – Nove Ilhas, Um Arquipélago Gastronómico, São Miguel, Ananás dos Açores, Queijo da Ilha
Relacionadas

Akla e Eddy Melo. Um açoriano em Lisboa

Aos 67 anos, o chef evoca as memórias gastronómicas das suas raízes, Terceira e São Miguel, nos Açores, para criar um alinhamento especial no restaurante do hotel InterContinental Lisbon. Os ingredientes, esses, viajam de lá para cá.

Mais Lidas
Sabores Chef João Rodrigues, do Canalha, regressa ao Sublime Comporta

A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.

Sabores Textura Wines: o sonho comanda a vinha

Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.

Sabores Uma viagem ao coração do México no Mex Factory

Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.