Prazeres / Lugares

Azores Wine Company no top 100 das melhores adegas do mundo

Trata-se da lista “Top 100 Wineries of the Year” escolhida pela conceituada revista americana 'Wine & Spirits' e é a primeira vez que uma adega dos Açores é incluída.

Foto: Fabrice Demoullin
21 de agosto de 2023 | Ângela Mata
Eis uma distinção que nos orgulha a todos os portugueses: pela primeira vez, uma adega dos Açores faz parte da lista do Top 100 Wineries of the Year, selecionada pela revista americana Wine&Spirits. Um reconhecimento da qualidade dos vinhos produzidos em Portugal, neste caso, na ilha do Pico (Açores). A seleção feita pela revista internacional é baseada na performance dos vinhos e na opinião de provadores e críticos.
A arquitetura encaixa-se na perfeição no cenário circundante.
A arquitetura encaixa-se na perfeição no cenário circundante. Foto: Francisco Nogueira
A Azores Wine Company (AWC) é um projeto criado por António Maçanita e Filipe Rocha, e tem sido a grande responsável pela revolução dos vinhos dos Açores da última década. A nível internacional, revistas da especialidade têm feito eco do espaço e da qualidade da sua produção. É o caso de publicações de referência como o Financial Times, o The New York Times, a Monocle ou a Forbes. Esta última deu particular destaque à gastronomia, colocando o restaurante da Azores Wine Company como um dos 50 restaurantes a visitar no mundo em 2023.
A decoração do alojamento foi inspirada no caráter vulcânico, quase lunar da Ilha do Pico, mas procurando tornar uma obra de betão num espaço hiper confortável.
A decoração do alojamento foi inspirada no caráter vulcânico, quase lunar da Ilha do Pico, mas procurando tornar uma obra de betão num espaço hiper confortável. Foto: Fabrice Demoullin
Além disso, ao longo destes anos, a AWC tem recebido uma série de prémios que incluem o de Empresa de Vinhos do Ano 2021 (Revista Grandes Escolhas) e o Vinha dos Utras eleito como Melhor Vinho do Ano 2021 (Revista Grandes Escolhas). Já em 2022, o projeto de enoturismo da Azores Wine Company foi distinguido com o Prémio Revelação do reconhecido Guia "Boa Cama, Boa Mesa" do jornal Expresso. Em 2023, a empresa recebeu o prémio "Melhor Enoturismo Sustentável", pela APENO (Associação Portuguesa de Enoturismo).

Em julho de 2021,  abriu a nova adega no Pico, que acabou por marcar uma nova era para o turismo da ilha e dos Açores – a do enoturismo. É notório que o edifício foi arquitetado com grande respeito pela paisagem que o rodeia, em pleno Património Mundial da Unesco. E, para ara além da área de produção de vinhos, a AWC tem uma Sala de Provas, Restaurante e Alojamento
O restaurante, localizado na zona mais elevada da adega, tem vista para o mar e para as ilhas de Faial e S. Jorge.
O restaurante, localizado na zona mais elevada da adega, tem vista para o mar e para as ilhas de Faial e S. Jorge. Foto: Fabrice Demoullin
A par desta mais recente distinção, a Azores Wine Company, prepara-se para estar presente (juntamente com outras três adegas portuguesas), no evento de apresentação dos melhores produtores do mundo, a decorrer no dia 11 de outubro na cidade de São Francisco (Estados Unidos).
Saiba mais Atualidade, Lugares, Açores, Azores Wine Company, Vinho
Relacionadas

O melhor hotel do mundo é…

Depois do sucesso dos World’s 50 Best Restaurants (lista da qual faz parte o Belcanto de José Avillez), a organização acaba de anunciar os 50 melhores hotéis do mundo em 2023. Uma lista com alojamentos de sonho, espalhados por todos os continentes.

Um rally gastronómico à vista nos Açores

Até dia 3 de março está a decorrer a iniciativa "Rota Açores – Nove Ilhas, Um Arquipélago Gastronómico", cujo objetivo é dar a conhecer as melhores receitas e produtos da ilha. Aderiram 23 restaurantes, em seis das nove ilhas, e cada um criou um menu exclusivo.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.