Um pai cozinheiro e uma filha preguiçosa juntam-se para ensinar a cozinhar
Alexandre Correia e Leonor Bettencourt Loureiro unem forças num workshop de cozinha com almoço e convívio no final.

Leonor é realizadora de profissão e uma pessoa sem paciência para cozinhar. Alexandre Correia, jornalista de dia, pai e cozinheiro à noite, já fez vários cursos de cozinha, pastelaria e até padaria que intensificaram a sua paixão pela área, culminando mesmo num Mestrado em Ciências Gastronómicas.
No sábado, dia 9 de novembro, pai e filha juntam forças partilhando alguns truques e sugestões, a partir de um workshop para todas as Leonores que não gostam de cozinhar. Leonor incentiva a que todos os não-cozinheiros larguem as aplicações de auxílio à cozinha, bem como as desculpas de falta de tempo e peguem nos tachos, panelas e ingredientes com os conselhos de quem prepara os pratos que sabem sempre melhor- os pais, as mães e os avós deste mundo. Alexandre acredita que toda a complicação de cozinhar é um exagero e que uma refeição boa e simples é realmente possível e mais acessível do que a filha pensa.

No workshop "Cozinhar não é uma seca", que irá decorrer no Espaço Arroios, em Lisboa, a dupla vai ensinar a fazer ragu à bolonhesa, ervilhas com ovos escalfados, risotto de cogumelos e tortilha de batata e cebola. Os pratos serão preparados em conjunto de forma simples e sem muito esforço, mostrando aos aprendizes que é possível preparar uma refeição rápida e saborosa sem gastar muito dinheiro em ingredientes ou utensílios.
Deverá sair do workshop com um novo ponto de vista da sua rotina diária, ou pelo menos é o principal objetivo de Leonor, que também será aprendiz neste dia. Leonor promete ainda que o pai é um ótimo contador de histórias e que entretenimento não faltará.
No final do workshop a comida será servida com vinho, num almoço de convívio e partilha.
Quando? 9 de novembro, das 11h às 15h Onde? Espaço Arroios, Rua Passos Manuel 99A, Lisboa Quanto? €38 Reservas hello@espacoarroios.com
Cantina de Ventozelo com menu dedicado ao azeite novo
É chegada aquela altura do ano em que as oliveiras estão vergadas sob o peso dos seus pequenos frutos. Difíceis de colher, principalmente quando a apanha é feita à moda antiga, mas o aromático e delicioso azeite das azeitonas acabadas de prensar merece todos os esforços. Haja bom pão e bom bacalhau e não falta nada.
Restaurante Emme, na Ericeira, prepara festim outonal
Alexandre Silva, chef residente do Emme, vai ao Ó Balcão, em Santarém, buscar o chef Rodrigo Castelo para uma noite muito especial onde o conceito "surf and turf" ganha uma nova interpretação.
Receita: Pargo e carabineiro corado com arroz cremoso de algas do Pico e salicórnias da ria do chef José Gala
O pargo, dos peixes mais saborosos, tem várias espécies e outros nomes nas diferentes latitudes. O legítimo será um dos mais conhecidos.
Regenerative Wine Fest, o evento que aborda a importância da agricultura regenerativa
No dia 21 de setembro, sábado, pondo em causa as técnicas convencionais, o festival levanta um dos temas do momento, entre vinho, comida, convívio, talks e música, na Herdade das Servas, em Estremoz, no Alentejo.
Foi uma vida dedicada ao vinho, da qual se reforma com uma trilogia muito especial e um nome algo estranho Quadraginta – em latim, significa 40, representando as outras tantas vindimas em que participou. Domingos Soares Franco faz aqui uma despedida em grande, como sempre sonhou.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.
The Chocolate by Penha Longa é a nova loja de chocolates, com chocolates artesanais de marca própria, inaugurada, como o nome indica, pelo Penha Longa Resort e localizada nas instalações do hotel.
Um speakeasy que celebra o glamour dos anos 1920 é a mais recente aposta do Le Monumental Palace, um hotel de cinco estrelas na Avenida dos Aliados. Entre cocktails de autor e clássicos revisitados com um toque moderno, há muito para provar.