Prazeres / Sabores

Associação Viveiro promove a cultura gastronómica da região de Aveiro

O primeiro evento deste tipo destaca-se por desafiar os participantes a descobrir a riqueza local da cidade. Sob a orientação do chef Ricardo Costa, natural da região, as atividades arrancam a 4 de maio e estendem-se até ao dia 14 de dezembro.

Foto: DR
11 de abril de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
A cidade de Aveiro assume o protagonismo como palco do primeiro evento da Associação Viveiro, uma iniciativa que desafia as pessoas a descobrir as relíquias de várias regiões do país. Sob a orientação do chef Ricardo Costa, as atividades começam a 4 de maio, ao mesmo tempo do lançamento do Guia Gastronómico de Aveiro.

Como Capital Portuguesa da Cultura em 2024, Aveiro transforma-se num viveiro de ideias, negócios e tradições ao longo de quatro fins de semana temáticos. Carlos Martins, responsável pela Associação Viveiro, destaca a importância de refletir sobre a gastronomia local em diversas dimensões, desde a histórica até à política, e celebrar a sustentabilidade e o futuro através de jantares, conversas, workshops e espetáculos.

Chef Ricardo Costa, chef executico no The Yeatman, The Yeatman Gastronomic Restaurant com 2 estrelas Michelin
Chef Ricardo Costa, chef executico no The Yeatman, The Yeatman Gastronomic Restaurant com 2 estrelas Michelin Foto: DR
A iniciativa divide-se em quatro temas - Identidade, Democracia, Sustentabilidade e Inovação - e distribui-se ao longo do ano, com atividades marcadas para maio, junho, setembro e novembro. O Mercado do Peixe de Aveiro servirá como quartel-general, culminando numa Ceia de Natal performática em dezembro. O primeiro fim de semana, dedicado ao tema Identidade, será especialmente marcante. Além do lançamento do Guia Gastronómico de Aveiro, os participantes terão a oportunidade de explorar a identidade dos vinhos da região durante o Dia Internacional da Baga, com visitas a sete produtores da Bairrada.

Primeiro evento da Associação Viveiro
Primeiro evento da Associação Viveiro Foto: DR
O Museu de Aveiro será palco de uma degustação especial do Guia Gastronómico, curada pelo chef Ricardo Costa, seguida por uma conversa sobre a herança culinária e o legado gastronómico da região. O evento encerra de forma inclusiva, com um workshop gratuito de ovos moles na antiga estação ferroviária de Aveiro, orientado pela Associação de Produtores de Ovos Moles.

Ricardo Costa termina destacando a importância de preservar e promover o rico património gastronómico de Aveiro, enfatizando a qualidade dos produtos locais e a diversidade culinária da região. "Viveiro: Aveiro 2024" avizinha-se uma experiência enriquecedora para toda a família, reunindo residentes e visitantes para celebrar a identidade gastronómica desta bela cidade que tem a ria de onde vêm das mais deliciosas ostras do país.
Saiba mais Prazeres, Sabores, Gastronomia, Aveiro, Associação Viveiro, Cultura, Chef Ricardo Costa, The Yeatman
Relacionadas

Vinhos para guardar ou beber já? Especialistas respondem

Produtores, enólogos, académicos, jornalistas, responsáveis de restaurantes e garrafeiras responderam sobre o tema dos vinhos de guarda. A ideia foi saber o que são vinhos para envelhecer, os mais adequados, como se fazem no terreno e nas adegas.

O grande vinho do Douro que escapou aos críticos

Antónia Adelaide Ferreira é um vinho de edição limitada, lançado pela maior empresa de vinhos do país, a Sogrape. Como passou ao lado da maioria dos críticos não se percebe, mas ainda bem que assim foi…

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.