Associação Viveiro promove a cultura gastronómica da região de Aveiro
O primeiro evento deste tipo destaca-se por desafiar os participantes a descobrir a riqueza local da cidade. Sob a orientação do chef Ricardo Costa, natural da região, as atividades arrancam a 4 de maio e estendem-se até ao dia 14 de dezembro.

A cidade de Aveiro assume o protagonismo como palco doprimeiro evento da Associação Viveiro, uma iniciativa que desafia as pessoas a descobrir as relíquias de várias regiões do país. Sob a orientação do chef Ricardo Costa,as atividades começam a 4 de maio, ao mesmo tempo do lançamento do Guia Gastronómico de Aveiro.
Como Capital Portuguesa da Cultura em 2024, Aveiro transforma-se num viveiro de ideias, negócios e tradições ao longo dequatro fins de semana temáticos. Carlos Martins, responsável pela Associação Viveiro, destaca a importância de refletir sobre a gastronomia local em diversas dimensões, desde a histórica até à política, e celebrar a sustentabilidade e o futuro através de jantares, conversas, workshops e espetáculos.

A iniciativa divide-se em quatro temas - Identidade, Democracia, Sustentabilidade e Inovação- e distribui-se ao longo do ano, com atividades marcadas para maio, junho, setembro e novembro. O Mercado do Peixe de Aveiro servirá como quartel-general, culminando numa Ceia de Natal performática em dezembro. Oprimeiro fim de semana, dedicado ao tema Identidade, será especialmente marcante. Além do lançamento do Guia Gastronómico de Aveiro, os participantes terão a oportunidade deexplorar a identidade dos vinhos da regiãodurante o Dia Internacional da Baga, com visitas a sete produtores da Bairrada.

OMuseu de Aveiroserá palco de uma degustação especial do Guia Gastronómico, curada pelo chef Ricardo Costa, seguida por uma conversa sobre a herança culinária e o legado gastronómico da região.O evento encerrade forma inclusiva, com um workshop gratuito de ovos moles na antiga estação ferroviária de Aveiro, orientado pela Associação de Produtores de Ovos Moles.
Ricardo Costa termina destacando a importância de preservar e promover o rico património gastronómico de Aveiro, enfatizandoa qualidade dos produtos locais e a diversidade culinária da região. "Viveiro: Aveiro 2024" avizinha-se uma experiência enriquecedora para toda a família, reunindo residentes e visitantes para celebrar a identidade gastronómica desta bela cidade que tem a ria de onde vêm das mais deliciosas ostras do país.
Brancos ou tintos, quais envelhecem melhor?
As opiniões dividem-se mas há uma que predomina. Quais são os seus palpites? Perguntámos aos especialistas, de produtores a enólogos.
Vinhos para guardar ou beber já? Especialistas respondem
Produtores, enólogos, académicos, jornalistas, responsáveis de restaurantes e garrafeiras responderam sobre o tema dos vinhos de guarda. A ideia foi saber o que são vinhos para envelhecer, os mais adequados, como se fazem no terreno e nas adegas.
Barros: Brindar ao 25 de Abril com um Vinho do Porto de 1974
A data que nos trouxe a democracia merece ser celebrada saboreando o primeiro vinho feito em liberdade. Dois cinquentenários muito especiais, cortesia da casa Barros. Saúde!
O grande vinho do Douro que escapou aos críticos
Antónia Adelaide Ferreira é um vinho de edição limitada, lançado pela maior empresa de vinhos do país, a Sogrape. Como passou ao lado da maioria dos críticos não se percebe, mas ainda bem que assim foi…
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.