Receita: Spaghetti com Lingueirões e Bottarga do chef Nelson Soares
Cada vez mais usadas pelos chefs na cozinha, as ovas de peixe são uma iguaria que tornam os pratos mais refinados.

As ovas de esturjão, conhecidas por caviar, são talvez as mais famosas em todo o mundo. Neste caso da bottarga, as ovas são de tainha curada ao sol, conhecidas em Itália como "o queijo ralado dos pescadores" pela sua intensidade de sabor e pelo uso para finalizar as pastas.
Chef Nelson Soares, Restaurante Sult
Para 4 pessoas
Tempo de preparação e confeção: 1 hora

Ingredientes:
400g Spaghetti de grano duro (de boa qualidade)
1kg Lingueirão
bottarga
1 cebola branca
1 folha de louro
1 ramo de tomilho
1 malagueta
1 taça de vinho branco
30g cebola roxa
2 dentes de alho
30g salsa
60ml azeite extra virgem
1 colher de chá de raspas de limão
sal e pimenta a gosto
Preparação:
Demolhe os lingueirões em água salgada por pelo menos 12 horas para que liberem o resíduo de areia. Numa caçarola grande com tampa, doure em lume forte um pouco de azeite, a cebola branca e um dente de alho cortados grosseiramente, adicione a malagueta, o louro, o tomilho e os lingueirões. Mexa por alguns segundos e então adicione o vinho e tampe a caçarola.
Dois minutos depois, coe e reserve o caldo de cozimento e deixe os lingueirões arrefecerem. Separe os lingueirões das cascas e reserve a carne dos mariscos.
Corte finamente a cebola roxa, um dente de alho e a salsa e tempere com azeite, sal, pimenta e as raspas de limão, assim estará pronta a gremolata para o refogado. Cozinhe a massa numa panela grande pela metade do tempo de cozimento recomendado na embalagem.
Numa frigideira separada, refogue a gremolata e adicione o caldo de cozimento dos lingueirões. Nesse caldo, a massa irá terminar de cozinhar até que esteja al dente e será finalizada com a carne dos mariscos e um fio de azeite.
Finalize com a bottarga ralada no prato.
Receita. Lulinhas à Gremolata do chef Nelson Soares
A gremolata é frequentemente associada ao “osso buco” italiano utilizada para realçar o sabor e intensidade.
Visita à Herdade Aldeia de Cima. A frescura dos vinhos do Alentejo
É lá em cima que se fazem alguns dos melhores vinhos cá de baixo. Confuso? A Herdade Aldeia de Cima, uma propriedade em socalcos, no Alentejo, é exemplo desta equação.
Receita: Pargo e carabineiro corado com arroz cremoso de algas do Pico e salicórnias da ria do chef José Gala
O pargo, dos peixes mais saborosos, tem várias espécies e outros nomes nas diferentes latitudes. O legítimo será um dos mais conhecidos.
Receita. Açorda da Camarão com coentros frescos do chef Vítor Sobral
Consta ter sido em Roma a primeira vez que este crustáceo terá sido cozinhado. Em África um pequeno país junto ao Golfo da Guiné adotou o nome devido à presença de grandes quantidades de camarões. Mas agora queremos mesmo aprender a fazer o prato.
Receita para uma sopa de peixe perfeita
Ideal para as noites de verão, esta receita do novo 'Livro do Peixe' de Teresa Cameira desafia a clássica sopa de peixe, com travos de pimento e limão. A obra oferece uma escolha de pratos confecionados apenas com peixe da costa portuguesa.
Seis chefs e doze pratos 100% vegan é o evento programado para o próximo sábado, na fábrica da MUSA de Marvila, em Lisboa. O objetivo? Provar que a ausência de carne não significa falta de sabor.
Nos dias 22 e 23 de março, a Herdade da Malhadinha Nova recebe um dos eventos gastronómicos mais especiais do ano. Quatro chefs de renome unem talento e criatividade para mostrar o potencial dos produtos locais, num jantar irrepetível.
Sabe por que motivo devia sempre olhar para o teor alcoólico do whisky antes de o beber? O grau alcoólico não é uma mera constatação de quantidade e revela muito sobre o método e a qualidade da produção. É um dos pequenos "segredos" que vamos revelar neste guia para conhecer melhor os diferentes estilos e regiões de whisky escocês.
No final dos anos 80, o norueguês Ole Martin Siem tomou-se de amores pela paisagem do sudoeste alentejano, onde fixou os seus projetos de agricultura. Hoje, desenvolve uma marca de vinhos muito particular (Vicentino) e ainda um turismo de habitação que convida à tranquilidade.