Prazeres / Sabores

Receita. Gordon Ramsay ensina a fazer dourada no vapor com gengibre e malagueta

Com um título tão sugestivo, esta receita pode parecer demorada e trabalhosa, mas e se lhe disséssemos que a pode confecionar em 10 minutos? Esta é, aliás, a premissa do novo livro do chef. 'Ramsay em 10 minutos', da Porto Editora, já nas livrarias.

Foto: D.R
20 de outubro de 2022
Dourada no vapor com gengibre, soja, malagueta e chalotas fritas em sésamo 

Porção:
duas pessoas

Ingredientes: 

  • 1 pedaço de gengibre com 1 cm;
  • ½ malagueta vermelha;
  • 4 douradas ou filetes de robalo (120 g cada);
  • 2 c. de sopa de molho de soja;
  • 125 ml de caldo de peixe, ou água com 2 folhas de lima em infusão;
  • 1 chalota alongada;
  • 4 c. de sopa de óleo de sésamo;
  • 120 g de legumes asiáticos, por exemplo, choi sum ou pak choi.
Dica para poupar tempo: Use uma colher de chá para descascar o gengibre –demorará menos tempo do que se usar uma faca e desperdiçará menos gengibre.

Para servir:
  • 200g de arroz pré-cozido;
  • 2 colheres de sopa de folhas de coentros;
  • Quartos de lima.
Dourada no vapor com gengibre, soja, malagueta  e chalotas fritas em sésamo
Dourada no vapor com gengibre, soja, malagueta e chalotas fritas em sésamo Foto: D.R

Preparação:

1. Comece por forrar um recipiente para cozer no vapor com papel vegetal, tendo o cuidado de forrar também os lados para evitar que o líquido derrame;

2. Encha uma chaleira com água e leve-a a levantar fervura. Depois, verta-a para uma caçarola e volte a levá-la a ferver em lume médio;

3. Rale o gengibre descascado, remova as sementes à malagueta e lamine-a finamente;

4. Coloque os filetes de peixe no recipiente para cozer no vapor, adicione o gengibre e a malagueta juntamente com o molho de soja e o caldo de peixe (ou a água da infusão). Tape, coloque-a por cima da caçarola com a água a ferver e deixe cozer no vapor durante 4 minutos;

5. Entretanto, lamine finamente a chalota descascada, coloque-a numa caçarola pequena juntamente com o óleo de sésamo e deixe-a refogar em lume forte durante 1 minuto, ou até as chalotas começarem a crepitar e a ficar douradas.

6. Arranje os legumes asiáticos e, passados os 4 minutos, adicione-os ao recipiente para cozer no vapor. Deixe-os cozer durante mais 2 minutos;

7. Aqueça o arroz e distribua-o por duas tigelas pouco fundas;

8. Retire o peixe do recipiente, disponha-o sobre o arroz juntamente com os legumes asiáticos e regue com o líquido que ficou no recipiente para cozer no vapor. Deite por cima o óleo de sésamo quente e as rodelas de chalota crocantes e polvilhe com as folhas de coentros. Sirva com os quartos de lima.
Livro de receitas 'Ramsay em 10 minutos', de Gordon Ramsay
Livro de receitas 'Ramsay em 10 minutos', de Gordon Ramsay Foto: D.R
Saiba mais Gastronomia, Gordon Ramsay, Receita
Relacionadas

E agora, Jamie Oliver? A entrevista reveladora do chef britânico

Há 20 anos que Jamie Oliver é uma voz poderosa e um paladino na defesa da qualidade das refeições escolares, na luta contra a obesidade, mudando a forma como a comida “não saudável” é etiquetada e promovida. Nesta entrevista reveladora, Oliver descreve como é viver sob o escrutínio público e fala, pela primeira vez, nos efeitos da queda da sua cadeia de restaurantes. Mas tem outros projetos e seguirá em frente.

Receita. Omoleta de camarão à Lucky Cat por Gordon Ramsay

Simples mas saborosa, esta receita foi inspirada por uma viagem que Gordon Ramsay fez ao Laos, país no sudoeste asiático. Para se desfrutar verdadeiramente da experiência gastronómica, a omoleta deve ser servida com sitcky rice e uma salada verde, aconselha o chef no seu novo livro 'Ramsay em 10 Minutos', da Porto Editora.

Cheesecake sueco, receita por Henrique Sá Pessoa

Mais um prato reinterpretado pelo chef no programa 'Comtradição Pelo Mundo', emitido no canal 24Ktichen. Desta vez, a inspiração veio da Suécia numa receita dedicada a quem não resiste às sobremesas.

Mais Lidas