Prazeres / Sabores

Cocktails em casa, num minuto? O novo livro para iniciantes nesta arte

Cocktails simples, complicados, tradicionais - 60-Second Cocktails tem de tudo, e demonstra como qualquer pessoa se pode tornar num especialista.

Foto: Vinny Whiteman
12 de novembro de 2022 | Bianca Gregório com Rosário Castro.

A dupla de autores Joel Harrison e Neil Ridley, também conhecidos como World’s Best Spirits, apresentam uma obra que merece estar na prateleira de qualquer amante de bebidas espirituais.

Joel Harisson e Neil Ridley formam a dupla
Joel Harisson e Neil Ridley formam a dupla "World's Best Spirits" Foto: Vinny Whiteman

A época festiva está cada vez mais perto, o que para muitos significa festas em casa. Com isso em mente, os especialistas decidiram criar um livro dedicado à confeção de cocktails – de forma rápida, tradicional, mas também com alguns twists.

60-Second Cocktails traz a happy hour para o conforto de casa, demonstrando em vários níveis como se fazem os melhores e mais conhecidos cocktails, que estão divididos por grau de complexidade. O primeiro capítulo destina-se aos mais fáceis - "No Shake, Sherlock" - onde a dupla ensina a preparar bebidas que levem vinho do Porto, gin de medronho e cerveja Weissber, prestando especial atenção às mais tradicionais.

De seguida, sobe-se de nível para os "Shake It Up", que apesar de se manterem simples, requerem mais alguma dedicação. Neste capítulo aborda-se, por exemplo, a confeção de uma Margarita Firecracker ou um Whisky Sour. Para finalizar, existem os mais exigentes - "Magnificent Mixes", que tem como destaque o Daiquiri de pão de banana. Este cocktail junta rum com infusão de banana, e é uma ótima opção para o outono e festividades que se aproximam.

Daiquiri de pão de banana
Daiquiri de pão de banana Foto: Vinny Whiteman

Ao longo do livro os autores incentivam os leitores a fazerem os seus próprios twists nos cocktails.

60-Second Cocktails, Octopus Publishing
60-Second Cocktails, Octopus Publishing Foto: @ridleydrinks

60-Second Cocktails pertence à Editora inglesa Octopus, e está à venda na Fnac

Saiba mais Cocktails, Livros, Dicas, Whisky, Margarita, Daiquiri, Joel Harisson, Neil Ridley
Relacionadas

Ceviches, tiraditos e baos no centro de Lisboa

A Praça das Flores tem a vida e a efervescência da cidade concentradas num só sítio. Numa das suas esquinas encontramos o El Cebichero, uma agradável viagem gastronómica pela comida peruana.

Vinhos para comemorar o fim de semana de São Martinho

Nesta altura a tradição manda acompanhar o vinho com castanhas. Seria a altura onde se provariam os vinhos novos feitos na última vindima, mas a enologia não se compadece com os costumes. Um champanhe ou um Porto para brindar e dois tintos do Douro e dois do Alentejo para equilibrar.

Vinhos para preparar o final do outono

Num período em que as vinhas ganham cores antes de perderem as folhas, um abafado para aquecer a alma e o corpo, dois tintos a norte e um clássico a sul, uma parceria franco-portuguesa e um vinho “do outro mundo”.

Mais Lidas