Prazeres / Sabores

Receita. Bacalhau à Gomes de Sá do chef António Nobre

Um dos ingredientes mais consumidos em Portugal de todas as formas e feitios. Um clássico da gastronomia.

Foto: DR
12 de julho de 2024 | Augusto Freitas de Sousa

Não se sabe concretamente a origem do nome bacalhau. Percebe-se que o basco bakailao, o italiano baccalà ou o espanhol bacalao são semelhantes, mas as palavras para o descrever nos países onde se pesca são substancialmente diferentes.  

Chef António Nobre, Grupo M'ar de Ar (Degust'Ar Lisboa e Évora e Sabores do Alentejo). 

Para 4 pessoas 

Tempo de preparação e confeção: 60 minutos 

Ingredientes:  

800 g de bacalhau 

q.b de leite 

3 cebolas 

4 dentes de alho 

3 a 4 dl de azeite 

q.b de sal grosso 

q.b de pimenta branca moída ao momento 

800 g de batata para cozer 

4 ovos de galinha cozidos e descascados  

1 molho pequeno de salsa 

q.b de azeitonas 

Chef António Nobre, Grupo M'ar de Ar (Degust'Ar Lisboa e Évora e Sabores do Alentejo). 
Chef António Nobre, Grupo M'ar de Ar (Degust'Ar Lisboa e Évora e Sabores do Alentejo).  Foto: DR

Confeção:  

Leve um tacho ao lume com água e coza o bacalhau. 

Quando arrefecer um pouco, lasque-o em lascas grandes retirando a pele e as espinhas. Regue com o leite quente e deixe ficar durante 1 hora e 30 minutos (a junção do leite nesta receita, serve para amaciar o bacalhau). 

Corte as cebolas às rodelas e pique os dentes de alho. Leve um tacho ao lume com azeite e quando quente aloure levemente a cebola e os alhos. Tempere com sal e pimenta. Coza as batatas com pele em água e sal. Retire-lhes a pele e deixe arrefecer um pouco "não faz mal algumas ficarem partidas. Corte-as às rodelas grossas. 

Escorra as lascas de bacalhau num escorredor e junte á cebolada. Envolva tudo e acrescente mais um pouco de azeite. Junte as batatas e misture com cuidado. 

Retifique o tempero e se necessário coloque mais um pouco de sal. Retire para um recipiente de barro. Corte os ovos às rodelas com uma faca e disponha por cima do bacalhau. Pré aqueça o forno a 180ºC e leve ao forno por 15 minutos, até alourar um pouco por cima. Retire do forno junte azeitonas e polvilhe com salsa picada e decore com as folhas. 

Saiba mais Prazeres, Sabores, Receita, Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau, chef António Nobre, Gastronomia
Relacionadas

Uma cerveja abençoada (ou como um padre se tornou mestre cervejeiro)

Chama-se Santa Cruz, existe nas versões IPA e imperial season, e é a mais recente ideia do padre Edgar Clara, pároco da Igreja do Castelo, que depois de ter aberto a torre sineira aos turistas, como miradouro, começou agora a produzir cerveja para financiar as obras de restauro de um dos mais antigos templos de Lisboa.

Petiscos à janela no Príncipe Real

O restaurante Pica-Pau é paragem obrigatória para os amantes da cozinha tradicional portuguesa. E agora, com a chegada do verão, inaugurou um novo conceito: petiscos à janela.

Mais Lidas
Sabores Art Restaurant, onde a bola de Berlim é um manifesto artístico

À partida, o interior deste restaurante não convida ao consumo dessa iguaria pasteleira que tem a praia como habitat natural. Mas as aparências iludem. Além disso, esta não é uma bola de Berlim qualquer. Não tem açúcar, nem creme pasteleiro, e o seu recheio é um inesperado camarão.