Receita de Henrique Sá Pessoa. Risotto de Açafrão com magret de pato
Em 'Comtradição Pelo Mundo', o programa de gastronomia de Henrique Sá Pessoa que acaba de regressar para uma nova temporada, o chef ensina a preparar receitas deliciosas e sem grande dificuldade, inspiradas pelas suas viagens pelo globo.

Comtradição Pelo Mundo, programa do chef Henrique Sá Pessoa, está de regresso ao canal de gastronomia 24Kitchen. Nesta nova temporada, que estreou a 2 de janeiro, Sá Pessoa leva os espetadores numa viagem pelos quatro cantos do mundo, recriando receitas e iguarias de alguns dos lugares onde trabalhou e viveu ao longo da sua carreira, mas sempre com o seu toque pessoal. Esperam-nos sabores da Indonésia à Coreia do Sul, passando pela Austrália ou Suiça, o país que inspirou a receita deste artigo: risotto de açafrão. Comtradição Pelo Mundo é emitido de segunda a sexta-feira, às 15h e 21h.
Risotto de açafrão
Ingredientes
- 1 Magret de pato;
- Sal q.b;
- Pimenta q.b;
- Cebolinho picado q.b.
Risotto
- 1 chalota;
- 1 dente de alho;
- 3 c. de sopa de manteiga;
- Azeite q.b;
- 50g de arroz de carnaroli p/ pessoa;
- Sal q.b;
- 50ml de vinho branco;
- 1L de caldo de galinha;
- Açafrão q.b;
- 1 ramo de alecrim;
- 2 c. de sopa de parmesão;
- Sumo de limão q.b.

Confeção do risotto de açafrão
Pique 1 chalota e 1 dente de alho. Num tacho coloque 1 c. de sopa de manteiga e 1 fio de azeite. Refogue a chalota e o alho de 2 a 3 minutos.
Adicione 50g de arroz carnaroli por pessoa. Tempere com sal q.b.
Assim que o arroz estiver tostado junte 50ml de vinho branco. Quando o vinho evaporar junte caldo de galinha, o suficiente para cobrir. Baixe o lume e, à medida que a água for evaporando, acrescente mais um pouco de água.
Pique açafrão fresco q.b, coloque numa taça e junte caldo.
Confeção do magret de pato
Faça uns cortes num magret de pato e coloque numa frigideira. Tempere com sal e pimenta preta q.b. Vire e tempere novamente. Assim que estiver no ponto pretendido, retire e reserve.
Ao risotto junte o açafrão diluído e 1 ramo de alecrim. De seguida, desligue o lume e adicione uns pedaços de manteiga, 2 c. de sopa de parmesão e sumo de limão q.b. Misture bem.
Para servir, corte o magret em fatias e coloque por cima do risotto de açafrão. Junte ainda um pouco de cebolinho picado
Ninguém perdeu. Quem ganhou ou manteve as estrelas Michelin em Portugal?
De Norte a Sul, passando pelas ilhas, nomes nacionais e internacionais, cozinhas tradicionais portuguesas ou do mundo. A consagrada (e aguardada) lista dos melhores restaurantes nacionais do ano.
Há novos sabores irresistíveis no Tapisco, do chef Henrique Sá Pessoa
Especializado em tapas espanholas, petiscos nacionais e vínicos vermutes, o Tapisco conta com novos pratos na ementa, inspirados no tradicional receituário português.
Receita com Carolans. Milkshake e cocktail de caramelo salgado
Maioritariamente para consumo puro, com ou sem gelo, o famoso Carolans, muito bebido durante o Natal, resulta também em cocktails e receitas culinárias. Aprenda a fazer.
Receita. Bacalhau à Gomes de Sá do chef António Nobre
Um dos ingredientes mais consumidos em Portugal de todas as formas e feitios. Um clássico da gastronomia.
Receita: Pargo e carabineiro corado com arroz cremoso de algas do Pico e salicórnias da ria do chef José Gala
O pargo, dos peixes mais saborosos, tem várias espécies e outros nomes nas diferentes latitudes. O legítimo será um dos mais conhecidos.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.