Memórias do Brasil. Ocean apresenta menu inspirado em sabores tropicais
Hans Neuner, à frente da cozinha do restaurante Michelin desde 2007, foi com a sua equipa até à antiga colónia portuguesa em busca de inspiração para as suas criações. O resultado? Feijoada de lavagante com barriga de porco e moqueca com raia e ovas de truta.

Mais do que um fine dining de estrela Michelin, o que se experiencia no Ocean, vencedor do Top 10 Restaurantes 2022 do prémio Mesa Marcada, é uma verdadeira viagem gastronómica, não só pelos cinco sentidos, mas para lá da costa portuguesa. Há três anos que o chef Hans Neuner e a sua equipam retiram inspiração do que se encontra para lá do oceano, através das suas viagens de pesquisa com foco na cozinha portuguesa, sendo que a proposta mais recente traz os sabores tropicais brasileiros para o centro do prato.
De nome Memórias do Brasil, conta com doze momentos distintos e caracteriza-se por ser uma fusão de raízes indígenas, africanas e europeias. Do novo menu destacam-se iguarias como pão de queijo, tradicional do país em questão; feijoada de lavagante com barriga de porco e chouriço; moqueca com raia, camarão vermelho e ovas de truta; e ainda barriga de atum com café e maracujá.
Onde? Restaurante Oceano, no Vila Vita Parc. Quando? De quarta a domingo, das 19h às 22h. Preço: €265 por pessoa, €430 com harmonização. Reservas: restauranteocean.com.



Quem são os chefs e restaurantes preferidos do ano de 2022?
A 14ª edição dos prémios Mesa Marcada destacou, como grandes prediletos, o restaurante Ocean, do Vila Vita Parc, em Porches (Algarve) e Vasco Coelho Santos (1º lugar na categoria Chefs).
Vila Vita Parc celebra aniversário com eventos únicos (ao longo de trinta semanas)
Para comemorar os trinta anos de vida, um dos melhores resorts do mundo será o palco de diversas experiências surpreendentes para os amantes de gastronomia, wellness e arte, entre abril e novembro de 2022. Não perca.
Na Ajuda, há um hotel boutique cujo restaurante é um deleite. Eis a Tasca da Memória
O chef italiano com estrela Michelin Vittorio Colleoni estreia-se em Portugal e recebe-nos no restaurante do hotel Wine & Books Lisboa, do qual assumiu não só a nova carta como a reinvenção da típica tasca portuguesa.
Prémios Mesa Marcada 2024. Quem são os melhores da gastronomia portuguesa?
Os prémios voltam a destacar o melhor da gastronomia portuguesa, numa cerimónia realizada no Centro de Congressos do Estoril, que reuniu cerca de 500 convidados.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.