Ericeira celebra o Ouriço do Mar: 10 anos de um festival de sabores
Com chefs nacionais e internacionais, sessões de cozinha e um produto estrela ainda pouco comum, o evento volta a ser recebido na Ericeira, entre os dias 21 e 30 de Março.

Com o objetivo de valorizar um produto pouco reconhecido pela maioria das pessoas, a Ericeira recebe nova edição do Festival Internacional do Ouriço do Mar, no dia 21 de março, a partir das 18h. Organizado em parceria com a Câmara Municipal de Mafra, este evento assinala o seu décimo aniversário de existência com a divulgação do 'Caviar do Atlântico', como também é conhecido, em todas as suas vertentes.

Nos dias 22, 23, 29 e 30, para além do 'seafood court', aberto das 12h às 20h com diversas sugestões de cozinha do mar e vinhos da região, aos sábados (dias 22 e 29) poderá também participar em oficinas de ciência, sobre o ecossistema marinho e o ciclo de vida do ouriço do mar, conduzidas pelo MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente). Outro momento alto do festival são os shows cookings (cozinha ao vivo), que dão a tão esperada oportunidade de provar o ouriço do mar em diversas preparações e permitem uma interação com os chefs convidados e as escolas e universidades presentes. O cartaz conta com uma diversidade de nomes, tanto nacionais como internacionais, de chefs referenciados por organizações como a Michelin e o The World’s 50 Best Restaurants. Athanasios Kargatzidis (Costa Fria e Baron Beirut), Fagner Businhani (GoJuu Club), Rodrigo Alves (Ao Lume e Talho do Mar Londres) e Carlos Duarte Afonso (C-A e 24 Kitchen), são alguns exemplos de quem pode encontrar ao longo dos dois fins de semana.

O festival não se limita apenas ao piso 2 do Mercado Municipal, e por isso 24 restaurantes do concelho juntam-se ao objetivo do evento e colocam pelo menos um prato com ouriço do mar no menu durante o período de duração do mesmo.
Realizado desde 2015, o Festival Internacional do Ouriço do Mar é uma iniciativa criada por Nuno Nobre, consultor gastronómico, que tem levado a cabo um trabalho de exportação de conhecimento com foco na criação de limites legais em países como o Brasil, Malta, Espanha e UK, que permitam a crescente valorização do ouriço do mar. Em 2023, a Ericeira foi distinguida como 'Best Tourism Village' pela United Nations World Tourism Organization, e reconhecida principalmente pela sua preservação da biodiversidade e ecossistema marítimo. "Hoje, passados 10 anos, é com orgulho que vejo o ouriço ser considerado um ingrediente-estrela em restaurantes reconhecidos de todo o mundo e sentir que o festival contribuiu para que o seu futuro (graças ao foco em medidas de proteção e conservação, por exemplo) esteja assegurado", diz Nuno Nobre, fundador e curador do Festival.

Ainda no âmbito das festividades, irá realizar-se o jantar 'Ouriço do mar: o Caviar da Ericeira', no dia 27 de março, no restaurante Golfinho Azul (junto à praia de São Lourenço). Pedro Castro será o chef da noite e apresentará cinco momentos, todos eles com a presença do ouriço do mar, que poderá ser degustado desde o welcome drink até à sobremesa. Os pratos serão acompanhados por uma seleção de vinhos, incluída no preço, que estarão a cargo da Ouriceira Wines (Ericeira), Madame Pilar (Torres Vedras) e Quinta da Murgas (Bucelas). O preço do jantar é de €60 por pessoa.

O festival acontece nos últimos dias de março mas não acaba aí, e, no dia 3 de abril, realizar-se-á na Nunes Real Marisqueira uma signature session 'Abril Ouriços Mil'. Este almoço fará um balanço destes dez anos de celebrações e contará com todos os parceiros do evento, imprensa e convidados numa talk informal enquanto degustam algumas sugestões criadas pelo restaurante.
Semana dos Leitões no Zunzum Gastrobar. Marlene Vieira reinventa um clássico nacional
A tradição ganha um toque de ousadia e, após o sucesso da Semana da Francesinha, o restaurante ‘Zunzum Gastrobar’ volta a dedicar uma semana a um sabor português e o escolhido foi o leitão assado.
Food Love Fest. Sabores da terra e estrelas Michelin no coração do Alentejo
Nos dias 22 e 23 de março, a Herdade da Malhadinha Nova recebe um dos eventos gastronómicos mais especiais do ano. Quatro chefs de renome unem talento e criatividade para mostrar o potencial dos produtos locais, num jantar irrepetível.
JNcQUOI Asia celebra festival dedicado à gastronomia indiana
Entre os dias 12 a 15 de março, o restaurante de inspiração oriental do grupo Amorim Luxury volta a ser casa para o Holi Festival, com um menu exclusivo da autoria do chef Mário Esteves.
Sin Talho, o festival dedicado à gastronomia sem carne
Seis chefs e doze pratos 100% vegan é o evento programado para o próximo sábado, na fábrica da MUSA de Marvila, em Lisboa. O objetivo? Provar que a ausência de carne não significa falta de sabor.
Que vinhos vale a pena provar em março? Cinco escolhas
Este mês, em cima da mesa estão dois tintos com selo DOC, um branco clássico e um espumante tinto da mesma região. Das vinhas velhas do Douro, um branco que demorou a encontrar.
‘Residência’ de regresso à estrada com sete paragens nacionais
A iniciativa de João Rodrigues retorna para mais uma edição onde chefs nacionais e internacionais vão explorar sete regiões de Portugal. Juntam-se cozinheiros, produtores, artesãos e cultura local para mais uma temporada da Residência, com primeira paragem no Alentejo.
Ouriços. O marisco com um sabor impossível de imitar: mar
O Festival Internacional do Ouriço-do-Mar na Ericeira veio chamar a atenção para um petisco que estava afastado da mesa dos portugueses. Ganhou lugar na gastronomia e na carta de alguns restaurantes.
No próximo domingo, o hotel de charme organiza um almoço especial para assinalar o Dia da Mãe. Num ambiente de charme e história, famílias poderão desfrutar de uma refeição pensada para assinalar a data de forma tranquila e memorável (sem se preocuparem com tachos).
A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.
Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.
Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.