Sin Talho, o festival dedicado à gastronomia sem carne
Seis chefs e doze pratos 100% vegan é o evento programado para o próximo sábado, na fábrica da MUSA de Marvila, em Lisboa. O objetivo? Provar que a ausência de carne não significa falta de sabor.

Hoje em dia, cada vez mais pessoas procuram alternativas à carne para a sua alimentação, seja por questões de saúde, éticas ou simplesmente por opção própria. Para quem já segue a dieta vegan ou até para os mais curiosos que quiserem experimentar novas possibilidades gastronómicas, o Sin Talho é o festival dedicado à libertinagem vegetal. Com data marcada para este sábado, dia 22 de março, o evento terá lugar na fábrica da MUSA de Marvila onde sete chefs serão desafiados a deixar a carne de lado e a criar refeições apenas com produtos que crescem na terra.

O menu conta com uma grande variedade de pratos principais. Bernardo Agrela, hoje um dos nomes mais reconhecidos na gastronomia lisboeta, propõe uma Salsicha de Cogumelos e uma Shuarma de Aipo. A chef Alana Mostachio, especialista em fermentação e plantas silvestres, traz consigo um Karaage de Cogumelo e um prato de Batata e Miso. Pedro Abril, aposta no Banh Mi de Tofu Crispy e na Pizza Sando Tikka com Couve Flor e Achar de Pepino, trazendo algumas influências globais para o evento. Pedro Monteiro, fundador da Tasca Baldracca, serve Cenoura 4x com Laranja e Óleo de Coco Queimado e um Cachorro de Pastinaca Glaceada com Catupiry de Leite de Coco - curioso, no mínimo. A engenheira alimentar Natalie Castro prepara uma Tempura de Bimis com Creme Picante de Sésamo e Soja, além de um Caldo de Legumes com Trouxa de Alho-Francês recheada de Arroz e Alga. Por último, Miguel Peres, o chef que conquistou um Bib Gourmand no Guia Michelin 2025, cozinhará umas Ervilhas e Wasabi e Panquecas de Nabo e Cebolo. Para sobremesas terá brownies, doughnuts, bolas de berlim e outros bolos, da autoria da Damn Pastry by Alho Francês.
Mas este festival não é apenas sobre gastronomia, por isso para acompanhar o almoço conta também com uma programação musical produzida por DJs vegetarianos, os convidados são Joana Perez, Marooskas e Progressivu. O Sin Talho arranca à 13h00 e pode fazer já a sua reserva através do email musademarvila@cervejamusa.com.
Ericeira celebra o Ouriço do Mar: 10 anos de um festival de sabores
Com chefs nacionais e internacionais, sessões de cozinha e um produto estrela ainda pouco comum, o evento volta a ser recebido na Ericeira, entre os dias 21 e 30 de Março.
‘Residência’ de regresso à estrada com sete paragens nacionais
A iniciativa de João Rodrigues retorna para mais uma edição onde chefs nacionais e internacionais vão explorar sete regiões de Portugal. Juntam-se cozinheiros, produtores, artesãos e cultura local para mais uma temporada da Residência, com primeira paragem no Alentejo.
Guia para não especialistas: todos os detalhes que fazem a diferença na hora de beber whisky
Sabe por que motivo devia sempre olhar para o teor alcoólico do whisky antes de o beber? O grau alcoólico não é uma mera constatação de quantidade e revela muito sobre o método e a qualidade da produção. É um dos pequenos "segredos" que vamos revelar neste guia para conhecer melhor os diferentes estilos e regiões de whisky escocês.
Vicentino, a herdade de vinhos do Alentejo suave, onde também podemos pernoitar
No final dos anos 80, o norueguês Ole Martin Siem tomou-se de amores pela paisagem do sudoeste alentejano, onde fixou os seus projetos de agricultura. Hoje, desenvolve uma marca de vinhos muito particular (Vicentino) e ainda um turismo de habitação que convida à tranquilidade.
Duzentas gramas de carne dry aged, com pelo menos 60 dias de maturação, cheddar inglês e melaço de bacon são os ingredientes que dão forma à receita vencedora do Holy Sandwich Shop.
Marlene Vieira preparou propostas frescas e vibrantes para a época mais quente do ano, sempre com a portugalidade no centro de tudo. Há espetada de novilho, choco frito e sericaia com ameixa d'Elvas.
Um colheita tardia de Favaios calha bem à sobremesa e não só. O rosé do Alentejo ou o “verde” de Portugal Ramos, e ainda os dois tintos do Alentejo e do Douro, completam o ramalhete.
“O que mais importa nestes projetos são as pessoas que reunimos”, dizem, à vez, Jorge Dias e Anselmo Mendes, dois grandes senhores do vinho, unidos por uma longa amizade e juntos num dos projetos mais inovadores da região dos Verdes.