Restaurante Província. Quatro jantares a quatro mãos, com chefs de renome
Do campo para a cidade. É assim que se apresenta o restaurante Lisboeta, o Província, que nos meses de março e abril vai ser casa de uma experiência gastronómica que vai trazer sabores de outras regiões até à capital.

Localizado na Avenida da República, o Província garante uma das coisas que, atualmente, nos fazem preferir uns restaurantes a outros: ingredientes escolhidos a dedo e trabalhados em pratos que nos remetem para a tradição, mas sempre com um toque mais elaborado. Agora, o restaurante do Grupo Non Basta, decide trazer outros sabores até à mesa. Quatro jantares a quatro mãos irão realizar-se todas as terças-feiras, durante quatro semanas, com a presença do chef da casa, Mário Cardeira, em conjunto com alguns dos chefs que mais têm dado que falar no país.

Frederico Seixas, um dos sócios do Província, diz que "há muito que tínhamos a vontade de trazer até ao centro de Lisboa alguns dos nossos restaurantes preferidos em Portugal, fazendo jus ao nosso mote de trazer o melhor da ‘província’ para o centro de Lisboa. Em conjunto com o nosso chef executivo, Mário Cardeira, fizemos o convite a quatro chefs que admiramos e que têm os seus restaurantes fora da capital, e não podíamos estar mais felizes com o elenco desta primeira série de jantares."

A partir do dia 18 de março, os jantares começam a ter então mais companhia com o chef Francesco Ogliari, do restaurante Tua Madre em Évora. Um cozinheiro-amigo que já esteve envolvido na consultoria gastronómica do restaurante, volta agora até ao Província com um menu que conta com pratos como bruschetta de língua e burrata, uns agnolotti de cozido e grão e saltimboca de porco preto, com acelgas e presunto. Para complementar, o chef Mário Cardeira fará salada de favas com barriga de porco, açorda de corvina e pudim Abade de Priscos.

Dia 25, os sabores de Estremoz vêm até Lisboa com a chef Michele Marques, da Mercearia do Gadanha, que traz um jantar completo com pastel de cação com molho de coentrada, umas codornizes fritas e uma perna de borrego assada. Da cozinha do Província sairá salada de polvo grelhado com pil pil de pimentos assados, Polenta cremosa de tomate seco e azeitonas taggiasca com borrego grelhado e ravioli de queijo de cabra.

Para as terças-feiras seguintes, os menus não estão divulgados ainda, mas o mês de abril contará com a presença de Paulo Carvalho, chef dos restaurantes d’O Zagaia e d’O Batel, ambos em Sesimbra. Dia 1, o chef Paulo traz consigo para esta experiência os sabores do litoral, com pratos produzidos à base de produtos do mar.

Por fim, a Chef Ana Moura, vinda de Lamelas, Porto Covo, será a última convidada e prepara o jantar no dia 8 de abril.
"Estes serão jantares únicos e irrepetíveis, onde cada um dos cozinheiros convidados irá trabalhar em conjunto com o nosso chef, dando sempre destaque a um ingrediente e a um produtor da região do restaurante em questão. O menu será de partilha para que os nossos clientes possam provar vários pratos e ter uma experiência verdadeiramente memorável", acrescenta Frederico Seixas.

Os jantares começam às 19h00e terminam 23h30. O conceito ‘Da província para o Província' fica por agora por estas quatros noites, mas pode vir a ter outras edições ainda este ano.
A Real Companhia Velha e o vinho da Quinta das Carvalhas que nunca existiu
A Real Companhia Velha apresentou as últimas novidades da Quinta das Carvalhas – o Vinhas Velhas, o Reserva, a Vinha do Eirol, o Tinta Francisca e um Branco – mas também deu a provar algumas preciosidades “de parcela” que nunca viram a luz do dia. A ver se é desta…
Que vinhos vale a pena provar em março? Cinco escolhas
Este mês, em cima da mesa estão dois tintos com selo DOC, um branco clássico e um espumante tinto da mesma região. Das vinhas velhas do Douro, um branco que demorou a encontrar.
Guia Michelin Portugal 2025. As estreias, as desilusões, os prémios especiais e o balanço final
A Must esteve na gala a acompanhar os vencedores. Relatamos como foi a noite Michelin, das novas estrelas às desilusões.
O melhor bourbon do ano nos Prémios John Barleycorn 2024
Com um perfil de sabor autêntico e um processo de envelhecimento meticuloso, o Heaven Hill Grain to Glass é já uma referência no mundo das bebidas espirituosas.
JNcQUOI Asia celebra festival dedicado à gastronomia indiana
Entre os dias 12 a 15 de março, o restaurante de inspiração oriental do grupo Amorim Luxury volta a ser casa para o Holi Festival, com um menu exclusivo da autoria do chef Mário Esteves.
Semana dos Leitões no Zunzum Gastrobar. Marlene Vieira reinventa um clássico nacional
A tradição ganha um toque de ousadia e, após o sucesso da Semana da Francesinha, o restaurante ‘Zunzum Gastrobar’ volta a dedicar uma semana a um sabor português e o escolhido foi o leitão assado.
Seis chefs e doze pratos 100% vegan é o evento programado para o próximo sábado, na fábrica da MUSA de Marvila, em Lisboa. O objetivo? Provar que a ausência de carne não significa falta de sabor.
Nos dias 22 e 23 de março, a Herdade da Malhadinha Nova recebe um dos eventos gastronómicos mais especiais do ano. Quatro chefs de renome unem talento e criatividade para mostrar o potencial dos produtos locais, num jantar irrepetível.
No final dos anos 80, o norueguês Ole Martin Siem tomou-se de amores pela paisagem do sudoeste alentejano, onde fixou os seus projetos de agricultura. Hoje, desenvolve uma marca de vinhos muito particular (Vicentino) e ainda um turismo de habitação que convida à tranquilidade.
Sabe por que motivo devia sempre olhar para o teor alcoólico do whisky antes de o beber? O grau alcoólico não é uma mera constatação de quantidade e revela muito sobre o método e a qualidade da produção. É um dos pequenos "segredos" que vamos revelar neste guia para conhecer melhor os diferentes estilos e regiões de whisky escocês.