Viagens de avião mais baratas? Eis como as encontrar
Criados durante a Convenção de Chicago de 1944, os "voos da quinta liberdade" (existem nove liberdades do ar) são conhecidos pela sua experiência aérea simpática e económica.

Aventureiro que se preze procura sempre pelos melhores negócios no que toca a viagens, principalmente se forem de avião. E acontece que os chamados fifth freedom flights, "voos da quinta liberdade" em tradução livre, são os aliados ideais nestes casos.
No que toca a serviços aéreos internacionais, "consistem no direito ou privilégio, concedido por um país a outro, de desembarcar ou embarcar, no território do primeiro país, o tráfego proveniente de ou destinado a um país não pertencente à UE". Ou seja, podem embarcar passageiros num país diferente daqueles em que a companhia está localizada, desde que comecem ou terminem no país de origem.
Um exemplo: um voo parte do local A para o local B, mas tem autorização para aterrar no local C no caminho. Outro mais prático: existem voos da KLM, cuja base é em Amsterdão, para Santiago, no Chile, mas com escala em Buenos Aires. Nesta situação, poderíamos comprar bilhetes para uma destas cidades sul-americanas, mas também apenas entre Buenos Aires e Santiago.
São viagens mais económicas tanto para os turistas como para as próprias companhias internacionais. Isto porque nem todos os destinos "enchem" os lugares do avião, e ao acrescentar-se uma escala extra ao longo do percurso, a viagem total torna-se mais eficiente. Além disso, certas empresas não conseguem justificar um voo próprio para determinados destinos, pelo que escolhem esta opção. Os "voos da quinta liberdade" ajudam a estimular a concorrência e oferecem outras alternativas entre países aos viajantes, como explica o site da Condé Nast Traveler.
Falamos, assim de voos que oferecem a oportunidade de se viajar com tarifas aéreas mais simpáticas na mesma rota, para não falar de que, muitas vezes, a aeronave é mais espaçosa. Em comparação com outras companhias norte-americanas ou europeias, as internacionais com voos da quinta liberdade apresentam uma experiência de melhor qualidade no geral (lugares mais confortáveis, melhores refeições, entre outros benfícios).
São um segredo bem escondido dos aventureiros mais experientes, pois é nestas rotas que encontramos bilhetes para passageiros frequentes que passam muitas vezes despercebidos, e que por não terem muita procura, costumam ter descontos, a fim de se cobrir os custos de operação.
Esta companhia aérea está a oferecer prémios a quem se sentar no lugar do meio
O plano brilhante foi apresentado pela Virgin Australia e decorrerá até abril de 2023.
O que pode – e o que não pode – roubar em hotéis sem sofrer consequências
Há qualquer coisa nas estadias em hotéis que transforma até a alma mais honrada num cleptomaníaco que rouba champô.
Portugal eleito "destino tendência" para 2023
As ilhas portuguesas têm despertado o interesse dos utilizadores espanhóis e britânicos da plataforma de viagens Skyscanner, uma vez que estão entre os destinos com um maior aumento de pesquisas.
Seis em cada dez turistas viajam para Portugal para se divertirem
Mar, praias, monumentos, igrejas... muitos são os atributos que fazem de Portugal um dos melhores destinos para turistas, mas as saídas à noite estão a ganhar especial destaque.
Será esta a solução para o jet lag?
O "produto revolucionário", de nome Flykitt, é composto por suplementos alimentares, óculos de lentes especiais e um mix de diferentes bebidas.
Quer marcar uma viagem barata? Há uma data certa para o fazer
As companhias aéreas e de viagens avisam sempre que devemos marcar as nossas férias antecipadamente, de forma a pouparmos mais dinheiro. Mas será que com antecedência é a estratégia certa para comprar uma viagem?
Esta companhia aérea vai começar a pesar os passageiros antes de embarcarem
No decorrer dos próximos dias a Air New Zealand, companhia da Nova Zelândia, vai realizar um inquérito sobre o peso dos passageiros. Cerca de 10.000 pessoas serão pesadas antes do embarque.
Os segredos para viajar em primeira classe de borla
Cierra Mistt, assistente de bordo de Nova Iorque, partilhou no Tik Tok alguns truques para viajar com o melhor serviço de avião sem ter de pagar mais.
Do Japão aos Estados Unidos: quanto se deve deixar de gorjeta nestes países?
As regras em relação à gratificação voluntária não são universais - se por um lado é esperado que os turistas o façam na América do Norte, o mesmo já não acontece nalguns países da Ásia.
Beliches com asas: a última novidade das companhias aéreas
A Air New Zealand lança o SkyNest, uma cabine com beliches que permite aos passageiros das classes económicas fazerem uma revigorante sesta antes de chegarem ao destino.
Uma lista elaborada pela Global Finance, revista financeira americana, que todos os anos compila os país mais abastados do mundo com base em variáveis que ultrapassam a mera noção do PIB.
Ao contrário do que se possa pensar, o futuro não está nos criadores de conteúdo, cirurgiões ou advogados. Muito pelo contrário.
Com um nível de vida tão acessível, é impossível resistir a estes paraísos.
Fica numa das zonas mais prestigiadas de Los Angeles, no bairro de Bel Air, e estará em leilão entre 28 de fevereiro e 2 de março.