Prazeres / Lugares

Longevity: o cinco estrelas que alia a medicina preventiva ao descanso

O Longevity Health & Wellness Hotel, em Portimão, propõe-nos um tipo de descanso diferente. Ao mesmo tempo que relaxamos, uma equipa de profissionais ajuda-nos a encontrar soluções para um estilo de vida melhor, com base na nossas informações genéticas.

Foto: Longevity Health & Wellness Hotel
04 de dezembro de 2022 | Ana Filipa Damião

Sabemos que Portugal é procurado pelo seu clima ameno, praias idílicas e iguarias tradicionais, principalmente nos meses mais quentes. Porém, o caso muda um pouco quando o assunto é o turismo médico, com fãs ao longo dos 365 dias do ano. Visitámos o Longevity Health & Wellness Hotel em Alvor, uma vila pitoresca no sul do país, para experienciar em primeira mão os seus benefícios.

Esta vertente turística foca-se na saúde física e mental do indivíduo, tendo assim uma componente médica muito forte na sua base, com consultas, avaliações e tratamentos centrados em cinco pilares: medicina preventiva, holística, integrativa, regenerativa e personalizada
Como dita a expressão popular, estamos simplesmente a juntar o útil ao agradável. Enquanto desfrutamos do merecido descanso, tomamos conta de nós a um nível mais profundo, algo que é muitas vezes descurado em prol de outras questões que pensamos mais urgentes. 

Vista exterior do Longevity Health & Wellness Hotel.
Vista exterior do Longevity Health & Wellness Hotel. Foto: Longevity Health & Wellness Hotel

O Longevity especializa-se em combater o que afirma ser um dos maiores desafios que a sociedade moderna enfrenta - a inflammaging, um tipo de inflamação crónica de baixo grau que, devido à sua fraca manifestação de sintomas, passa despercebida e piora com o passar do tempo. Inflamações que se alimentam de males comuns, como comida processada, stress, falta de exercício e privação de sono, e que contribuem para um sistema imunitário enfraquecido. Os possíveis resultados são conhecidos. Pensemos em cancro, diabetes ou doenças cardíacas, por exemplo.

Área de receção do Longevity Health & Wellness Hotel
Área de receção do Longevity Health & Wellness Hotel Foto: Longevity Health & Wellness Hotel

Consultas médicas e smoothies verdes

No cinco estrelas, os programas e pacotes disponíveis variam entre as duas e as 28 noites de estada. E embora se trate de um hotel de luxo, a sua decoração em tons creme e branco faz lembrar longos passeios pela praia, numa fusão entre elegância e conforto, e o estilo tropical zen. O pôr do sol visto do terceiro andar - onde fica um dos restaurantes e a piscina - é de cortar a respiração - com o céu pintado de laranja e cor-de-rosa. 

A piscina exterior situa-se no terraço
A piscina exterior situa-se no terraço Foto: Longevity Health & Wellness Hotel

O nosso programa começou com uma série de check ups. Ainda em jejum, começámos o dia com análises ao sangue, medição da tensão, eletrocardiograma ao coração e um mineralograma, que avalia a quantidade de metais pesados e minerais no corpo. Testes realizados, seguimos para uma avaliação biofísica. Com apenas algumas perguntas sobre o nosso estilo de vida e poucos minutos numa balança tecnológica, ficámos a saber tudo sobre a nossa composição corporal, mesmo o que preferiamos não saber: peso, altura, índice de massa corporal, gordura visceral, idade metabólica, entre outros parâmetros.

Pure Cafe by Longevity, situado no terceiro andar e com vista panorâmica da baía de Alvor.
Pure Cafe by Longevity, situado no terceiro andar e com vista panorâmica da baía de Alvor. Foto: Longevity Health & Wellness Hotel

Faltavam algumas horas para o meio-dia, e a fome começava a dar sinais. Mas, antes disso, fomos conhecer Ricardo Rosa, eleito pela revista Condé Nast Traveler como um dos 19 melhores terapeutas e healers mundiais e o principal fisioterapeuta e osteopata do Longevity, para uma avaliação de disfunções vertebrais, que permite analisar a compensação muscular na coluna vertebral.

O Longevity Health & Wellness Hotel oferece um leque vasto de especialidades médicas.
O Longevity Health & Wellness Hotel oferece um leque vasto de especialidades médicas. Foto: Longevity Health & Wellness Hotel

Por outras palavras, descobrimos se estamos bem que toca à nossa postura e mobilidade em geral, como nos disse o médico. O processo é simples e rápido, com recurso à palpação mas também da tecnologia.

Através de um exame Surface sEMG (
eletromiografia de superfície), obtemos informação sobre os níveis da atividade elétrica que é gerada quando os músculos contraem, contribuindo para uma melhor compreensão do sistema muscular do paciente. No nosso caso, o exame foi feito com o sistema sEMG MyoVision, com base num pequeno scanner de mão (que utiliza a mesma tecnologia de uma máquina ECG). O diagnóstico não foi totalmente positivo, apesar de não ser uma surpresa. As longas horas passadas ao computador revelavam-se agora em forma de barras vermelhas (mau sinal) no gráfico e em dores de coluna.

Possíveis resultados da avaliação de disfunções vertebrais.
Possíveis resultados da avaliação de disfunções vertebrais. Foto: D.R

Como que para desanuviar, tivemos finalmente direito ao pequeno-almoço, com mandava o programa - um smoothie proteíco verde, que sabia melhor do que o seu aspeto - e a um tratamento de detox intensivo. Uma sessão de trinta minutos de Iyashi Dôme equivale a uma corrida de vinte quilómetros e elimina cerca de 600 calorias. Permite ainda a expulsão de toxinas e metais pesados do organismo, ajuda na redução da celulite, melhora a elasticidade da pele e tem um efeito relaxante nos músculos. Uma tecnologia de ponta japonesa, cuja ação é feita através de raios infravermelhos.

Tecnologia utilizada no tratamento Iyashi Dôme.
Tecnologia utilizada no tratamento Iyashi Dôme. Foto: Longevity Health & Wellness Hotel

Depois do almoço - a única refeição sólida do dia - conversámos um pouco com Joana Santos, diretora clínica nas clínicas Longevity em Portugal, que nos explicou em pormenor os resultados das análises realizadas de manhã. É impressionante como uma minúscula amostra de ADN transforma os nossos segredos num livro aberto para todos lerem. O relatório que nos é entregue não menciona apenas os metais pesados, os minerais ou as vitaminas que temos a mais ou menos, mas também indica o nosso stress oxidativo, a saúde da pele, unhas e cabelo e até da nossa digestão. Impressionante.

A decoração dos quartos é serena e em tons creme
A decoração dos quartos é serena e em tons creme Foto: Longevity Health & Wellness Hotel

Depois da saúde, lazer! 

A estada no cinco estrelas não estaria completa sem conhecermos o spa e o vasto leque de massagens que oferece. Situado numa das pontas do hotel, a área dedicada ao spa tem um tamanho confortável, sem chegar a extremos.

Piscinas do spa.
Piscinas do spa. Foto: Longevity Health & Wellness Hotel
Sauna
Sauna Foto: Longevity Health & Wellness Hotel

Isto porque não se trata da principal componente do hotel, antes um complemento. Recomendamos um mergulho prolongado na piscina aquecida com jatos, uma massagem anti-stress, a esfoliação com sal dos Himalaias e spirulina e ainda uma sessão de terapia de argila. Oitenta minutos numa sala escura, puro prazer. 

As salas usadas para os rituais de argila e outros tratamentos que envolvam água.
As salas usadas para os rituais de argila e outros tratamentos que envolvam água. Foto: Longevity Health & Wellness Hotel

Onde? Rua Galo Louro 201, 8500-322, Portimão. Reservas através de 282 248 890 ou reservations@longevityalvor.com.

Saiba mais Longevity Health & Wellness Hotel, Algarve, Turismo Médico, Medicina Preventiva
Relacionadas

Portugal eleito "destino tendência" para 2023

As ilhas portuguesas têm despertado o interesse dos utilizadores espanhóis e britânicos da plataforma de viagens Skyscanner, uma vez que estão entre os destinos com um maior aumento de pesquisas.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.