Prazeres / Lugares

Fjällräven Polar, a famosa expedição ao Ártico está de regresso em 2024

A competição de cães mais exigente do mundo, na região do Alasca, reunirá 20 pessoas de todo o mundo numa expedição de 300km em trenós pela tundra ártica da Escandinávia, entre os dias 2 e 8 de abril do próximo ano.

Foto: DR
13 de setembro de 2023 | Bruna Fonseca / Com Rita Silva Avelar

É já pela 19ª vez que acontece, no Ártico, aquela que é possivelmente a expedição de cães mais famosa do mundo. A experiência Fjällräven Polar, que acontece mais precisamente na tundra ártica da Escandinávia e se desenrola ao longo de 300km, vai durar cinco dias, e os participantes vão ter a oportunidade de conduzir trenós atrelados por 180 cães da Suécia, acompanhados de vários especialistas. 

Experiência Fjällräven Polar
Experiência Fjällräven Polar Foto: DR

Åke Nordin, fundador deste evento, promete que está será uma incrível experiência ao ar livre, para aqueles que querem ter uma aventura numa das mais rigorosas localizações de inverno, tendo como objetivo inspirar as pessoas a passarem mais tempo rodeadas da natureza. O Fjällräven Polar teve início nos anos 90, quando Nordin conheceu um dos principais condutores de trenós puxados por cães da Suécia, e que tinha participado em Iditarod, a competição de trenós puxados por cães mais dura do mundo, na região selvagem do Alasca.

A apresentação deste evento global vai ser no dia 30 de outubro.
A apresentação deste evento global vai ser no dia 30 de outubro. Foto: DR

Foi por essa razão que, entre 1997 a 2006, o Fjällräven Polar foi uma corrida semelhante à de Iditarod. Em 2012, após um hiato de seis anos, a corrida anteriormente pensada para especialistas em trenós puxados por cães, regressou num outro formato: para pessoas curiosas e comuns. Ou seja, hoje em dia, esta expedição é pensada para ser feita pelo mais comum dos mortais, sem que exigir longos meses de treinos. 

Experiência Fjällräven Polar
Experiência Fjällräven Polar Foto: DR

A apresentação deste evento global vai ser no dia 30 de outubro, sendo no mesmo dia também abertas as inscrições para todos aqueles que pretendem participar na experiência. As pessoas escolhidas serão anunciadas no dia 11 de dezembro.

 

Saiba mais Fjällräven Polar, Ártico, Aventura, Åke Nordin, Lazer, Viagens
Relacionadas

Portugueses no top 3 dos povos mais aventureiros

Na hora de escolherem os seus destinos de férias, 73% dos portugueses preferem aventuras, desafios e fugir da sua zona de conforto. Mais aventureiros, só os americanos e os espanhóis. São algumas das conclusões dum estudo da eDreams.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.