Prazeres / Lugares

Punta Umbría, um dos destinos tendência mais procurados, a poucas horas de Portugal

De banhos de sol a mergulhos na piscina; de grutas mágicas a passeios por Marte. Punta Umbría, Aracena e Minas de Rio Tinto, na Andaluzia, são um verdadeiro paraíso do mundo dos resorts. Fomos lá e voltamos para contar a história.

Foto: Barceló Group
08 de agosto de 2022 | Ana Filipa Damião

Tal como Harry Potter, que atravessou a plataforma 9 ¾ com destino a Hogwarts, também nós nos sentimos a entrar num lugar mágico quando atravessamos a fronteira portuguesa em direção a Espanha. Após algumas horas de viagem (45 km de distância do Algarve), conseguimos finalmente sentir próximas as férias e o tão aguardado sossego: acabamos de chegar a Punta Umbría, uma localidade na província de Huelva, na Região Autónoma de Andaluzia. É o destino ideal para quem procura as temperaturas fantásticas do Algarve, mas sem a azáfama turística em que o sul do país se transforma no verão; é um pedacinho do céu na Terra, até para os locais. Também é lá que ficam dois hotéis do grupo Barceló, o quatro estrelas Punta Umbría Beach Resort, maior da Europa, e o Punta Umbría Mar, ambos com vista para a praia.

Vista aérea do Punta Umbría Beach Resort
Vista aérea do Punta Umbría Beach Resort Foto: Barceló Group

Uma vez feito o check-in, a vontade é nunca deixar o paraíso construído no coração do Parque Natural de los Enebrales e Marismas del Odiel e da reserva natural Las Marismas de Odiel, onde se pode observar aves migratórias. Com um quilómetro de comprimento, cabem lá três edifícios, cada um com receção própria, o Beach Resort conta com 1200 amplos quartos. Pensado num estilo tipicamente andaluz, emana elegância e modernidade, com as cores quentes e neutras a contrastar lindamente com o azul das piscinas, do mar e do céu.

Passadiço do Parque Natural de Enebrales, com saída para a praia
Passadiço do Parque Natural de Enebrales, com saída para a praia Foto: Barceló Group
Uma das piscinas do Resort de quatro estrelas
Uma das piscinas do Resort de quatro estrelas Foto: Barceló Group

Existem cinco tipos de quarto, de duplo superior a suíte, sem esquecer as famílias com crianças pequenas. Trata-se literalmente de uma mini vila, onde diversão e descontração são as palavras de ordem. Enquanto os mais velhos bronzeiam nas espreguiçadeiras, os mais novos brincam nos parques ou clubes infantis. A equipa de animadores do Barcy Club (4-7 e 8-12 anos) mantém as crianças entretidas com um programa recheado de atividades:  o programa Happy Minds dá a conhecer personalidades importantes na história como Amelia Earhart ou Charlie Chaplin,  atividade Princesa Por Um Dia é bastante popular entre as meninas, e para os adolescentes, entre os 13 e os 17 anos, há uma sala própria com videojogos, matraquilhos e mesa de bilhar.

Quarto Duplo Superior com varanda
Quarto Duplo Superior com varanda Foto: Barceló Group
Parque infantil
Parque infantil Foto: Barceló Group

Os amantes de desporto podem treinar no ginásio, na área de crossfit, ou nos campos externos de basquetebol e paddle e ainda visitar um dos sete campos de golfe que existem nas proximidades. Porém, a estrela principal é mesmo a área de spa e bem-estar – 2500 metros quadrados de instalações modernas prontas para receber os seus hóspedes. Além dos tratamentos de beleza e massagens, aconselhamos o circuito de hidroterapia: duas piscinas de água quente com jatos de água, ideal para relaxar os músculos, jacúzi, sauna, banho turco, "camas" de pedra aquecida e ainda duches para os mais corajosos (a sério), com água quente e gelada lançada alternadamente. Sem esquecer o programa de entretenimento e de espetáculos, disponível durante toda a semana, de manhã à noite.

Circuito de hidroterapia
Circuito de hidroterapia Foto: Barceló Group
Jacuzzi
Jacuzzi Foto: Barceló Group

A gastronomia é igualmente diversa, com quatro restaurantes em estilo buffet. Enquanto o El Estero se foca na cozinha de mercado, o El Calé transporta-nos para Itália. Entramos no faroeste americano com o Cormonares e, por fim, o Brújula leva-nos aos quatros cantos do mundo, com a sua cozinha internacional. Numa abordagem diferente, foi criado o Camarina, um restaurante a la carte onde cada prato da ementa é uma verdadeira iguaria.

Restaurante Brújula
Restaurante Brújula Foto: Barceló Group

Locais para visitar

A praia de los Enebrales é paragem obrigatória. Extenso areal limpo, com muitas conchinhas, e ondas calmas. Quem desgosta de sentir a areia entre os dedos dos pés, pode antes percorrer o Parque Natural de Los Enebrales, onde vivem duas espécies protegidas: camaleões e zimbro costeiro. Há ainda uma escola de canoagem a cinco minutos do resort.

Pôr do sol na praia de los Enebrales
Pôr do sol na praia de los Enebrales Foto: @barcelopuntaumbriabeachresort

Em Aracena, a uma hora e meia de viagem de Punta Umbría, fica a Gruta de las Maravillas. Não é fácil encontrar palavras que façam jus à paisagem dentro da caverna, há muitos milénios escondida abaixo do nível do solo. Localizada no centro do município, é uma das grutas turísticas mais visitadas de Espanha, prolongando-se por mais de dois mil metros de comprimento, dos quais apenas 1200 estão abertos ao público. As primeiras referências à sua descoberta datam de 1850, durante os trabalhos mineiros típicos da região. Será que isto foi o que Alice sentiu ao dar-se conta que estava no País das Maravilhas? A cavidade freática foi originada a partir da ação de erosão-dissolução da água nas rochas calcárias. O seu teto e as paredes estão cobertos por formações de estalactites e algumas colunas seculares. No chão, há estalagmites e profundos lagos cristalinos, daqueles que só se vêm nos filmes.

Para os fãs de história ou séries de fantasia, aconselha-se também um salto rápido ao castelo de Aracena, edificado no século XIII. Ainda em Huelva, vale a pena descobrir o Parque Mineiro Riotinto, constituído pelo museu mineiro Ernest Lluch, a minha Peña del Hierro, o caminho de ferro turístico e ainda a casa 21 no bairro britânico de Bellavista.

Visita à mina de Peña de Hierro
Visita à mina de Peña de Hierro Foto: @parquemineroriotinto

Os ingleses chegaram a esta parte da Andaluzia no século XIX, depois de comprarem minas na região ricas em cobre (exploradas pela empresa Rio Tinto Company entre 1873 e 1954). Além de podermos conhecer a fundo a luta da comunidade mineira - que durante um período lutou por melhores condições de trabalho - o museu esconde outros tesouros, como o interior de uma mina romana, amostras de diversos minerais, antigas ferramentas de trabalho, entre outros segredos.

A aventura continua na terra da areia vermelha – Marte. Uma experiência única criada pelo Parque Mineiro que nos leva, através de um comboio pneumático, aos locais onde a NASA e outras instituições têm vindo a realizar pesquisas e testes relacionados com viagens a Marte e outras missões espaciais durante anos. A semelhança é tal que o cenário foi escolhido para gravar cenas de vários filmes e séries.

Paisagem sci-fi à parte, este é um local rico em história e com características arqueológicas únicas. O seu rio, extramente ácido, não permite a criação de vida, exceto um tipo de bactéria, de acordo com o site da Euronews. Tratam-se de bactérias extremófilas, que consomem ferro e enxofre e produzem oxigénio.

Estes são apenas alguns dos locais de destaque de Huelva, dada a sua dimensão e diferentes ofertas turísticas que lá encontramos. De parques naturais, museus e monumentos históricos a caminhadas por rotas nórdicas e até à observação das estrelas, o difícil será escolher. 

Saiba mais Punta Umbría, Huelva, Espanha, Barceló Punta Umbría Beach Resort, Férias, Praia, Grutas
Relacionadas

As férias de luxo dos jogadores de futebol

Seja em Ibiza, nas Maldivas ou Bahamas, os dias de descanso das estrelas do futebol são sempre repletos de luxo e descontração. Descubra os lugares paradisíacos de eleição de jogadores como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Cesc Fàbregas ou Antoine Griezmann.

OS 20 países mais ricos do mundo em 2022

Uma lista elaborada pela Global Finance, revista financeira americana, que todos os anos compila os país mais abastados do mundo com base em variáveis que ultrapassam a mera noção do PIB.

Sete praias fluviais para ir a banhos no interior

Quem disse que as férias no campo não podem ser também sinónimo de praia? Em rios, ribeiras ou barragens, são inúmeros os locais onde se pode ir a banhos e porque o fim do verão ainda está longe, aqui ficam algumas sugestões de norte a sul.

Já decidiu onde jantar hoje? Três sugestões na capital

Palácios modernos, drogarias recuperadas e perfumaria de nicho servida às refeições. Tudo num ambiente cosmopolita com cartas desarmantes e DJ’s a animar as noites. Se está por Lisboa a aproveitar o final do verão, estes são os hotspots do momento.

Mais Lidas
Lugares Um quarto com vista para a planície

Numa herdade em Nossa Senhora de Machede há um refúgio alentejano com piscina, restaurante e jardim que acaba de ser renovado. A desculpa perfeita para visitar o interior do país e desfrutar das férias a sul.

Lugares Já há casas no meio do oceano. São as Sea Pods

Imagine viver por cima do mar, numa casa flutuante, com vista privilegiada… a ajudar o ambiente. Parece um sonho, mas é uma realidade. São casas criadas pela empresa Ocean Builders que demonstram o potencial do design futurístico, clean e orgânico – e também como viver no meio do oceano pode ser mais confortável do que em terra.