Estilo

Do jejum ao detox, mitos sobre dietas que deve esquecer já

Comer inúmeras vezes ao dia, jantar só determinados alimentos, fazer jejum intermitente numa janela específica de horas. Os perigos das dietas que não estão sob a alçada de um especialista em nutrição são para ler aqui.

Foto: Jan Sedivy / Unsplash
30 de maio de 2022 | Rita Silva Avelar

Acima de todas as teorias sobre dietas, assuma o seguinte: para perder peso é preciso entrar em défice calórico. Mas não é preciso sujeitar o corpo a riscos desnecessários. Uma boa dieta mediterrânica, saudável e nutritiva, e um plano de treino regular fazem o milagre que tantos querem: estar em boa forma física.

Para Pedro Carvalho, nutricionista, devemos ter atenção "se a dieta tem todos os grupos de alimentos ou as devidas alternativas (no caso das vegetarianas/veganas), se é uma dieta com a qual a pessoa se identifica e se se sente confortável a faze-la e se de facto é recomendada por um nutricionista "a sério", ou seja inscrito na ordem dos nutricionistas." Além disso, "pode haver perigo para a saúde caso a dieta seja demasiado restritiva, deteriorar ainda mais a relação da pessoa com a alimentação e os nutricionistas fazendo com que seja mais difícil aderir a um real processo de reeducação alimentar no futuro."

Leia com atenção estes mitos e fuja deles a sete pés.

Comer fruta ao jantar

Já ouviu algum amigo dizer que ao jantar só come fruta? Não é assim tão estranho que este argumento seja usado por quem queira manter o peso sob controlo. Mas não é assim que funciona. "Muitas pessoas acreditam que se consumirem apenas frutas à noite vão emagrecer, mas não é verdade. Afinal, está sempre a ingerir açúcar, por mais que reduza as calorias", explica Alejandro Cánovas, nutricionista, em entrevista à Glamour espanhola. Além disso, um jantar de frutas pode fazer com que, no dia seguinte, acorde com mais fome e coma de forma descontrolada.

Comer apenas durante uma janela diária de oito horas

Ou seja, entre as 9h e 17h ou entre as 11h e as 19h. Há quem acredite que o jejum intermitente pode ajudar a moderar o ritmo circadiano e, por fim, aumentar o metabolismo para evitar o ganho de peso. Mas não há evidências que tomar o pequeno-almoço mais tarde ou comer a cada três horas melhora o metabolismo, portanto, para pessoas que não ficam com fome pela manhã, essa variação do jejum é aceitável, mas só se a pessoa não se sentir mal com este método. A regra é evitar tonturas, quebras de tensão e desmaios.

Fazer cinco refeições por dia

Como em todas as dietas, esta decisão vai depender da pessoa, dos seus horários, da sua constituição física, estado de saúde e necessidades."É importante não se deixar levar pelo padrão social de comer cinco vezes ao dia, pois depende totalmente da pessoa e das suas circunstâncias. Caso contrário, pode causar stress e até sobrecarga do sistema digestivo", diz Alejandro Cánovas.

Detox só com líquidos

Esta é uma das mais populares: uma dieta sem sólidos. Embora algumas celebridades assumam que seguem este regime para perder peso (veja-se o caso de Adriana Lima, que dizia fazer uma dieta líquida durante nove dias antes dos desfiles de Victoria Secret), os resultados nunca são duradouros. Claro que o défice calórico promove sempre perda de peso, e pode parecer incrível perder 5 quilos em três dias, mas o peso que se perde com um detox "tende a ser o peso da água dos músculos, não da gordura", explica o nutricionista.

Depois disso, o corpo não parecerá muito diferente ao espelho, e é provável que se ganhe tudo de volta de forma muito rápida. Para Pedro Carvalho, devemos fugir de "dietas que reduzam a alimentação a um só alimento ou grupo de alimentos (mesmo que seja fruta e legumes), dietas "detox" ou alcalinas/pH, pois isso é algo impossível de fazer através da alimentação".

Saiba mais Alejandro Cánovas, saúde, Dietas, Fruta, Comida, Alimentação, Mitos
Relacionadas

Mito da creatina: antes ou depois de treinar?

Maximizar os resultados dos treinos é o objetivo de todos os que gostam de trabalhar o corpo. Para isto, existem vários suplementos que ajudam a ganhar massa muscular, entre eles a creatina. Descubra qual a melhor altura para ingerir esta substância.

Verdadeiro ou falso? Mitos de alimentação de acordo com quem sabe

Seja para emagrecer, para ganhar peso e músculo ou para aderir a um estilo de vida mais saudável, são várias as teorias sobre o que devemos ingerir (ou não) para atingir rapidamente os resultados desejados. Duas nutricionistas desmistificam os mais conhecidos mitos da alimentação.

Mais Lidas
Estilo O que acontece ao corpo quando deixamos de beber álcool

A abstenção de bebidas alcóolicas não é sentida da mesma maneira por toda a gente, pois irá depender do consumo regular de cada indivíduo. Mas para quem bebeu mais do que devia nos últimos tempos, saiba que o Dry January tem de facto efeitos muito positivos no organismo, da regeneração do fígado à capacidade de concentração.

Homem do mês O estilo de Héctor Bellerín

O jogador do Arsenal é ativista, empresário e presença regular em galerias de arte e desfiles de moda. Vegan desde 2017, prometeu plantar três mil árvores na Amazónia por cada vitória,