A maior gruta de cristais da Europa encontra-se no sul de Espanha
O geode gigante de Pulpí, na comunidade espanhola de Andaluzia, está aberto ao público desde 2019. Os enormes cristais fazem da gruta um cenário inacreditável, um fenómeno natural que demora milhares de anos a formar-se.

Foi em dezembro de 1999 que o grupo de mineralogistas de Madrid descobriu a gruta na cidade de Almería, no sul de Espanha, quando estavam em busca de minerais para estudos científicos. Com forma de funil e a cerca de 60 metros de profundidade, a gruta é uma verdadeira obra de arte natural. A cavidade com 8 metros de comprimento e 1,8 de largura contém cristais transparentes que podem atingir até 2 metros.
Estes cristais nada mais são que sulfato de cálcio, ou seja, gesso. O extraordinário são as condições necessárias para que esta matéria se forme e adquira a forma brilhante – o que começou como uma fratura numa rocha, encheu-se de água quente vulcânica, que com o tempo arrefeceu lentamente. Os gases, ao evaporarem, tinham espaço suficiente para que a água - em combinação com o sulfato de cálcio - começasse a cristalizar.

Vinte anos depois da descoberta, esta cavidade geológica pode ser visitada desde o verão de 2019. De acordo com a Câmara Municipal de Almería, a visita dura cerca de 90 minutos, porém é proibido o acesso ao interior da gruta, exceto para fins científicos. Os visitantes podem conhecer o geode pelo exterior.
Cidade flutuante nas Maldivas inaugura em 2024
A ilha paradisíaca é da autoria do arquiteto holandês Koen Olthuius, que planeia apenas construções sobre água. As cores vibrantes das casas dançam com os recifes de corais das Maldivas, que não vão ser danificados com o projeto.
Um quarto com vista para a planície
Numa herdade em Nossa Senhora de Machede há um refúgio alentejano com piscina, restaurante e jardim que acaba de ser renovado. A desculpa perfeita para visitar o interior do país e desfrutar das férias a sul.
Esta ponte feita em vidro é uma das mais temidas do mundo
No sudeste asiático encontra-se uma das melhores atrações turísticas do últimos tempos: a ponte suspensa de vidro Bach Long. Mas, atenção, não é para os fracos de estômago....
Um chef Michelin em Porto Covo
Joachim Koerper, chef do restaurante Eleven, está também agora no restaurante Alma Nómada e no bar de praia A.MAR, ambos na vila pitoresca a sul. Conheça os petiscos que por lá se podem comer, entre alguns clássicos e novas criações.
As mais luxuosas viagens de comboio do mundo
De carruagens-spa a suítes com diversos quartos, as melhores viagens de comboio à volta do mundo.
Sete Maravilhas do mundo para ver já… antes que seja tarde demais
Já resta muito pouco tempo para presenciar estas vistas de ficar boquiaberto – e vai ter de as planear com todo o cuidado para as visitar responsavelmente.
Nove praias portuguesas isoladas para umas férias em paz
Com os areais cheios de norte a sul do país, partimos em busca das últimas praias selvagens da costa sul portuguesa.
Já é possível dormir na villa tropical onde nasceu James Bond
Sim, se for à Jamaica, pode ficar alojado na mansão onde o escritor Ian Fleming criou o icónico agente 007.
Assim é a vista do restaurante mais "alto" do mundo num edifício
Reconhecido pelo Guinness World Records, o Heavenly Jin, na Torre J, em Xangai, é considerado um dos restaurantes com melhor vista do mundo.
De Portugal a França, estas moradias e villas de luxo supremo combinam o melhor de dois mundos: a elegância dos interiores com irresistíveis zonas ao ar livre.
Os muros altos que rodeiam esta casa centenária, da qual a história, a arte e a intemporalidade são protagonistas, escondem uma realidade quase paralela na zona da Boavista. Do jardim à galeria e do spa aos restaurantes com cartas assinadas por Tiago Bonito, há muito para explorar.
A distinção foi atribuída pela prestigiada Condé Nast Traveller, na edição de 2021 dos Readers’ Choice Awards. O retiro de luxo campestre permite-lhe conhecer e experiênciar o Alentejo de uma forma intensa e vibrante.
Entre os dias 25 e 29 de junho, o centro histórico de Loulé transforma-se, uma vez mais, no epicentro da diversidade cultural e musical com a realização da XXI edição do Festival MED. Num cenário que alia o património da cidade à música do mundo, o festival regressa com cinco dias repletos de sons, cores, sabores e experiências únicas, afirmando-se como um dos eventos culturais mais marcantes do verão português.