Prazeres / Lugares

A maior gruta de cristais da Europa encontra-se no sul de Espanha

O geode gigante de Pulpí, na comunidade espanhola de Andaluzia, está aberto ao público desde 2019. Os enormes cristais fazem da gruta um cenário inacreditável, um fenómeno natural que demora milhares de anos a formar-se.

Foto: Município de Pulpí
05 de agosto de 2022

Foi em dezembro de 1999 que o grupo de mineralogistas de Madrid descobriu a gruta na cidade de Almería, no sul de Espanha, quando estavam em busca de minerais para estudos científicos. Com forma de funil e a cerca de 60 metros de profundidade, a gruta é uma verdadeira obra de arte natural. A cavidade com 8 metros de comprimento e 1,8 de largura contém cristais transparentes que podem atingir até 2 metros.

Estes cristais nada mais são que sulfato de cálcio, ou seja, gesso. O extraordinário são as condições necessárias para que esta matéria se forme e adquira a forma brilhante – o que começou como uma fratura numa rocha, encheu-se de água quente vulcânica, que com o tempo arrefeceu lentamente. Os gases, ao evaporarem, tinham espaço suficiente para que a água - em combinação com o sulfato de cálcio - começasse a cristalizar.

A gruta de Naica, no México, é o maior geode do mundo
A gruta de Naica, no México, é o maior geode do mundo Foto: Rotas Turísticas

Vinte anos depois da descoberta, esta cavidade geológica pode ser visitada desde o verão de 2019. De acordo com a Câmara Municipal de Almería, a visita dura cerca de 90 minutos, porém é proibido o acesso ao interior da gruta, exceto para fins científicos. Os visitantes podem conhecer o geode pelo exterior.

Saiba mais Lugares, Viagens, Espanha, Cristais, Pulpí, Geodo
Relacionadas

Cidade flutuante nas Maldivas inaugura em 2024

A ilha paradisíaca é da autoria do arquiteto holandês Koen Olthuius, que planeia apenas construções sobre água. As cores vibrantes das casas dançam com os recifes de corais das Maldivas, que não vão ser danificados com o projeto.

Um quarto com vista para a planície

Numa herdade em Nossa Senhora de Machede há um refúgio alentejano com piscina, restaurante e jardim que acaba de ser renovado. A desculpa perfeita para visitar o interior do país e desfrutar das férias a sul.

Um chef Michelin em Porto Covo

Joachim Koerper, chef do restaurante Eleven, está também agora no restaurante Alma Nómada e no bar de praia A.MAR, ambos na vila pitoresca a sul. Conheça os petiscos que por lá se podem comer, entre alguns clássicos e novas criações.

Mais Lidas