Dos sets de desfiles de moda de Paris para os interiores de casas no Algarve
"The Houses" é uma nova empresa de arquitetura e design de interiores que tem como objetivo simplificar o processo de renovação dos pedaços de história do sul de Portugal.
Em 2016, a designer Anne-Sophie Prevot e o fotógrafo e arquiteto Thomas Warren, criaram a agência Back of the House, baseada em Paris e especializada em consultoria criativa e produção relacionada com arquitetura e cenografia na moda. Em Paris, conta com clientes como Thom Browne, Issey Miyake e Loro Piana. Agora, apaixonados pela "arquitetura tradicional" e "população que aprecia a sua região e é muito acolhedora", com Anne a destacar que está "particularmente impressionada com a luz aqui" abrem uma empresa de design e arquitetura de interiores num aqui que é o Algarve.
Se em Paris surgem nos bastidores das casas de alta costura, no Algarve entram porta adentro. A ideia de se deslocarem até ao canto do sudoeste europeu surgiu por um "amor a ruínas", conta Anne-Sophie, "Assim que vejo uma, quero trazê-la de volta à vida". Apesar de parecer "tolo", sente que tem "uma conexão muito forte com casas (...) Sinto que falam comigo."
Quem de facto falou com Anne e o seu parceiro foram conhecidos que compraram casa no Algarve, "mas os processos de esboçar projetos, apresentar à Câmara e completar o trabalho é tão longa com as agências exigentes" que nasceu a ideia da necessidade de "ajudar pessoas que querem a sua casa de férias ou de família sem ter de esperar quatro anos".
A sua experiência no mundo da Moda certamente ajuda na aprendizagem de como acelerar um projeto. Anne explica que "a Moda exige a fasquia mais alta de detalhes e rapidez, porque os prazos são extremamente apertados". Os sets que a sua empresa construía tinham o mesmo empenho de quem construía uma casa, mas num limite de um mês e meio, com arquitetos, engenheiros e construtores a trabalhar em conjunto com uma rapidez de louvar.
"The Houses" foca-se então na renovação e redecoração de casas, ora de clientes, ora de casas próprias que irão estar disponíveis para arrendar no próximo ano, favorecendo os apontamentos coloridos, objetos vintage e artísticos para criar interiores (ou exteriores) modernos, funcionais e com foco na personalização de cada espaço. Anne partilha que as suas maiores referências na arquitetura são Oscar Niemeyer, Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Gio Ponti e Auguste Perret, algumas das referências que se pode esperar nos seus projetos.
Focando-se na herança local e prometendo valorizar o charme tradicional na região, Anne-Sophie mostra-se fã da arquitetura mourisca, destacando detalhes como "os arcos, ogivas, motivos repetidos e azulejos". "Adoro misturar tudo isto com as linhas retas, quadradas e mais rigorosas da arquitetura brutalista", explica.
A agência integra serviços em que renovam "completamente ruínas ou casas, repensando os espaços, desenhando os planos, tratando das licenças com a Câmara se necessário e vigiar o trabalho até que as chaves sejam entregues", facilitando a renovação de uma casa a clientes que, por exemplo, se encontrem fora do país e não consigam ser eles próprios a supervisionar a obra.
Anne termina a contar o projeto mais recente da The Houses: "a transformação de uma casa/ restaurante localizado no coração de Olhão", em que "a ideia é criar um espaço onde portugueses e estrangeiros se possam juntar e partilhar as suas experiências quotidianas". O projeto deverá estar pronto em 2025.
"Feira de Outono - Arte e Antiguidades" na Sociedade Nacional de Belas Artes
Entre os dias 13 e 17 de novembro, a quinta edição desta feira que celebra a arte contemporânea e as verdadeiro achados vai ter a maior seleção de expositores até hoje.
Peças com História em leilão: os 200 anos da Vista Alegre
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.
A magia do Barroco na arquitetura de Siza. Uma exposição no Museu Nacional Soares dos Reis
"Siza, Câmara Barroca" é mais do que uma simples exposição; é um convite a repensar os limites cronológicos e estilísticos que muitas vezes impomos à arte e à arquitetura. A mostra estará aberta ao público a partir do dia 12 de setembro ao dia 14 de dezembro.
Palácio da Fonte Nova. Um tesouro histórico em Sintra
Este edifício histórico do século XVIII, agora gerido pelo Penha Longa Catering, conjuga a riqueza da sua herança com um ambiente natural, tornando-se um espaço versátil e elegante para celebrações exclusivas.
As cidades mais “instagramáveis” do mundo
Monumentos, parques, arquitetura e atmosferas especiais: este é o top 5 de cidades que embelezam qualquer feed.
Bodegas de Los Herederos de Marqués de Riscal, na região de Rioja, em Espanha, recebeu o prémio de melhor vinha do mundo, e conta com um hotel desenhado por Frank Gehry.
Com um ambiente que evoca o charme dos bistrôs parisienses, o novo restaurante em Lisboa celebra o melhor da cozinha francesa e destaca os sabores da estação.
Do mais romântico ao com melhor pequeno-almoço, estes hotéis foram considerados os melhores da Europa e do Mediterrâneo.
A capital preenche-se de novos ou reinventados lugares em 2024. Uma sedutora pâtisserie francesa familiar; um preferido turístico com as melhores raças autóctones DOP na grelha e um bar monárquico com a promessa de mais craft e menos acrobacia.