TerraCabins: um retiro onde os telemóveis ficam à porta
Em tempos, houve quem se refugiasse em conventos para não ter de lidar com o apelo incessante do telemóvel. Agora há outras opções. Se é de um detox digital que está à procura, fique antes numa cabana no meio do campo e deixe as freiras em paz.

Não é segredo que andamos todos stressados por conta das incessantes notificações, intimações e interpelações dos telemóveis. Todos? Não, escaparam pelo menos dois: o João França e o Bernardo Ruivo – o João tem negócios na agricultura e o Bernardo é treinador de surf. Vivem vidas tranquilas, longe das redes sociais e dos e-mails de trabalho fora de horas, mas olham em volta e vêem os amigos à beira de ataques de nervos. Decidiram pôr mãos à obra e criaram a TerraCabins, um projeto que consiste na instalação de "cabanas off-grid" rodeadas de natureza, em locais idílicos, cuidadosamente selecionados para proporcionar uma experiência única, bucólica, relaxante e imersiva.

Muito mais do que um sítio sossegado para passar uns dias, a ideia é que as pessoas aproveitem a estadia para fazer um detox digital – sem distrações tecnológicas, como telemóveis, redes sociais e computadores –, levantando o pescoço e os olhos para verem a natureza que as rodeia. "Ah, mas e o Spotify? Nem sequer vou poder ouvir música?" Claro que pode, o João e o Bernardo pensaram em tudo: tem à sua disposição um rádio com leitor de cassetes à moda antiga e uma seleção de cassetes – para o caso de não saber o que isso é. Mas se a ideia é fugir do mundo, o melhor, se calhar, é não ligar o rádio.

A experiência "off grid" começa logo antes do check-in, já que não é permitido levar o carro até às cabanas. Cada localização possui uma zona de estacionamento específica, onde os visitantes devem deixar os veículos. O acesso é feito a pé, percorrendo um caminho pelo campo, com cerca de 450 metros, sendo disponibilizado um carrinho para facilitar o transporte das malas. "Queremos que as pessoas estejam em contacto total com a natureza, por isso, os hóspedes não podem abrir a janela e ver um carro estacionado nas proximidades", é a explicação.

A ideia é que a ausência de distrações tecnológicas promova um relaxamento mental e físico que ajude a reduzir o stress e a ansiedade. O silêncio do campo – tirando passarinhos, grilos, cigarras e corujas, mas esses barulhos não contam – oferece uma oportunidade para refletir, meditar, ler, dormitar, ver o tempo passar e aborrecer-se com isso, até porque, como qualquer pessoa com um trabalho criativo poderá confirmar, o aborrecimento é essencial para a criatividade.

No comunicado que apresenta a iniciativa, João França explica como é que o plano foi posto em prática: "Estabelecemos parcerias com proprietários de herdades que têm grandes extensões de terreno subaproveitadas e que procuram alguma rentabilidade extra. Após chegarmos a um acordo, instalamos uma das nossas cabanas, que fabricamos, e uma percentagem da faturação reverte a favor do dono do terreno".

O projeto foi lançado no mês passado, com duas cabanas – a Odete e a Tonica –, localizadas perto de Porto Covo. Mas João e Bernardo estão já a produzir mais duas que vão ser colocadas noutras localizações que ainda não podem ser reveladas, com excepção do seguinte detalhe: vão estar em frente a um grande lago. A estadia mínima é de duas noites e os preços são fixos durante todo o ano. Durante a semana, custa 135 euros por noite, ao fim-de-semana sobe para 145 euros. As reservas podem ser feitas online no site do projeto. Sabe aquela sensação de precisar de férias para descansar das férias? Tem aqui o sítio ideal.
Esta é a simples resposta para muitos dos nossos problemas de saúde
Fazer este simples exercício pode beneficiar várias áreas do nosso bem-estar.
Roteiro em Estremoz. Ponto de partida: Casa do Gadanha
Esta pequena cidade do Alentejo fica a escassos 90 minutos de Lisboa e é o sítio perfeito para fugir do barulho e confusão da praia. Tem sossego, sol, boa comida e bons vinhos, que mais se pode querer? E aqui, estranhamente, a gadanha – ferramenta da morte – devolve anos de vida.
Natura Village. Este refúgio natural de Vilamoura atrai portugueses
Situado a 10 minutos do centro, este novo projeto já encantou muitos, sendo metade dos compradores portugueses. Com 12 moradias V3 e 14 moradias V2, apresenta um espaço externo individual que deixa a desejar por mais.
Conheça as cinco regras (simples!) para ser feliz, segundo a ciência
A felicidade está em todo o lado, mas é difícil de agarrar. Dizemos nós, porque o médico britânico Rangan Chatterjee diz que basta seguirmos cinco regras para sermos felizes.
Conheça o hotel que planta uma árvore por cada noite de estadia
Até ao fim do ano, Populos, o novo hotel em Denver, Colorado, prevê plantar 20 mil árvores. E para compensar o impacto da construção, já plantou mais de 70 mil. O rooftop tem um pequeno habitat para insetos, pássaros e outras espécies.
Já há retiros de bem-estar para quem entra em burn-out
Estes espaços multiplicam-se um pouco por todo o globo como solução para quem sofre deste esgotamento laboral.
Há uma ciência para desfrutar em pleno das férias?
Desligar do trabalho e do stress pode ser difícil quando a rotina é apressada e repleta de desafios. Conheça três sugestões vindas da ciência para aproveitar ao máximo os tão merecidos dias de férias.
Meditar, rejuvenescer e descansar, eis a proposta do Vermelho Melides Hotel que, entre 6 e 9 de abril, recebe a segunda edição de um retiro que convida à desaceleração e ao equilíbrio mental.
Dos grandes clássicos às versões pop-up, para quem gosta de panquecas ou comida indiana, para veggies ou celíacos, estes são os melhores spots da cidade para experimentar uma refeição que vale por duas.
Inclusão é a palavra de ordem na nova unidade hoteleira do Porto, cuja fachada esconde um rooftop com piscina panorâmica do qual não vai querer sair. Conta ainda com uma programação eclética e uma atmosfera vibrante que estimula a criatividade.
Está quase finalizado o NAMA House, um novo conceito de luxo residencial na linha de Cascais, uma fusão perfeita entre sofisticação contemporânea e a serenidade da costa portuguesa, a começar nos 500 mil euros por apartamento.