TerraCabins: um retiro onde os telemóveis ficam à porta
Em tempos, houve quem se refugiasse em conventos para não ter de lidar com o apelo incessante do telemóvel. Agora há outras opções. Se é de um detox digital que está à procura, fique antes numa cabana no meio do campo e deixe as freiras em paz.

Não é segredo que andamos todos stressados por conta das incessantes notificações, intimações e interpelações dos telemóveis. Todos? Não, escaparam pelo menos dois: o João França e o Bernardo Ruivo – o João tem negócios na agricultura e o Bernardo é treinador de surf. Vivem vidas tranquilas, longe das redes sociais e dos e-mails de trabalho fora de horas, mas olham em volta e vêem os amigos à beira de ataques de nervos. Decidiram pôr mãos à obra e criaram a TerraCabins, um projeto que consiste na instalação de "cabanas off-grid" rodeadas de natureza, em locais idílicos, cuidadosamente selecionados para proporcionar uma experiência única, bucólica, relaxante e imersiva.

Muito mais do que um sítio sossegado para passar uns dias, a ideia é que as pessoas aproveitem a estadia para fazer um detox digital – sem distrações tecnológicas, como telemóveis, redes sociais e computadores –, levantando o pescoço e os olhos para verem a natureza que as rodeia. "Ah, mas e o Spotify? Nem sequer vou poder ouvir música?" Claro que pode, o João e o Bernardo pensaram em tudo: tem à sua disposição um rádio com leitor de cassetes à moda antiga e uma seleção de cassetes – para o caso de não saber o que isso é. Mas se a ideia é fugir do mundo, o melhor, se calhar, é não ligar o rádio.

A experiência "off grid" começa logo antes do check-in, já que não é permitido levar o carro até às cabanas. Cada localização possui uma zona de estacionamento específica, onde os visitantes devem deixar os veículos. O acesso é feito a pé, percorrendo um caminho pelo campo, com cerca de 450 metros, sendo disponibilizado um carrinho para facilitar o transporte das malas. "Queremos que as pessoas estejam em contacto total com a natureza, por isso, os hóspedes não podem abrir a janela e ver um carro estacionado nas proximidades", é a explicação.

A ideia é que a ausência de distrações tecnológicas promova um relaxamento mental e físico que ajude a reduzir o stress e a ansiedade. O silêncio do campo – tirando passarinhos, grilos, cigarras e corujas, mas esses barulhos não contam – oferece uma oportunidade para refletir, meditar, ler, dormitar, ver o tempo passar e aborrecer-se com isso, até porque, como qualquer pessoa com um trabalho criativo poderá confirmar, o aborrecimento é essencial para a criatividade.

No comunicado que apresenta a iniciativa, João França explica como é que o plano foi posto em prática: "Estabelecemos parcerias com proprietários de herdades que têm grandes extensões de terreno subaproveitadas e que procuram alguma rentabilidade extra. Após chegarmos a um acordo, instalamos uma das nossas cabanas, que fabricamos, e uma percentagem da faturação reverte a favor do dono do terreno".

O projeto foi lançado no mês passado, com duas cabanas – a Odete e a Tonica –, localizadas perto de Porto Covo. Mas João e Bernardo estão já a produzir mais duas que vão ser colocadas noutras localizações que ainda não podem ser reveladas, com excepção do seguinte detalhe: vão estar em frente a um grande lago. A estadia mínima é de duas noites e os preços são fixos durante todo o ano. Durante a semana, custa 135 euros por noite, ao fim-de-semana sobe para 145 euros. As reservas podem ser feitas online no site do projeto. Sabe aquela sensação de precisar de férias para descansar das férias? Tem aqui o sítio ideal.
Esta é a simples resposta para muitos dos nossos problemas de saúde
Fazer este simples exercício pode beneficiar várias áreas do nosso bem-estar.
Roteiro em Estremoz. Ponto de partida: Casa do Gadanha
Esta pequena cidade do Alentejo fica a escassos 90 minutos de Lisboa e é o sítio perfeito para fugir do barulho e confusão da praia. Tem sossego, sol, boa comida e bons vinhos, que mais se pode querer? E aqui, estranhamente, a gadanha – ferramenta da morte – devolve anos de vida.
Natura Village. Este refúgio natural de Vilamoura atrai portugueses
Situado a 10 minutos do centro, este novo projeto já encantou muitos, sendo metade dos compradores portugueses. Com 12 moradias V3 e 14 moradias V2, apresenta um espaço externo individual que deixa a desejar por mais.
Conheça as cinco regras (simples!) para ser feliz, segundo a ciência
A felicidade está em todo o lado, mas é difícil de agarrar. Dizemos nós, porque o médico britânico Rangan Chatterjee diz que basta seguirmos cinco regras para sermos felizes.
Conheça o hotel que planta uma árvore por cada noite de estadia
Até ao fim do ano, Populos, o novo hotel em Denver, Colorado, prevê plantar 20 mil árvores. E para compensar o impacto da construção, já plantou mais de 70 mil. O rooftop tem um pequeno habitat para insetos, pássaros e outras espécies.
Já há retiros de bem-estar para quem entra em burn-out
Estes espaços multiplicam-se um pouco por todo o globo como solução para quem sofre deste esgotamento laboral.
Há uma ciência para desfrutar em pleno das férias?
Desligar do trabalho e do stress pode ser difícil quando a rotina é apressada e repleta de desafios. Conheça três sugestões vindas da ciência para aproveitar ao máximo os tão merecidos dias de férias.
Esta propriedade, situada no topo de uma falésia na costa norte de Marrocos, foi o retiro do icónico estilista francês e do seu parceiro, Pierre Bergé. Agora, é possível passar lá a noite, já que o designer britânico Jasper Conran, novo proprietário, a transformou num hotel boutique com 12 quartos.
Meditar, rejuvenescer e descansar, eis a proposta do Vermelho Melides Hotel que, entre 6 e 9 de abril, recebe a segunda edição de um retiro que convida à desaceleração e ao equilíbrio mental.
A procura pela exclusividade no imobiliário está a criar novos serviços exclusivos. Um deles está integrado no novo condomínio de luxo da Av. da Liberdade e inclui jantares privados, motorista ou personal shopper.
O Vila Vita Parc continua a ser uma referência no saber receber em grande estilo. Três décadas depois de abrir as portas ao nosso contentamento, este resort apetece todo o ano, para um jantar em excelência, e com estrelas Michelin, para mergulhar no spa ou contemplar mundos das suas altas arribas sobre o mar.