Prazeres / Lugares

Destinos para visitar em Portugal, segundo quem sabe melhor

A revista de turismo Condé Nast Traveller considerou estes alguns dos recantos mais bonitos do país. Ora veja.

Foto: BerlengaTours
08 de abril de 2022 | Ana Filipa Damião

De norte a sul do país, encontramos destinos de férias para todos os gostos, do mais pacato e sereno à azáfama das grandes cidades. Cada uma destas regiões tem características que as define, é certo, mas algo que a une é a sua beleza. Por coicindência (ou talvez não) a revista de renome Condé Nast Traveller "visitou-nos" e criou uma lista com alguns dos locais mais bonitos de Portugal que tem mesmo, mas mesmo, de conhecer.

Vinhas do Vale do Douro

O contraste do verde das vinhas com o azul do rio que se aninha este os socalcos formam uma paisagem de cortar a respiração. Já José Saramago chamava a região do norte "a oitava maravilha do mundo", que pode ser desfrutada através de cruzeiros fluviais ou estadas em resorts de luxo da área.

Vale do Douro
Vale do Douro Foto: Getty Images

Algar de Benagil, Carvoeiro

A sul de Portugal fica uma das grutas mais bonitas do país. Se a maré e as correntes o permitirem, pegue num barquinho e reme até à formação rochosa. A imagem é tão inacreditável que poderia ser uma obra pintada a óleo, com a claraboia natural a ser o centro das atenções.

Monsanto, Castelo Branco

É fã de séries e histórias medievais? Então a aldeia de Monsanto, no Norte, é a opção ideal para si. As casas pitorescas de pedra foram construídas entre grandes pedregulhos que se destacam de tudo o resto. Para além da paisagem inimaginável, a comida é de comer e chorar por mais. Recomendação: a Taverna Lusitana.

Vila de Sintra

Se vive nos arredores de Sintra, mas nunca visitou a vila, acredite quando lhe dizemos que um dia não chega para visitar todas as maravilhas escondidas neste local centenário. Contudo, a Condé Nast Traveler sugere uma visita ao Palácio da Pena e aos seus jardins. Gárgulas de pedra, rosas raras, azulejos tradicionais e histórias de reis e rainhas são apenas alguns dos tesouros que o aguardam.

Aveiro

Aveiro é conhecida como a Veneza de Portugal, com os seus barquinhos tradicionais a passear vagarosamente pelos canais. Toda a cidade emana cor, das casas coloridas às cabanas de praia de Costa Nova. Em termos de gastronomia, tem de provar as tortas de creme e os ovos moles.

Moliceiros, tradicionais barcos de Aveiro
Moliceiros, tradicionais barcos de Aveiro Foto: Getty Images

Arquipélago das Berlengas

A poucos quilómetros de Peniche encontra-se esta reserva natural protegida pela UNESCO. De barco, pode ver golfinhos, e dentro do mar, pode praticar mergulho e avistar mantas, polvos e peixes-sol. Na realidade, as Berlengas têm tudo o que precisa para uma tarde bem passada: abundância de vida selvagem, águas calmas e boa visibilidade.

Évora

A cidade mais quente do Alentejo atrai turistas dos quatro cantos do mundo, Portugal incluído. Temperatura quente invejável, arquitetura romana para visitar, boa gastronomia e vinhas por onde se aventurar. O que mais precisa?

Ruínas de templo romano em Évora
Ruínas de templo romano em Évora Foto: Getty Images

Óbidos

Outro local para quem é fã de história e da época dos cavaleiros. A cerca de uma hora de Lisboa, Óbidos encontra-se no topo de uma colina de ruas estreitas e pouco direitas. Depois de se aventurar pelas ruínas da antiga muralha que quase alcança as nuvens, prove a famosa ginjinha de Óbidos com o copinho de chocolate.

Muralha de Óbidos
Muralha de Óbidos Foto: Getty Images

Arouca Geopark, Aveiro

No ano passado, o Geopark de Arouca inaugurou a maior ponte suspensa para peões do mundo, que paira acima do rio Paiva e oferece vistas inacreditáveis da área, como a cascata das Aguieiras e o desfiladeiro do Paiva. Depois de atravessar a ponte, visite ainda as Pedras Parideiras, cujo folclore local diz que ajudam na criação de vida.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por 516 Arouca (@516arouca)

Parque natural da Serra da Estrela

Se vive em Lisboa ou no interior do país, sabe que neve é um fenómeno pouco visto na maior parte de Portugal. E é por isso que a Serra da Estrela é uma das melhores zonas turísticas para desportos de inverno. Aprenda a fazer ski e snowboard ou, se não quiser nenhum, deixe-se deslizar pela neve com a pranchas de "sku". Mesmo que não visite na época alta – em fevereiro – poderá ainda desfrutar das paisagens cobertas de flores selvagens e dos lagos, como o Covão dos Conchos, que cria literalmente um buraco na água.

Saiba mais Portugal, Sintra, Óbidos, Évora, Serra da Estrela, turismo, Condé Nast Traveler
Relacionadas

Escapadas de verão?

Tenha sempre à mão os essenciais para quando puder tirar uns dias ao sol. Aqui estão 15 Must para relaxar e divertir.

As 7 pistas de esqui mais loucas do mundo

São as mais íngremes, alucinantes, aterradoras (e, por vezes, fatais) “rampas de lançamento” para os esquiadores mais temerários. E bem piores do que qualquer rebuscada “montanha-russa” para os inexperientes.

10 pequenos lugares em Portugal que são verdadeiras pérolas

Se quer uma pausa da vida agitada das grandes metrópoles, aventure-se este verão pelas pequenas cidades e aldeias de Portugal. Da costa algarvia a praias imaculadas e castelos centenários, descubra os 10 melhores lugares para visitar nos dias quentes, referenciados pela Condé Nast Traveler.

48 horas no Douro, entre paisagens de cortar a respiração

Em linhas paralelas e outras em diferentes posições, as vinhas moldaram o cenário idílico do Douro, que se tornou um destino muito apetecível para os turistas. Conheça algumas das paragens obrigatórias para um fim de semana a norte do país.

Mais Lidas
Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.