Conheça o hotel que planta uma árvore por cada noite de estadia
Até ao fim do ano, Populos, o novo hotel em Denver, Colorado, prevê plantar 20 mil árvores. E para compensar o impacto da construção, já plantou mais de 70 mil. O rooftop tem um pequeno habitat para insetos, pássaros e outras espécies.

Chama-se Populus. O que é estranho porque Arborius seria mais adequado. Seja como for, o novo hotel fica em Denver, Colorado, abre no dia 18 de setembro, e é o primeiro hotel dos Estados Unidos com impacto positivo de carbono. Quer isto dizer que o Populus promete começar a compensar a sua pegada carbónica logo a partir do primeiro dia, com o lançamento do programa One Night, One Tree. Lançado em parceria com a National Forest Foundation, o programa, como o próprio nome indica, consiste em plantar uma árvore por cada noite de estadia no hotel, para um total de até 20 mil árvores até ao final deste ano.
E a plantação de árvores é só uma parte do empenho ecológico deste hotel. O Populus, com os seus 265 quartos, vai reduzir a sua pegada de carbono através da gestão florestal — ou silvicultura — e de parcerias agrícolas regenerativas. Estes programas permitirão que o hotel sequestre mais carbono do que o emitido pela construção e operação do edifício ao longo do seu ciclo de vida, removendo carbono da atmosfera e tendo um efeito líquido positivo nas alterações climáticas.

O carbono emitido durante a criação, transporte, instalação, manutenção e eliminação dos materiais utilizados na construção do hotel já foi reduzido através de uma combinação de técnicas sustentáveis de design e construção e compensado pela plantação e fomento do crescimento de mais de 70 mil árvores no Condado de Gunnison, Colorado, no verão de 2022. Para além disso, de acordo com o site do hotel, o edifício foi construído com recurso a materiais de construção locais, reciclados ou com certificação sustentável. O Populus compromete-se, ainda, a adquirir alimentos de agricultores regenerativos e orgânicos, e tem um biodigestor no local que transforma 100% dos resíduos alimentares em composto.

A própria fachada do Populus foi inspirada num ícone das florestas do Colorado: o choupo ou aspen tree ou ainda populus tremuloides – está explicado o nome do hotel. E no rooftop – com vista para as Montanhas Rochosas –, para além de uma área de esplanada, há uma zona verde, com plantas autóctones que criam um habitat para insetos e outras espécies.
Natura Village. Este refúgio natural de Vilamoura atrai portugueses
Situado a 10 minutos do centro, este novo projeto já encantou muitos, sendo metade dos compradores portugueses. Com 12 moradias V3 e 14 moradias V2, apresenta um espaço externo individual que deixa a desejar por mais.
Já pode dormir num dos sítios onde os Beatles começaram a cantar
The Casbah, um dos sítios onde a banda de Liverpool deu os seus primeiros concertos - quando ainda eram os The Quarrymen - a par do The Jacaranda, oficialmente o primeiro, e o The Cavern, onde eram residentes, agora acolhe visitantes, permitindo uma breve viagem à sua história e origens.
TerraCabins: um retiro onde os telemóveis ficam à porta
Em tempos, houve quem se refugiasse em conventos para não ter de lidar com o apelo incessante do telemóvel. Agora há outras opções. Se é de um detox digital que está à procura, fique antes numa cabana no meio do campo e deixe as freiras em paz.
Renascimento gótico. Borgo dei Conti transforma-se num resort de luxo
Uma antiga fortaleza medieval em Umbria renasce como um sofisticado refúgio cinco estrelas, unindo o charme histórico à elegância moderna.
4 das melhores propriedades de luxo de esqui do mundo
Desde chalés alpinos com vistas deslumbrantes até residências equipadas com as mais recentes comodidades, mergulhamos no mundo refinado destas casas, onde o luxo se encontra com a aventura nas montanhas.
As mais luxuosas viagens de comboio do mundo
De carruagens-spa a suítes com diversos quartos, as melhores viagens de comboio à volta do mundo.
Meditar, rejuvenescer e descansar, eis a proposta do Vermelho Melides Hotel que, entre 6 e 9 de abril, recebe a segunda edição de um retiro que convida à desaceleração e ao equilíbrio mental.
Está quase finalizado o NAMA House, um novo conceito de luxo residencial na linha de Cascais, uma fusão perfeita entre sofisticação contemporânea e a serenidade da costa portuguesa, a começar nos 500 mil euros por apartamento.
Dos grandes clássicos às versões pop-up, para quem gosta de panquecas ou comida indiana, para veggies ou celíacos, estes são os melhores spots da cidade para experimentar uma refeição que vale por duas.
Inclusão é a palavra de ordem na nova unidade hoteleira do Porto, cuja fachada esconde um rooftop com piscina panorâmica do qual não vai querer sair. Conta ainda com uma programação eclética e uma atmosfera vibrante que estimula a criatividade.