Cidade do Porto entre as mais acessíveis da Europa
Os vencedores do Prémio Cidade Acessível 2022 já foram revelados e o Porto mereceu uma menção especial, graças à sua rede de transportes ferroviários.

Todos os anos, os países europeus tomam medidas para melhorar a mobilidade e as condições de vida dos seus cidadãos, medidas estas que que podem ir desde a construção de rampas nos edifícios públicos até à melhoria da rede metropolitana da capital. E é também todos os anos que algumas cidades são premiadas pelos seus feitos com o Prémio Cidade Acessível, sendo que o Porto está na lista de 2022.
Assim, e a propósito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, a Comissão Europeia atribuiu-lhe uma menção especial pelo aperfeiçoamento das suas estações ferroviárias. "Queremos ver mais pessoas a utilizar os caminhos de ferro, pois são um dos meios de transporte mais ecológicos e mais seguros", afirmou Adina Valean, comissária dos transportes da UE. "Todos devem poder andar de comboio com facilidade. O Porto fez melhoramentos notáveis no seu sistema ferroviário e no sistema de metropolitano, para as pessoas com deficiência os poderem utilizar. Por exemplo, dispõe de veículos e estações de metropolitano cada vez mais acessíveis, bem como de avisos sonoros e equipamento adaptado em toda a sua rede. Espero que muitas outras cidades sigam este exemplo."

Ver esta publicação no Instagram
Já no topo da lista ficou Luxemburgo, que adotou o "design universal" para facilitar o acesso a todos, incluindo pessoas com deficiência. Alguns exemplos das soluções inovadoras são os autocarros de piso rebaixado equipados com rampas e os anúncios visuais e sonoros nos autocarros e nas paragens de autocarro. Além disso, faz chegar a todos a informação sobre decisões políticas, sendo que as principais reuniões do conselho são interpretadas em língua gestual, para além da língua falada e da transcrição acessível.
Em segundo e terceiro lugar ficaram ainda Helsínquia, na Finlândia, e Barcelona, em Espanha. Lovaina, na Bélgica, e Palma, em Espanha, receberam igualmente uma menção especial.
Organizado pela Comissão e pelo Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência, o prémio foi criado em 2010 com o intuito de sensibilizar a opinião pública para o problema das pessoas com deficiência (são cerca de 87 milhões na UE) e promover iniciativas destinadas a melhorar a acessibilidade nas cidades europeias com mais de 50 mil habitantes.
29 hotéis portugueses entre os melhores do mundo
O Guia Luxury Hotels da Condé Nast Johansens tem sugestões de Norte a Sul de Portugal, incluindo as ilhas. Descubra quais e veja se os reconhece.
Estes são os países mais seguros do mundo para se viajar sozinho
E Portugal está na lista. As conclusões advêm de um estudo que considera fatores como a taxa de criminalidade, mas também outros como a qualidade da acomodação, o clima e o número de atrações e atividades em grupo.
Descobrir Portugal à mesa
Pensar que os melhores restaurantes se localizam unicamente nas metrópoles é cair num engodo dispensável. A MUST foi conhecer três lugares de exceção, com cozinha de autor. Começando no Ribatejo, passando pela Costa Vicentina e terminando na capital Algarvia, descentralizar é o mote desta peça gastronómica.
Mercearia STŌ , uma viagem gastronómica por Portugal sem sair de Lisboa
Loja de bairro, cafetaria e muito mais, a nova paragem da Baixa lisboeta quer mostrar ao mundo - e aos portugueses - o que se come por cá.
Da Ásia à Europa. 5 destinos de sonho que estão abertos a viajantes totalmente vacinados
De idílicos destinos baleares às mais cosmopolitas cidades europeias, talvez este guia o ajude a marcar a viagem de 2022.
Concertos, gastronomia e muito vinho. Essência Festival de regresso ao Porto
Durante três dias, os jardins do Palácio de Cristal, no Porto, recebem o evento de gastronomia, vinhos e música que interliga diversas áreas criativas, com a participação de vários artistas nacionais e internacionais.
O investimento de cerca de 50 milhões de euros, feito pela Sogevinus, está na origem deste pequeno bairro gastronómico, vínico e de bem-estar que floresce debruçado na encosta de Vila Nova de Gaia. Nacho Manzano, chef espanhol com três estrelas Michelin, assina as cartas dos dois restaurantes da propriedade.
A cerca de uma hora de Lisboa, o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros ainda é um território desconhecido para muitos, com inúmeros tesouros naturais, geológicos e paisagísticos à espera de serem descobertos em família.
Em Seixas, Caminha, há um hotel-museu à espera de ser vivido – e não apenas visto. Esta majestosa mansão em estilo arte nova, um dos mais magníficos exemplares dos “Palacetes Brasileiros” construídos em Portugal no princípio do século XX, é hoje muito mais que mero símbolo de um glorioso passado.
Este edifício histórico do século XVIII, agora gerido pelo Penha Longa Catering, conjuga a riqueza da sua herança com um ambiente natural, tornando-se um espaço versátil e elegante para celebrações exclusivas.