Prazeres / Artes

Sotheby's exibe objetos pessoais de Freddie Mercury antes do grande leilão

São mais de 30 mil pertences do cantor, do piano onde escreveu 'Bohemian Rapsody' ao pente que usava para endireitar o famoso bigode. A exposição decorre em Londres até setembro, segue-se o leilão.

Foto: Getty Images
16 de agosto de 2023 | Ângela Mata
Passaram-se 32 anos desde que Freddie Mercury morreu, no quarto da sua casa de estilo georgiano - Garden Lodge - situada numa rua tranquila do bairro de Kensington, em Londres. Quem ficou com a casa foi Mary Austin, a eterna namorada de Mercury, que agora deu uma entrevista exclusiva ao The Telegraph.

Mary foi, durante seis anos, namorada do cantor e, desde então, manteve-se sempre a sua amiga mais chegada e confidente. Em 1975 as coisas começaram a mudar na vida de Mercury. Os Queen tornaram-se um fenómeno giagente e Freddie começou a lutar com questões sobre a sua identidade: "Foi um período difícil, com certeza. Tínhamos chegado ao ponto em que ele me presenteou com um anel de noivado (...) Depois que a vida de Freddie mudou, eu percebi o que tinha que fazer, e o que era para ficar no passado. Tive que me manter muito no passado. Um novo capítulo estava a começar e eu estava pronta para começar esse novo capítulo", confirmou Mary Austin ao The Telegraph.
Freddie Mercury no Royal Albert Hall em Londres, com a amiga Mary Austin, em 1985.
Freddie Mercury no Royal Albert Hall em Londres, com a amiga Mary Austin, em 1985. Foto: Getty Images
Quando morreu, deixou-lhe a casa e todos os pertences no seu interior. Mary continuou a viver, cercada pela extraordinária coleção de arte, antiguidades e objetos pessoais que ele acumulou ao longo da vida. "Antes de morrer, ele disse: 'Deixei a casa para ti porque tu serias a mulher com quem me iria casar e, por direito, tudo isso seria teu de qualquer maneira'", referiu Austin ao jornal britânico.

A vasta coleção de objetos pessoais do cantor que, tal como a casa, haviam sido deixados à amiga, permaneceu intacta na sua mansão a oeste de Londres ao longo de todos estes anos, desde a sua morte em 1991. Mary Austin, agora com 72 anos, decidiu finalmente pôr à venda todas estas relíquias, tendo dito em entrevista à BBC, em abril deste ano, que decidiu vender quase todos os objetos para "encerrar este capítulo muito especial da minha vida" e "pôr os meus assuntos em ordem".

De entre os vários objetos pessoais, sobressai o pente de bigode prateado da Tiffany & Co.
De entre os vários objetos pessoais, sobressai o pente de bigode prateado da Tiffany & Co. Foto: Getty Images

Entre as centenas de tesouros pessoais de Mercury estavam rascunhos inéditos de sucessos dos Queen como Don't Stop Me Now, We Are the Champions e Somebody to Love. Espera-se que o rascunho manuscrito de Bohemian Rhapsody  possa vir a valer entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (entre 928 mil a 1,4 milhões de euros). A grande estrela do leilão é o adorado piano de cauda Yamaha, que deverá ser vendido por dois a três milhões de libras, podendo atingir os quatro milhões de euros. O piano sobreviveu a variadíssimas mudanças de casa, tendo acompanhado sempre a vida do cantor. Basicamente foi o coração da história musical e pessoal de Mercury desde 1975 até à sua morte.

A coroa e a capa usadas por Freddie Mercury na Tour Magic em 1986. Valor estimado entre 60 mil e  £ 80 mil libras.
A coroa e a capa usadas por Freddie Mercury na Tour Magic em 1986. Valor estimado entre 60 mil e £ 80 mil libras. Foto: Getty Images

Além destes, em exibição estão também os extravagantes fatos de palco. Fatos de lantejoulas, casacos de cabedal e a famosa capa vermelha e coroa que usou na última atuação dos Queen em 1986, assim como a coleção de quimonos de seda japoneses que tanto adorava. É possível também ver o livro escolar com o nome do cantor, Fred Bulsara, datado dos anos 60, numa altura em que ele tinha acabado de chegar ao Reino Unido, proveniente do Zanzibar com a família.

Os ténis Adidas cano alto que o cantor e compositor britânico usou no emblemático concerto Live Aid.
Os ténis Adidas cano alto que o cantor e compositor britânico usou no emblemático concerto Live Aid. Foto: Getty Images

Destaque também para a jukebox de Mercury, que mantinha na cozinha. A juntar a tudo isto, está ainda a coleção de arte de Mercury, que inclui obras de Pablo Picasso, Salvador Dali e Marc Chagall. Algum do mobiliário da mansão estará também disponível no leilão.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Sotheby's (@sothebys)

Para já, até ao dia 4 de setembro, alguns dos objetos estão em exibição na Freddie Mercury: A World of His Own Sotheby's em Londres, e a entrada é gratuitaNo próximo mês de setembro, todo o conteúdo da casa será leiloado na Sotheby's - são cerca de 35 mil objetos divididos em 1500 lotes que serão vendidos em seis leilões separados. A coleção estará em seis leilões, de 6 a 14 de setembro, cada um dedicado a um aspeto diferente da vida de Mercury. Parte do dinheiro arrecadado irá para duas instituições de caridade contra o HIV (doença que foi fatal para Mercury nos anos 80).
Saiba mais Celebridades, Diversão, Música, Freddie Mercury, Sotheby's, Exposição, Londres, Leilão
Relacionadas
Mais Lidas