Prazeres / Artes

Exposição de Helmut Newton chegará à Corunha

"Helmut Newton - Fact & Fiction" é a terceira mostra visual apresentada pela Fundação Marta Ortega Pérez, depois de Peter Lindbergh e Steven Meisel - chega entre 18 de novembro de 2023 e 1 de maio de 2024.

Foto: Getty Images
08 de setembro de 2023 | Rita Silva Avelar
Não é a primeira nem a segunda vez que a fundação artística de Marta Ortega, presidente e herdeira do Grupo Inditex, se aventura numa exposição que celebra alguns dos mais conceituados fotógrafos dos últimos 50 anos, e que começou com Peter Lindbergh - "Peter Lindbergh: Untold Stories", que teve mais de 100 mil visitantes -, inaugurada em Catalunha, tão aplaudida como a de Steven Meisel - "Steven Meisel 1993 A Year in Photographs", que teve 132 mil entradas.

Agora, a Fundação Marta Ortega Pérez (MOP) prepara uma grande exposição que celebra a vida e obra do lendário fotógrafo germano-australiano Helmut Newton (1920-2004), que será inaugurada na Corunha, Espanha, neste outono. 
Helmut Newton - Fact & Fiction decorre de 18 de novembro de 2023 até 1 de maio de 2024. "Helmut Newton - Fact & Fiction" foi criada em estreita colaboração com a Fundação Helmut Newton e terá curadoria de Philippe Garner, reconhecido especialista em fotografia, de Matthias Harder, Vice-Presidente da Fundação Helmut Newton, e de Tim Jefferies, diretor da Galeria Hamiltons.

A exposição celebrará a arte e o legado de um fotógrafo que continua a inspirar obras da atualidade, e contará um lado da sua faceta mais pessoal, através de uma série de vídeos "que mostram Newton a trabalhar e a conversar; imagens pessoais que fornecem contexto sobre sua infância, carreira e parceria com June, a sua mulher; e outros documentos, cartazes, câmeras e equipamentos, adereços, artefactos intrigantes e memorabília", lê-se, no comunicado de imprensa sobre a exposição.

Esperam-se alguns dos retratos mais memoráveis ??do artista, incluindo os "Big Nudes", e de uma série de personalidades que associamos a empoderamento e a auto-expressão - entre eles Andy Warhol, David Bowie, Margaret Thatcher, Charlotte Rampling, Elsa Perretti, Daryl Hannah, Jerry Hall, Naomi Campbell, Yves Saint Laurent ou Karl Lagerfeld. 

"Helmut Newton faz parte daquele grupo celestial de fotógrafos cujas imagens são instantaneamente reconhecíveis como suas. O grande ato revolucionário de Newton foi mudar completamente a forma como as mulheres eram retratadas nas páginas das revistas sofisticadas", refere Marta Ortega. "Ali estavam mulheres que gostavam de estilo e de moda, que gostavam do poder e do esplendor dos seus corpos, mulheres que eram elegantemente sedutoras e intocáveis. As suas fotografias não eram apenas do seu tempo, mas muito à frente do seu tempo - ele preparou espetacularmente o cenário para os fotógrafos que se seguiram", refere, ainda. 

A Fundação Marta Ortega Pérez (MOP) define-se por três paixões norteadoras: moda, fotografia e a Corunha, que é onde atualmente se concentram as fábricas do Grupo InditexOs fundos angariados através do seu programa de exposições permitiram à Fundação criar um programa educativo e artístico, concebido para promover uma compreensão profunda do trabalho de cada mestre fotógrafo. O programa 2022/2023 envolveu 9.000 alunos e 300 professores de 93 centros educativos de toda a Galiza.
Saiba mais Helmut Newton, Artes, Exposição, Corunha, Helmut Newton - Fact & Fiction, Fundação Marta Ortega Pérez
Relacionadas

Steve McCurry e o que todos temos em comum

Os retratos de Steve McCurry já deram a volta ao mundo e estão agora na Cordoaria, em Lisboa, para admirar até janeiro de 2023. Sentámo-nos à conversa com o fotógrafo e descobrimos que o que o move, mais do que as viagens e as paisagens, são as vidas das pessoas e aquilo que as une.

Di Vetro, a nova exibição da galeria Prime Matter

Para a sua segunda exposição, o francês Emmanuel Babled convidou o mestre vidreiro Andrea Zillio e a artista e designer Marijke De Cock, da equipa de Dries Van Noten, a expor ao lado das suas obras. Tudo em torno de um material – o vidro.

Em setembro, músicas MIL

É um festival de música? Uma convenção para profissionais do sector? Um espaço de partilha para artista nacionais e internacionais? Um núcleo de formação para quem está a começar a sua carreira na música? O MIL é isso e muito mais. Decorre no Cais do Sodré, nos próximos dias 27, 28 e 29.

Uma exposição de arte que é um recife

A “Art Reef” é a nova exposição do artista plástico Vhils. Está no fundo do mar, foi feita com materiais oriundos de centrais termoelétricas desativadas e vai ser a casa de milhões de peixinhos. Marque já uma visita e não se esqueça das barbatanas.

As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.

Mais Lidas