Prazeres / Artes

Reclam'arte 2022. O festival que leva arte urbana às autoestradas portuguesas

Another Angelo, Clara Não e Vasco Gargalo são apenas alguns dos artistas com obras expostas em todo o país.

A carregar o vídeo ...
17 de agosto de 2022 | Ana Filipa Damião

Grandes nomes da arte urbana e digital estão de regresso às ruas do país para a segunda edição do Reclam’arte, um festival de arte urbana que pretende apelar à inclusão. Porque a arte deve e pode ser gratuita e acessível a toda a comunidade, sem olhar a estratos sociais ou etnias, a principal intenção do Reclam’arte passa por "realçar e promover a voz e a obra do artista", desafiando-o a sair do ecrã das redes sociais e fornecendo-lhe um espaço físico de destaque para expor os seus trabalhos, ao longo de dois meses.

Obra de bycastro
Obra de bycastro Foto: Reclam'arte

Depois do sucesso da edição passada, que contou com cinco participantes, este ano aumenta para nove o número de artistas que irão ter as suas obras de arte à vista de tudo e todos através de monopostes e outdoors digitais localizados nas principais vias das estradas nacionais e em locais de passagem, entre o Porto e Lisboa. São eles Vasco Gargalo, Clara Não, Another Angelo, ±MAISMENOS±, Sara Tarita, Hugo Van Der Ding, bycastro, Luísa Azevedo e Nuno Viegas.

See this post on Instagram

A post shared by Liter (@liter.pt)

"É o expoente máximo da democratização da Cultura, pois coloca-a à frente dos olhos de todos" explica Tiago Magueta, sócio fundador da Liter, em comunicado de imprensa. "Não há nada mais capaz de promover a transformação social que o seu acesso livre. O festival pretende, assim, transmitir a mensagem e a voz dos artistas a toda a comunidade, sem olhar a raças, credos, géneros ou classes, sensibilizando os espectadores para diversos temas relevantes na sociedade civil."

Obra de Another Angelo
Obra de Another Angelo Foto: Reclam'arte

"Neste período de recuperação consideramos que o setor cultural, gravemente atingido pela pandemia, não pode ser descurado. Basta que tomemos como ponto de referência o final de 2019, em que as indústrias criativas valiam cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) português e representavam 3% de todo o emprego. Estes nove artistas mostram que, apesar de todas as dificuldades que o setor atravessa, continua a criar-se boa Cultura em Portugal", conclui Guilherme Cebola, também sócio fundador.

Os seis monopostes podem ser encontrados em Oliveira do Bairro (na A1, sentido Lisboa/Porto), em Leiria (na A1, sentido Porto/Lisboa), em Santa Maria da Feira (na A1, sentido Porto/Lisboa), na Trofa (na A3, sentido Braga/Porto), em Vila Franca de Xira (na A1, sentido Sul/Norte), e em Sintra (na IC19, sentido Sintra/Lisboa).

Obra de Clara Não
Obra de Clara Não Foto: Reclam'arte

Quanto aos outdoors digitais, estes podem ser apreciados em Vila Nova de Gaia (na A20, sentido Gaia/Porto), em Lisboa (na Gare do Oriente, sentido Metro/Centro Comercial Vasco da Gama) e em Matosinhos (na Rua Henrique Pousão, sentido NorteShopping. Mais informações sobre os artistas disponíveis aqui.  O Reclam’arte é um evento sem fins lucrativos promovido pela Liter, plataforma ligada ao setor cultural dentro e fora do país, com o apoio da BIGoutdoors e da DREAMMEDIA.

Saiba mais Reclam'arte, Festival, Arte Digital, Arte Urbana, Vasco Gargalo, Clara Não, Another Angelo, ±MAISMENOS±, Sara Tarita, Hugo Van Der Ding, bycastro, Luísa Azevedo, Nuno Viegas, Redes Sociais
Relacionadas

Novas exposições de arte para conhecer em Lisboa agora

Três novas exposições artísticas com apenas uma morada em comum - a capital lisboeta. Da fotografia à escultura, atreva-se a conhecer as galerias UMA LULIK__, Encounter e Jahn und Jahn, situadas em Alvalade e junto ao Jardim da Estrela.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.

Artes Filme. Quando Portugal curou crianças dos males da guerra

"Viagem ao Sol" é um filme documental que conta a história de crianças austríacas enviadas para Portugal, após a Segunda Guerra Mundial para recuperarem dos traumas que viveram. Aproveite a sessão de dia 30 de janeiro, no Nimas, às 18h30, com presença de um dos realizadores.