A obra de arte mais cara de sempre é também um grito social
“Da Vinci of Debt” chama à atenção para a dívida de 45 milhões de dólares dos estudantes universitários norte-americanos.

Imagine 2.600 diplomas universitários a esvoaçar em espiral numa estrutura em cascata ajustada a partir de um soberbo teto. Estamos na Grand Central Station, em Nova Iorque e cada um destes exemplares vale 148 mil euros, o custo médio do ensino universitário nos EUA. Juntos perfazem uma obra de aproximadamente 387 milhões de euros. É só a mais valiosa de que há memória.
A obra "Da Vinci of Debt" pertence à Natural Light, uma das marcas de cerveja light mais vendida nos EUA, que deu a conhecer a peça. Ao momento, esta conseguiu mesmo superar a pintura mais cara já vendida, o quadro "Salvator Mundi" de 600 anos, de Leonardo Da Vinci.
Introducing the Da Vinci of Debt - the world’s most expensive piece of art, EVER. With more than 2600 real college diplomas, it’s valued at over $470 million. Because a college education is f***ing expensive.
See the full exhibit here: https://t.co/8xLTlSq314 pic.twitter.com/CENnzSS0At
Mas há aqui um propósito bem maior e mais social. É que esta obra quer chamar à atenção para a questão da dívida estudantil nos EUA, um problema que não é de agora, e que continua a afetar a maioria dos jovens – e são milhões – que quer ingressar no ensino superior e são obrigados a fzer empréstimos astronómicos.
Daniel Blake, o vice-presidente de marketing da Natural Light, encontrou aqui um paralelismo inusitado "o custo do mundo da arte é uma ótima analogia para o alto custo de frequentar uma faculdade em quatro anos", até porque esta dívida "é uma das questões mais importantes e, infelizmente, uma das mais incapacitantes para os americanos de hoje".

A ideia primordial da Natural Light é que os alunos não sintam que a passagem pela faculdade é ofuscada pela questão monetária, para que possam usufruir da experiência o mais plenamente possível. Joe Biden o recém-eleito presidente dos EUA já afirmou que a educação é um dos seus focos, até mesmo porque a sua mulher, professora de inglês, conhece bem os meandros da área. Resta saber de que forma pretende fazê-lo e se a dívida estudantil está em agenda.
A obra de arte esteve em exposição de 14 a 16 de janeiro na Grand Central Station em Nova Iorque. No entanto, para quem não teve a oportunidade de a visitar, é possível interagir digitalmente através da experiencia online proporcionada pela Natural Light no seu site ou através da lente AR no Snapchat.

Millennials coreanos aflitos recorrem à bolsa para ficarem ricos
Jenny Lee tem um sonho: ter um apartamento em Seul, capital da Coreia do Sul, onde os imóveis custam cerca de 1 milhão de dólares cada.
O podcast que junta Pharrell Williams, Tilda Swinton ou Keira Knightley
Nomes da Moda e das Artes juntam-se numa troca de visões sobre o presente e, sobretudo, o futuro do universo da Cultura. O patrono das conversas só podia ser a Chanel.
Os magnatas da Arte
Por detrás de um grande artista há, quase sempre, um grande mecenas. E, felizmente, os “Donos Disto Tudo” na Arte, desde Rockefeller a Gulbenkian, optaram por deixar um legado que todos podem admirar.
Isto não é só uma coluna de som, é um objeto de desejo
A impressionante amplitude sonora desta coluna alia-se a uma tecnologia de ponta e a um design modular, que fazem deste novo gadget um verdadeiro objeto de desejo para guardar.
Como investir em arte sem sair de casa
Está desejoso de melhorar a imagem de fundo que mostra no Zoom ou apenas quer ver coisas bonitas? Mais tempo em casa significou um aumento das compras online de arte – mas, por onde começar? Phoebe McDowell apresenta-lhe um guia de conhecedora.
Viajar até à estética disruptiva dos anos 80 numa exposição de design - e sem sair do sofá
O Vitra Design Museum, na Alemanha, assinala os 40 anos do coletivo de Memphis, o fenómeno artístico que redefiniu as fronteiras do design e quebrou as regras do bom gosto. A mostra está patente ao vivo e via digital até janeiro de 2022.
Reclam'arte 2022. O festival que leva arte urbana às autoestradas portuguesas
Another Angelo, Clara Não e Vasco Gargalo são apenas alguns dos artistas com obras expostas em todo o país.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.