Prazeres / Lugares

Antiga residência de Escobar é agora um hotel focado em meditação

A Casa Malca, nome emprestado ao colecionador de arte colombiano que a adquiriu, foi abrigo de um dos maiores criminosos da histórias, e é agora uma mansão-hotel na Riviera Maya, no México.

Foto: DR
12 de agosto de 2022 | Rita Silva Avelar
Adquirida por Pablo Escobar nos anos 70, após o governo mexicano ter decidido transformar a cidade de Tulum num destino de férias, a Casa Malca, na Riviera Mayauma zona do litoral do Caribe no nordeste da Península de Iucatã, no México - é agora um hotel. Quem diria que aquela residência, que em tempos pertenceu a um conhecido barão da droga no México, seria um dia um destino hoteleiro com foco na meditação e em espaços de relaxamento?

Acredita-se que Escobar tenha vivido várias temporadas nesta mansão, uma vez que a sua localização privada a tornou o local perfeito para se afastar das autoridades. 
View this post on Instagram

A post shared by Casa Malca Tulum (@casamalca)

Contudo, em 1993, quando Escobar foi capturado e morto durante um tiroteio fatal após a localização do seu esconderijo em Medellín ter sido descoberta, a propriedade foi deixada abandonada.

A mansão foi redescoberta em 2003, uma década após a morte de Pablo Escobar, e acabou por ser comprada pelo negociador de arte colombiano Lio Malca em 2012, levando mais dois anos em obras a fim de preservar os aspetos originais da construção e tornar-se um espaço para turistas e amantes da arte.

Lio preservou os encantos do lugar e incluiu várias obras de arte assinadas por artistas de renome como Jeff Koons, Basquiat, Keith Haring, e uma escultura rara do artista KAWS. 

As obras de arte estão dispersas dentro e fora da casa, e há tapetes persas, pinturas, esculturas, livros, e mobiliário escolhidos a dedo por Malca, que idealizou este hotel com 41 suites de luxo. Uma curiosidade? A sala de meditação foi, outrora, um corredor secreto para escapar da mansão, se fosse necessário.
Saiba mais Península de Iucatã, Pablo Escobar, Maya, Tulum, Lio Malca, Riviera, Casa Malca Tulum, Caribe, México
Relacionadas

OS 20 países mais ricos do mundo em 2022

Uma lista elaborada pela Global Finance, revista financeira americana, que todos os anos compila os país mais abastados do mundo com base em variáveis que ultrapassam a mera noção do PIB.

Mais Lidas
Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.