Prazeres / Artes

Novas exposições de arte para conhecer em Lisboa agora

Três novas exposições artísticas com apenas uma morada em comum - a capital lisboeta. Da fotografia à escultura, atreva-se a conhecer as galerias UMA LULIK__, Encounter e Jahn und Jahn, situadas em Alvalade e junto ao Jardim da Estrela.

Obra à base de vidro e cabo de aço, exposição We Are Also The Ghosts
Obra à base de vidro e cabo de aço, exposição We Are Also The Ghosts Foto: Bruno Lopes
26 de setembro de 2022 | Ana Filipa Damião

Até ao fim do ano, as galerias de Lisboa - umas conhecidas e outras recém estreadas - são palco de inúmeras exposições de arte, com artistas portugueses e internacionais. Destacamos três. 

We Are Also The Ghosts
, de Catarina Mil-Homens, na UMA LULIK__

A nova exposição da artista plástica explora as dinâmicas da corporeidade, em linha com a investigação que tem vindo a desenvolver sobre a mente humana, explorando as relações mente/corpo.

Investigadora e artista plástica muiltidisciplinar, as obras de Catarina Mil-Homens expressam-se em desenho, instalação e vídeo, focando-se sempre nas questões relacionadas com o paradigma matéria/não matéria, intrínseco à condição do ser humano. Mil-Homens participou em diversas exposições ao longo dos anos, das quais se destacam, recentemente, a Sobre a Lâmina (2019), exposição a solo na Galeria UMA LULIK__, a Intermater (2017), na Arcade Project Space em Melbourne, Austrália, e a Precinct (2016), na Margaret Laurence Gallery, também em Melbourne.

Vista da obra Return, exposição We Are Also The Ghosts
Vista da obra Return, exposição We Are Also The Ghosts Foto: Bruno Lopes

Onde? Galeria UMA LULIK__, em Alvalade. Quando? Até 22 de outubro, de quarta-feira a sábado (14h-19h).

Exposições individuais e coletivas, na Jahn und Jahn e Encounter

Duas galerias de arte contemporânea numa só morada. É esta a proposta da Jahn und Jahn e Encounter, cujas portas abriram ao público recentemente, a 22 de setembro, e que procuram cativar a atenção do mercado internacional de arte em Lisboa, trazendo um programa consistente e regular à capital portuguesa, sem esquecer a extensão dos programas que já têm na Alemanha e no Reino Unido, respetivamente. Ambas as galerias encontram-se, assim, num prédio junto ao jardim da Estrela, que conta com seis salas expositivas, um project space, duas viewing room e ainda um jardim de esculturas, uma área ampla.

Sala partilhada pelas galerias Jahn und Jahn e Encounter
Sala partilhada pelas galerias Jahn und Jahn e Encounter Foto: @Photodocumenta. Cortesia Jahn und Jahn e Encounter

A Encounter arranca com exposições individuais de dois artistas internacionalmente conhecidos. Por um lado, o trabalho de Antony Cairns (até 20 de novembro) relaciona-se com a história da reprodução fotográfica, com os métodos experimentais de impressão e com a estética da abstração, com recurso à paisagem urbana. Por outro, a arte da brasileira Vanessa da Silva (até 30 de dezembro) combina escultura, instalação e performance, focando-se em questões de migração, deslocamento e formação de identidade. As suas esculturas Muamba Groove estarão no jardim até 20 de novembro.


Numa ótica oposta, a Jahn und Jahn estreia o novo local com uma exposição coletiva temporária (até 20 de novembro), com obras de Heinz Butz (Alemanha), Fernanda Fragateiro (Portugal), Imi Knoebel (Alemanha) e Kirsten Ortwed (Dinamarca), e diversos métodos artísticos, da pintura à instalação. Chama-se "14 Rooms". Paralelamente, o jardim da galeria terá também uma instalação de Navid Nuur, fomentando o diálogo com o programa internacional da Jahn und Jahn em Munique. As galerias irão também colaborar na programação do project space, que irá dialogar com artistas locais e internacionais. A portuense Dayana Lucas é a primeira convidada.

Onde? Rua de São Bernardo, junto ao Jardim da Estrela. Quando? Abertas de quarta-feira a sábado, das 14h às 19h.
Saiba mais Arte, Lisboa, Galeria, Fotografia, Escultura, Instalação, Pintura, UMA LULIK__, Encounter, Jahn und Jahn
Relacionadas

Em Oeiras celebram-se Artes e Ofícios

A primeira edição da Bienal Artes e Ofícios | Novo Design, que acontece de 20 a 25 de setembro em Oeiras, reúne talentos de países como os EUA, Suíça, Alemanha, Itália, França e, claro, Portugal.

Steve McCurry e o que todos temos em comum

Os retratos de Steve McCurry já deram a volta ao mundo e estão agora na Cordoaria, em Lisboa, para admirar até janeiro de 2023. Sentámo-nos à conversa com o fotógrafo e descobrimos que o que o move, mais do que as viagens e as paisagens, são as vidas das pessoas e aquilo que as une.

Mais Lidas