O livro dos cães chiques a valer
A Assouline lança esta edição especial, dedicada ao melhor amigo do ser humano, cheia de fotografias e histórias de cães finórios e dos seus donos aristocratas e glamorosos.

O que é que nasceu primeiro, o dono (ou dona) chique ou o cão chique? Em princípio, deve ser proibido um pelintra sem eira nem beira ter um galgo afegão. Também não é provável que um caniche XL saia da propriedade do criador sem se certificar que o seu novo dono tem um título nobiliárquico. Um chow chow, com o seu comportamento reservado, também não vai atrás de qualquer paspalho (ou paspalha) com um biscoito – acreditem porque já tentei. Em compensação, qualquer rafeiro zarolho e perneta, ao lado de Audrey Hepburn é chique. E o mesmo se pode dizer de Brigitte Bardot, que teve inúmeros – cães, não necessariamente zarolhos e com pernas a menos, embora seja bastante provável, já que a atriz levava para a casa todos os animais que precisassem de ajuda e conforto. Certo é que, ao longo dos séculos, os cães têm sido os companheiros de eleição dos aristocratas e da realeza – quem pode esquecer a rainha de Inglaterra com a sua matilha de corgies? Winston Churchill tinha um bulldog de quem gostava muito – e eram os dois estranhamente semelhantes. Virando o foco para a aristocracia das artes, Maria Callas adorava passear com o seu caniche.

Para quem gosta de cães e é fã de historietas sobre pessoas famosas, Chic Dogs, editado pela Assouline, é o livro ideal para umas tardes bem passadas. Com 234 fotografias, quase uma por página, encanta o leitor com momentos de ternura entre os cães e os seus donos, e com comentários que, ao longo dos anos, pessoas famosas foram fazendo sobre estes grandes companheiros do ser humano.

O grande escritor Milan Kundera, por exemplo, disse o seguinte: "Os cães são a nossa ligação ao paraíso. Não conhecem o mal, a inveja ou o descontentamento. Sentarmo-nos com um cão, numa colina, numa tarde gloriosa é estar de volta ao Eden, onde fazer nada nunca era aborrecido – era paz."

Já Marylin Monroe, mais lapidar, fez a seguinte declaração: "Os cães nunca me mordem. Só os humanos." Esta jornalista está, neste exato momento, a ser mordida por um gato, que acha que o teclado é um sítio adequado para sentar e, como tal, está em posição de desdizer a segunda parte deste aforismo. Mas, enfim, um gato não é um cão, não é verdade?

Chic Dogs foi escrito por Robert Williams, um editor de Luxo na prestigiada revista The Business of Fashion. O livro custa 120 euros e está disponível na site da Assouline.
Isto Lembra-me Uma História: Os cães do presidente da Irlanda
Os homens poderosos, líderes de nações, monarcas, presidentes, costumam ter cães. Mas são raros os cães de Estado que têm a lata do Pastro de Berna irlandês.
Dar festas a cães é benéfico para a saúde, afirma novo estudo
Uma nova investigação mostra porque os cães são, de facto, os melhores amigos do Homem.
Por que é que Donald Trump odeia cães?
A relação do Presidente dos Estados Unidos da América com o melhor amigo do homem vai contra a corrente. Como quase tudo o que diz.
Dolce & Gabbana apresenta primeiro perfume para cães
Sem alcóol, chama-se Fefé, o nome do cão de Domenico Dolce e Guilherme Siqueira, e é o primeiro da marca para estes animais.
OhMyDog&Co: mais do que uma loja, uma comunidade para cães e suas famílias
É uma loja online, um quiosque no hub 8Marvila e também uma comunidade que pretende integrar os cães na vida social dos donos, assim como fortalecer as suas relações com eles.
Uma ode à cidade das luzes, do amor e dos croissants
Paris é uma das cidades mais instagramáveis do mundo. Uma das mais bonitas, mais apaixonantes, mais históricas e que mais têm atraído viajantes e turistas ao longo dos séculos. Esta edição especial da Assouline comemora o século XX da capital francesa em todo o seu esplendor.
Livro. História de 225 anos de auto-retratos em 60 obras
"Self Portraits: From 1800 to the Present" é uma das mais recentes edições da Assouline. Um verdadeiro livro de mesa de café, este objeto de coleção promete horas bem passadas a analisar mais de 60 auto-retratos de artistas como Monet, Picasso, Félix Vallotton, Gustave Caillebotte, entre outros.
Livro. A melhor e a pior publicidade norte-americana dos anos 2000
Os anúncios publicitários dizem muito sobre a cultura de determinado sítio num dado momento, os usos e costumes, o Zeitgeist e – certamente – os hábitos de consumo. Há muitas formas de contar a história do mundo – esta é uma delas.
O artista português regressa à capital francesa para inaugurar mais uma exposição-manifesto na qual, como é habitual, transforma resíduos plásticos em arte, numa reflexão sobre os consumos excessivos da sociedade e a poluição.
De Ursula Andress a Denise Richards, passando por Halle Berry e Monica Bellucci, estas são as mulheres mais icónicas que passaram pelos 25 filmes de James Bond desde 1962.
A marca Côco Gin, uma ideia de um casal franco-brasileiro a viver em Portugal, faz nascer tabuleiros personalizados e exclusivos, feitos à mão no Vietname.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.