Viver

Isto Lembra-me Uma História: Os cães do presidente da Irlanda

Os homens poderosos, líderes de nações, monarcas, presidentes, costumam ter cães. Mas são raros os cães de Estado que têm a lata do Pastro de Berna irlandês.

Misneach, o cão de Michael D. Higgins.
Misneach, o cão de Michael D. Higgins. Foto: Getty Images
16 de abril de 2023 | Diogo Xavier

O assunto ganhou mediatismo há já algum tempo, mas um vídeo que teima em aparecer, de tempos a tempos, no meu feed de Instagram faz com que se torne imperativo falar do assunto: o Presidente da República da Irlanda tem um cão fabuloso. Nesse vídeo, surge Michael D. Higgins, o Presidente irlandês, a fazer um discurso, enquanto um cão, belo e corpulento, o importuna constantantemente, ora dando-lhe narigadas nas mãos, ora tocando-lhe com a pata na perna, tentando chamar a atenção. Higgins, que, recorde-se, é presidente de um país, acaba por ceder e fazer umas festinhas ao cão como quem diz "agora não, Misneach, espera um bocadinho", mas Misneach, um magnífico Pastor de Berna, não quis saber. Os cães não percebem de política, nem de ocasiões sociais. Como poderia Misneach adivinhar que o discurso que o seu amado dono fazia era um tributo ao ator Tom Hickey, falecido pouco tempo antes, em maio de 2021.

Misneach, bem como o seu compincha e companheiro de casa Bród, também ele Pastor de Berna (o Presidente Higgins é fascinado pelos cães desta raça: antes de Misneach e Bród, a família presidencial teve ainda Síoda, que morreu de doença em 2020), é hoje um cão mediático. As aparições na imprensa não são raras, assim como não são raras as ocasiões em que o Bernese rouba para si as atenções. O caso mais célebre, e também mais recente, aconteceu há poucos dias, durante a visita do Presidente americano Joe Biden à República da Irlanda. Biden, que tem raízes irlandesas, confraternizava com o seu homólogo Higgins junto à residência oficial deste e sob o olhar atento de Misneach. E foi então que o Presidente dos Estados Unidos da América fez questão de cumprimentar o cão presidencial irlandês. Contudo, e como já vimos, este Pastor de Berna não é exímio em encontros sociais, possivelmente não domina política internacional e quase de certeza que nem sabe quem é Joe Bidden. Para Misneach, podia tratar-se somente de um intruso de idade avançada. Quando o Presidente Americano levantou a mão para cumprimentar o cão, este recusou o cumprimento e ainda lhe ladrou. "Quem é este senhor?", parecia Misneach perguntar a Higgins. O Presidente irlandês riu-se com bonomia, encolheu os ombros e prosseguiu a conversa, evitando assim um incidente diplomático e um possivel conflito entre nações.

Presidente Joe Biden de visita à República da Irlanda: o momento em que tenta chamar o cão de Michael D. Higgins, sem sucesso.
Presidente Joe Biden de visita à República da Irlanda: o momento em que tenta chamar o cão de Michael D. Higgins, sem sucesso. Foto: Getty Images

Líderes políticos e chefes de Estado tendem a compor o retrato oficial de família juntando-lhe um animal favorito. Por cá, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, em 2016, um Pastor Alemão chamado Asa. Foi um presente da Força Aérea portuguesa. Contudo, Rebelo de Sousa não levou Asa para o Palácio de Belém. Mas vivesse ele em Buckingham, na Casa Branca ou no Kremlin e é certo que o Pastor Alemão do Presidente Português ocuparia o seu lugar na hierarquia do Estado.

Em Inglaterra, era sobejamente conhecida a paixão da rainha Isabel II pelos seus Corgi. Teve vários, desde criança. O primeiro, uma fêmea, foi Susan, em 1933. O último dos chamados Corgis Reais faleceu em 2016 e então a rainha recebeu mais tarde de presente um par de cães da sua raça favorita - já a monarca britânica tinha os seus 90 anos. Quando Isabel II morreu, em setembro de 2022, os dois cães, Muick e Sandy, ficaram ao cuidado de Sarah Ferguson, ex-nora da rainha, e do ex-marido de Fergie, o príncipe André. Sarah e André estão divorciados desde 1997, mas vivem ambos na Mansão Real, em Windsor - don’t ask, trata-se da Firma.

The Royal Corgis: a rainha Isabel II tinha uma adoração por corgis.
The Royal Corgis: a rainha Isabel II tinha uma adoração por corgis. Foto: Getty Images

Também o infame Presidente russo, Vladimir Putin, é fascinado por cães. Na verdade, Putin gosta de animas - não no geral, que ele é homem de gostos peculiares, mas de animais opulentos, fortes e poderosos, o que não surpreende tendo em conta o perfil narcísico-imperialista do Presidente da Federação Russa. Vladimir Putin já foi notícia por ter um urso, já deu nas vistas por ser dono de um tigre siberiano e é também célebre por possuir cães. Possuir no sentido de ser dono de. Não são uns cães quaisquer, todos encaixam no perfil das preferências presidenciais. Buffy é um Cão de Karakachan, raça búlgara cujos exemplares apresentam uma dimensão assinalável e facilmente ascendem aos 50 quilos; Yume é um Akita Inu, raça japonesa de cães poderosos, que facilmente também ultrapassam os 50 quilos; Verni é um Alabai, um Pastor da Ásia Central, um cão que pode chegar ao 80 quilos; Pasha, um Pastor Jugoslavo, ou Sarplaninac, é o mais pequeno de todos, chegando apenas aos 45 quilos. Não há relatórios oficiais acerca dos gastos do Presidente Putin com a alimentação do seu quarteto canino, mas é seguro que não gasta pouco com os cães imperiais.

Vladimir Putin com os seus cães Buffy e Yume, em 2013.
Vladimir Putin com os seus cães Buffy e Yume, em 2013. Foto: Getty Images

Joe Biden, de quem Misneach, o cãe presidencial irlandês não gostou, tem em Major, um Pastor Alemão, o seu melhor amigo. Nos Estados Unidos da América, é longa a tradição de ter cão na Casa Branca. Ronald Reagan, os presidentes Bush, pai e filho, Bill Clinton, Barack Obama (que tinha um Cão de Água português, Bo, que morreu já este ano), John F. Kennedy (que tinha a tradição de família dos Fox Terrier), enfim, é longa a lista. O mais fácil é recuar até 1901 e ao Presidente William McKinley, o último dos presidentes americanos que não tinha um cão na Casa Branca. Quer dizer, há uma exceção: Donald Trump. Trump não tinha cães. Felizmente para os bichos.

Bo, o cão de Barack Obama.
Bo, o cão de Barack Obama. Foto: Getty Images
Saiba mais Misneach, Vladimir Putin, Buffy, Isto Lembra-me Uma História, Tom Hickey, Isabel II, Instagram, Michael D. Higgins, Corgis Reais, Bród, Joe Biden, República da Irlanda, Sarah Ferguson
Relacionadas
Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.