Prazeres / Artes

Marc Newson: a enciclopédia dos 40 anos de carreira

Considerado um dos designers mais influentes do seu tempo, este australiano vê agora o seu trabalho reconhecido neste novo e digníssimo calhamaço da Taschen.

Foto: Taschen
06 de junho de 2024 | Madalena Haderer

A carreira de Marc Newson é um verdadeiro compêndio do design de interiores – e exteriores. Cadeiras, relógios, estantes, ampulhetas, iates, aviões. Parcerias com grandes casas de moda, como a Louis Vuitton, com marcas de automóveis de luxo, como a Ferrari, até com companhias aéreas, como a Qantas Airways. Em 40 anos de carreira, Newson meteu a mão em tudo. E como 40 anos é um número bonito e redondo, a Taschen acaba de lançar uma grande enciclopédia com o percurso deste australiano, desde 1984 até 2024.

O Lockheed Lounge é uma das suas peças mais famosas
O Lockheed Lounge é uma das suas peças mais famosas Foto: Taschen

Chama-se Marc Newson Works 84-24 e conta com 496 páginas de papel grosso e lustroso, dignas da mesa de centro, divididas nas seguintes categorias: Objetos, Mobiliário, Interiores, Transporte e Jóias & Relógios. Cada descrição explora a história por detrás de cada peça e a sua criação, e está enriquecida com citações do próprio designer. O livro é complementado por um índice visual das obras completas de Newson, uma cronologia da sua vida, uma bibliografia e a sua história de exposições.

Suporte para livro comemorativo da Ferrari
Suporte para livro comemorativo da Ferrari Foto: Taschen

Prova de que nenhum projeto é demasiado grande ou pequeno para este génio do design, é que os seus clientes incluem ainda marcas como Montblanc, Hermès, Nike, Dom Pérignon, Jaeger-LeCoultre e Ferrari. Marc Newson foi, para além disso, diretor criativo da Qantas Airways e designer para projetos especiais na Apple, incluindo do Apple Watch.

A SkyBed que desenhou enquanto diretor criativo da Qantas Airways
A SkyBed que desenhou enquanto diretor criativo da Qantas Airways Foto: Taschen

Newson foi até um dos designers escolhidos para participar no famoso Tokyo Toilet Project – imortalizado pelo realizador Wim Wenders com o filme Perfect Days –, que consiste em convidar famosos arquitetos e designers internacionais para criarem casas de banho públicas na capital do Japão. Espaços limpos, arejados e funcionais, onde as pessoas se sentem seguras, mesmo que os visitem à noite e no meio de um parque. A proposta de Newson, construída no bairro de Urasando, com um telhado de cobre a fazer lembrar um templo, está, naturalmente, incluída nesta enciclopédia.

Newson foi um dos designers convidados a participar no Tokyo Toilet Project
Newson foi um dos designers convidados a participar no Tokyo Toilet Project Foto: Taschen

O livro é da autoria da escritora e editora Alison Castle, especializada em filosofia, fotografia e cinema e cujas obras incluem The Stanley Kubrick Archives, Stanley Kubrick’s Napoleon e The Complete Jacques Tati, e que já assinou trabalhos para a Vogue Italia, a Vogue China, e a Chaos 69. Está à venda no site da Taschen, como sempre, e custa 150 euros.

Saiba mais Livro, Marc Newson, Design, Taschen, Lockheed Lounge, Tokyo Toilet Project
Relacionadas

O livro das obras de arte a metro

Há muito que a Taschen já habituou os seus leitores a livros bonitos, mas, desta vez, a editora alemã esmerou-se. "The Book of Printed Fabrics" é uma viagem através de quatro séculos de padrões de tecidos e é um verdadeiro regalo para os olhos.

Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.