Coura. E o paraíso aqui tão perto
"Paraísos de Coura", o novo livro do fotógrafo Alfredo Cunha, presta homenagem ao Festival de Paredes de Coura, e conta com textos de Vítor Paulo Pereira, Valter Hugo Mãe, Mário Lopes e Sandra Maria Teixeira.
Imagens intimistas de adolescentes à gargalhada, fotografias panorâmicas de Paredes de Coura e da praia do Taboão, que acolhe o festival de música, artistas no palco, uma Patti Smith de braços abertos, plateias de jovens inebriados pela música, o calor, a alegria da juventude e um tempo que parece abrandar. O novo livro de Alfredo Cunha, Paraíso de Coura, é dedicado ao Festival Paredes de Coura, com imagens que vão muito para lá do palco onde acontecem os concertos, e com textos de Vítor Paulo Pereira, Valter Hugo Mãe, Mário Lopes e Sandra Maria Teixeira.
Pelo meio das lindíssimas fotografias de Alfredo Cunha, encontrará textos tão deliciosos quanto este, "A Santa Terra do Rock", de autoria de Valter Hugo Mãe, cujo excerto foi partilhado pela editora:
"Escrevi há anos que o Festival de Coura devia ser prescrito pelos médicos e descontado no IRS. As pessoas tinham de ser mandadas para Coura nem que à força de dois empurrões, porque tudo no Festival nos cura. Já vi muita gente a melhorar da tristeza, mas também da marreca, do pasmo sem sentido, da inveja, da fealdade ou da gripe. Em Coura curam-se maleitas severas, como a virgindade depois da puberdade, essa coisa que começa a apodrecer. A maravilha aqui não se explica ela é pura lucidez. Só de chegarmos à Praia do Taboão, onde instalam a festa, tudo aparece mais que a Nossa Senhora. Aparecem manifestações solares à meia-noite, estrelas mesmo verdadeiras que andam perto e que podem até vir do peito de alguém. Toda a gente é bela e aprende a amar."
Alfredo Cunha é um fotógrafo de renome, com diversas distinções e homenagens, destacando-se a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, que recebeu em 1995, e as menções honrosas atribuídas no Euro Press Photo 1994 e no Prémio Fotojornalismo VisãoBES 2007 e 2008. Nasceu em Celorico da Beira, em 1953, e começou a sua carreira profissional ligado à publicidade e fotografia comercial em 1970. Foi colaborador de inúmeros jornais, revistas e agências noticiosas. Foi fotógrafo oficial do presidente da República António Ramalho Eanes, entre 1976 e 1978. Em 1985, foi designado fotógrafo oficial do presidente da República Mário Soares, cargo que exerceu até 1996. Atualmente, trabalha como freelancer e desenvolve vários projetos editoriais. A sua primeira grande reportagem foi sobre os acontecimentos do dia 25 de Abril de 1974.
Paraíso de Coura chega às livrarias no dia 22 de agosto e está já em pré-venda no site da editora Tinta da China.
Livro sobre realizadores de cinema "How Directors Dress": o hábito faz o monge?
Novo livro analisa e reflete sobre as roupas e o estilo dos realizadores de cinema, tanto nas filmagens, como nos estúdios de edição e nas passadeiras vermelhas. Porque, tal como na grande tela, nenhuma escolha é inocente e uma imagem vale mais que mil palavras.
Livro. Hollywood pela objetiva da revista LIFE
A nova edição da Taschen em dois volumes retrata a estreita ligação entre uma das revistas mais famosas dos Estados Unidos e a sua indústria cinematográfica. Tem mais de 600 fotografias, metade das quais nunca foi publicada antes.
Marc Newson: a enciclopédia dos 40 anos de carreira
Considerado um dos designers mais influentes do seu tempo, este australiano vê agora o seu trabalho reconhecido neste novo e digníssimo calhamaço da Taschen.
Livro. Toda a arquitetura de Calatrava num grande volume
Mais um livro incontornável para quem se interessa por design e arquitetura. Desta vez, a Taschen reúne todos os projetos do espanhol Santiago Calatrava: verdadeiros colossos de engenharia que equilibram estética e anatomia estrutural.
ROOF. Retratos de quem não tem um teto digno
Já pode ser visitada a mais recente mostra de fotografias de Mário Cruz. ROOF conta as histórias de vida dos habitantes de Lisboa que vivem em casas com condições indignas. Habitação para todos: outra promessa do 25 de Abril ainda por cumprir.
Memórias de Manuel Alegre editadas em novo livro
Da prisão em Luanda ao 25 de novembro, dos passeios pelas ruas de Paris num passado longínquo às conversas com Álvaro Cunhal. São histórias recordadas pelo escritor e político português aos 87 anos.
Em setembro de 2024, a marca suíça, em parceria com a Wallpaper, lança o primeiro livro autorizado sobre a história do lendário modelo. Escrito por Nicholas Foulkes, especialista em relojoaria, detalha a evolução técnica e histórica do relógio que redefiniu a relação entre o homem e o oceano.
A partir de dia 21 de setembro, o Vitra Design Museum, na Alemanha, apresenta a exposição "Nike: Form Follows Motion", com algumas fotografias inéditas.
"Siza, Câmara Barroca" é mais do que uma simples exposição; é um convite a repensar os limites cronológicos e estilísticos que muitas vezes impomos à arte e à arquitetura. A mostra estará aberta ao público a partir do dia 12 de setembro ao dia 14 de dezembro.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.