Hollywood e Frida Kahlo numa coleção exclusiva de retratos
A pensar, especialmente, nos amantes de cinema, pintura e fotografia – e quem é que não é? –, há agora duas coleções de retratos que imortalizam, por um lado, a vida de Frida Kahlo e, por outro, os melhores anos de Hollywood. Uma boa desculpa para tirar a fotografia da avó da parede.

Se Hollywood pode ter um Passeio da Fama, não poderá o leitor ter um Corredor ou uma Parede da Fama em sua casa? A resposta é: sim. Aliás, para os verdadeiros amantes de cinema, não há melhor forma de criar um ambiente cinéfilo do que encher a parede da televisão com fotografias de atores e atrizes de Old Hollywood. E quem diz sala da televisão, diz escritório ou biblioteca com fotografias intimistas de artistas plásticos. Mas que ideia é esta, agora, de pôr fotografias na parede? É que a produtora cultural portuguesa Terra Esplêndida – nome irrefutável – acaba de lançar, em exclusivo mundial, a série Portrait Collection com, para já, duas edições: Frida Kahlo Portrait Collection e Hollywood Icons Portrait Collection. Cada coleção é composta 12 reproduções fotográficas, no formato 20x25cm, com os mais altos padrões de qualidade de impressão de imagens.

A inspiração por detrás destas Portrait Collections veio das digressões mundiais das exposições promovidas pela produtora, em colaboração com os referidos acervos. Algumas das imagens selecionadas para a edição Frida Kahlo, por exemplo, aparecem na mostra Frida Kahlo: As Suas Fotografias – que já passou por cidades como Budapeste e Estocolmo, marcando também presença em Lisboa e no Porto. A edição Hollywood Icons teve como base a exposição Hollywood Icons: Fotografias da Fundação John Kobal – apresentada em cidades como Roma, São Paulo ou Porto.

A Frida Kahlo Portrait Collection é constituída por fotografias que fizeram parte da coleção pessoal da artista e que, atualmente, integram o espólio do Museu Frida Kahlo, na Cidade do México. Estes retratos – alguns da autoria do pai da artista, o fotógrafo Guilhermo Kahlo – ilustram diferentes momentos da vida de Kahlo, da infância aos últimos anos, com os desafios impostos pela sua saúde frágil, e partilhados com familiares e amigos. Constituindo uma janela para a vida pessoal daquela que é uma das artistas plásticas mais influentes do século XX.

Já a Hollywood Icons Portrait Collection reúne retratos de algumas das figuras mais emblemáticas do cinema clássico de Hollywood. Estrelas como Marylin Monroe, James Dean, Grace Kelly ou Elisabeth Taylor, fotografadas pelas lentes de alguns dos fotógrafos que ajudaram a construir a mítica da Golden Age do cinema norte-americano, que vai dos "loucos" anos 20 à década de 60. O acervo fotográfico da Fundação John Kobal, ao qual pertencem estas imagens, reúne mais de 20.000 negativos que espelham a cultura cinematográfica de Hollywood.

Para além dos 12 retratos, cada Portrait Collection inclui ainda uma moldura em cartão canapack natural. As edições estão disponíveis para compra no site da Terra Esplêndida e nas lojas Fnac e El Corte Inglés. A Frida Kahlo Portrait Collection custa 25 euros , enquanto a Hollywood Icons Portrait Collection, custa 15 euros.
#POPtrait. Os retratos de Maísa Champalimaud
A artista plástica luso-brasileira vai inaugurar a sua nova exposição da Galeria Óriq, no próximo dia 8 de maio. A "Must" esteve no atelier da pintora para uma conversa sobre arte, inspiração e como ultrapassar o terror de tela em branco, e aproveitou para espreitar algumas das suas obras.
Exposição. Rodney Smith e a alquimia do otimismo
Até 25 de maio, está patente no Centro Cultural de Cascais uma retrospectiva inédita que reúne mais de 100 imagens deste fotógrafo norte-americano. Com um pé no surrealismo e outro na busca pela beleza divina, Smith foi, acima de tudo, um otimista. E isso nota-se.
Livro. Mais de seis décadas de fotografias de Ralph Gibson
Este famoso fotógrafo norte-americano aprendeu com os grandes, tendo começado a sua carreira como assistente de Dorothea Lange e de Robert Frank. E agora, nesta nova edição da Taschen, com legendas e comentários do próprio, podemos todos aprender com ele.
Livro. Georg Baselitz e o mundo de cabeça para baixo
Desde pinturas existenciais até esculturas rudemente esculpidas em madeira e "remixes" de obras anteriores, o trabalho deste artista alemão é sempre desafiador. Muitas das suas pinturas exploram a identidade alemã e o impacto da Segunda Guerra Mundial e do Nazismo. Ficou famoso por pintar "às avessas".
“Já tão longe”, uma exposição entre o que está por vir e o que já foi
De 27 de maio a 26 de julho, a artista Bela Silva inaugura mais uma coleção de obras de arte que refletem sobre espaços de transição e estados de impermanência. O Tivoli Avenida da Liberdade foi o local escolhido para apresentar estas peças que entram agora como a segunda exposição do calendário de 2025 do hotel lisboeta.
Livro. Hollywood pela objetiva da revista LIFE
A nova edição da Taschen em dois volumes retrata a estreita ligação entre uma das revistas mais famosas dos Estados Unidos e a sua indústria cinematográfica. Tem mais de 600 fotografias, metade das quais nunca foi publicada antes.
David Lynch e Mel Brooks unidos em ciclo de cinema em Cascais
Uma parceria entre a Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais resultou num ciclo de cinema dedicado aos dois mestres da sétima arte. A entrada é gratuita.
Estes são os melhores filmes do século XXI, segundo o New York Times
Sofia Coppola, Pedro Almodóvar e Mel Brooks foram alguns dos nomes convidados — entre mais de 500 conceituados profissionais da indústria cinematográfica — para escolherem as melhores obras cinematográficas lançadas este século.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.