Livro. Hollywood pela objetiva da revista LIFE
A nova edição da Taschen em dois volumes retrata a estreita ligação entre uma das revistas mais famosas dos Estados Unidos e a sua indústria cinematográfica. Tem mais de 600 fotografias, metade das quais nunca foi publicada antes.
É justo dizer que Hollywood e a famosa revista LIFE tiveram o seu apogeu, a sua golden age, mais ou menos por volta da mesma altura: entre meados dos anos 30 e o início da década de 70. Nada mais apropriado, então, que celebrar estes dois gigantes da fama e do glamour com a nova edição em dois volumes da Taschen, com mais de 600 fotografias – metade delas inéditas – de estrelas tão famosas quanto Bette Davis, Elizabeth Taylor, Marlon Brando, Clark Gable, Steve McQueen, Sophia Loren, Alfred Hitchcock, Sidney Poitier, Paul Newman, Jane Fonda, Brigitte Bardot e muitas mais.
A revista LIFE foi lançada em novembro de 1936 por Henry R. Luce – um magnata da comunicação que criou também a TIME, a Fortune e a Sports Illustrated –, com o objetivo de que fosse uma news magazine fotográfica que servisse de janela para o mundo. E foi exatamente isso que foi – pelo menos, até surgir a televisão. No final da década de 40, era lida por um em cada três norte-americanos.
A atriz Jean Harlow foi a primeira estrela de cinema a aparecer na capa da revista, em 1937. A partir de então, a revista teve mais de 200 capas com temas relacionados com Hollywood, o que ilustra não só a ligação da LIFE com a indústria cinematográfica, como o seu importante papel na vida das pessoas como elemento que lhes permitia escapar às agruras da vida e ao horror da Segunda Guerra Mundial, "captando mais estrelas do que as que há no céu", conforme o slogan desse tempo.
A revista LIFE foi pioneira a mostrar cenas cujo acesso hoje damos por garantido: bastidores, a casa das estrelas de cinema, juntamente com os seus filhos e relacionamentos amorosos. O volume 1 (1936-1950) abrange a Era Dourada de Hollywood: galãs charmosos, estrelas sensuais, poderosos magnatas dos estúdios e os estilos de vida opulentos de todos eles – num esforço coletivo de criação de ilusões baseadas no grande ecrã, transformando os homens e mulheres que faziam os filmes, em semi-deuses. O volume 2 (1950-1972) foca-se na Nova Hollywood, com os grandes estúdios a perderem, gradualmente, o seu domínio. Uma fase que foi marcada pela transição para filmes independentes, estrelas internacionais e uma diversidade maior de vozes e rostos.
Com textos introdutórios da crítica de fotografia Lucy Sante, legendas do historiador de cinema Justin Humphreys e de mais de 70 fotógrafos lendários da LIFE, como Alfred Eisenstaedt, Peter Stackpole, Gordon Parks, Lisa Larsen, Margaret Bourke-White, Gjon Mili e muitos outros, LIFE. Hollywood é uma celebração da revista de fotografia mais importante do século XX e do fascínio com a indústria cinematográfica norte-americana.
Custa 200 euros e está disponível no site da editora.
Livro sobre realizadores de cinema "How Directors Dress": o hábito faz o monge?
Novo livro analisa e reflete sobre as roupas e o estilo dos realizadores de cinema, tanto nas filmagens, como nos estúdios de edição e nas passadeiras vermelhas. Porque, tal como na grande tela, nenhuma escolha é inocente e uma imagem vale mais que mil palavras.
Um destes cinco filmes portugueses poderá ir aos Óscares 2025
A 97ª edição dos Óscares acontece no dia 3 de março de 2025, em Hollywood, Los Angeles.
Livro. Toda a arquitetura de Calatrava num grande volume
Mais um livro incontornável para quem se interessa por design e arquitetura. Desta vez, a Taschen reúne todos os projetos do espanhol Santiago Calatrava: verdadeiros colossos de engenharia que equilibram estética e anatomia estrutural.
Coura. E o paraíso aqui tão perto
"Paraísos de Coura", o novo livro do fotógrafo Alfredo Cunha, presta homenagem ao Festival de Paredes de Coura, e conta com textos de Vítor Paulo Pereira, Valter Hugo Mãe, Mário Lopes e Sandra Maria Teixeira.
À mesa com os chefs
Pedro Pena Bastos, chef, é o mais recente nome associado a coleção muito especial da Vista Alegre, a Chef’s Collection, desenhada em parceria com alguns dos maiores cozinheiros do mundo e, se calhar até de Portugal.
Guillermo del Toro apanha um susto na Escócia
O realizador mexicano está em Aberdeen a filmar uma nova versão do filme Frankenstein e jura que há "alguma coisa" no seu quarto de hotel.
A Quinta da Vacaria, em parceria com o grupo Torel Boutiques, apresenta um novo boutique hotel de luxo num dos destinos portugueses mais procurados.
Uma antiga fortaleza medieval em Umbria renasce como um sofisticado refúgio cinco estrelas, unindo o charme histórico à elegância moderna.
O restaurante, que é o ponto de encontro entre o Japão e a cozinha mediterrânica, acrescentou um motivo de interesse ao seu requintado menu: uma exposição que inclui telas e têxteis da autoria do multifacetado artista polaco Tomek Sadurski.
Na Queijaria Machado, existem mais de 100 referências de queijos, de várias nacionalidades. Entre portugueses, franceses, italianos e holandeses, é escolher e provar.