Prazeres / Artes

Dos mosaicos vibrantes aos pátios interiores. A beleza da arquitetura marroquina

Uma mostra de mais de 500 páginas recheadas de fotografias do que é considerado uma verdadeiro paraíso exótico.

Foto: TASCHEN
11 de agosto de 2023 | Ana Filipa Damião

Não há como negar a riqueza secular da arquitetura marroquina, hoje uma mistura de estilos e influências, nomeadamente islâmica e hispano-mourisca, com os seus mosaicos vibrantes e coloridos, famosos arcos e pátios interiores. Aliás, as casas tradicionais nos centros urbanos de Marrocos - chamadas riad -, são construídas à volta dos pátios centrais, que por norma têm um jardim, fonte ou piscina, um local para as famílias descansarem e socializarem em privacidade. Estes palacetes costumam ter vários andares e são fechados para a rua. 

'Living in Morocco. 40th Ed', de Barbara & René Stoeltie (TASCHEN), € 25.
'Living in Morocco. 40th Ed', de Barbara & René Stoeltie (TASCHEN), € 25. Foto: TASCHEN
As riad, típicas casas marroquinas, são contruídas à volta de um pátio central privado.
As riad, típicas casas marroquinas, são contruídas à volta de um pátio central privado. Foto: TASCHEN

Que outros segredos escondem estas casas no norte de África? O livro Living in Morocco, de Barbara e René Stoeltie e editado pela TASCHEN, mergulha no paraíso que é Marrocos, dos mercados perfumados de especiarias às paisagens idílicas, e das suas maravilhas arquitetónicas. Mais de 500 páginas recheadas de fotografias de jardins luxuosos, mobiliário de madeira esculpida, fontes de mármore cor de jade e piscinas de azulejos turquesa. Um verdadeiro paraíso, e que não se situa assim tão longe da Península Ibérica. 

São várias as influências arquitetónicas em Marrocos.
São várias as influências arquitetónicas em Marrocos. Foto: TASCHEN
Os mosaicos coloridos são sem dúvida um dos elementos mais conhecidos.
Os mosaicos coloridos são sem dúvida um dos elementos mais conhecidos. Foto: TASCHEN

Barbara e René Stoeltie, ela escritora e ele fotógrafo, colaboram em artigos de design de interiores desde 1984 para revistas como a Vogue, a Elle, a The World of Interiors ou a Architectural Digest. A par desta edição, a TASCHEN publicou outras focadas no Japão, em Bali, no México, na Toscânia, em Itália, e em Provença, França.

A palavra riad remete para jardim.
A palavra riad remete para jardim. Foto: TASCHEN

 

Saiba mais Marrocos, Arquitetura, Living in Moroccos, TASCHEN, Fotografia
Relacionadas

Visita guiada ao modernismo algarvio

The Modernist Weekend é um fim de semana temático dedicado à arquitetura modernista algarvia. Talvez surpreenda, mas Faro, onde decorre a iniciativa, tem centenas de edifícios modernistas. Alguns amados, muitos mal estimados.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.