Prazeres / Lugares

Britannia: 25 anos depois do adeus ao navio favorito da realeza britânica

Era o único lugar onde Isabel II podia realmente descansar e ser ela mesma. Foi um emblema do poder da monarquia britânica e fez quase mil viagens.

Foto: Getty Images
01 de agosto de 2023 | Ângela Mata
O verão de Carlos III e Camila começou seguindo uma das tradições mais queridas de Isabel II. Trata-se da conhecida semana de Holyrood. Ao longo de sete dias, o monarca visitou diferentes regiões da Escócia em forma de homenagem àquela cultura e às conquistas da comunidade escocesa e, simultaneamente, convidou milhares de cidadãos a visitarem o palácio de Holyrood, sua residência em Edimburgo.

Nesta sua primeira semana de Holyrood como monarca, no início de julho, Carlos III visitou o iate Britannia, celebrando o 70º aniversário do seu lançamento e o 25º desde que chegou a Edimburgo depois de ter sido retirado de serviço. Para marcar o momento, a casa real partilhou nas redes sociais uma imagem da jovem Isabel II ao lado do marido Philip de Edimburgo, ambos acompanhados pelos príncipes Carlos e Ana, a bordo daquele barco, em 1956.
Carlos III na visita ao Britannia no início de julho de 2023.
Carlos III na visita ao Britannia no início de julho de 2023. Foto: Getty Images

Este era o navio que a família real considerava a sua casa mais querida, ancorado agora no cais de Leith, na Escócia. Durante os 43 anos que esteve ao serviço tornou-se a 'casa' favorita da rainha e de toda a família porque ali estavam longe dos olhares do público, ali podiam relaxar e serem eles próprios. A rainha Isabel II descreveu o iate Britannia como o único lugar no mundo onde ela sentiu que poderia realmente relaxar. Era comum vê-la a passear-se pelo convés, a vislumbrar o horizonte com o seu lenço característico na cabeça.

O Britannia fez quase mil visitas de estado a 135 países e mais de 1 milhão de milhas náuticas navegadas estão assinaladas no registo de serviço deste que era muito mais do que um navio, era um lar para a realeza britânica. Foi palco das melhores viagens e férias da monarquia inglesa e são essas que também fazem parte da sua história. 

A princesa Margarida e o marido Antony Armstrong-Jones durante a lua de mel em 1960.
A princesa Margarida e o marido Antony Armstrong-Jones durante a lua de mel em 1960. Foto: Getty Images
O barco tornou-se, por exemplo, local de eleição para as luas de mel reais, não só pela privacidade que oferecia, mas também por permitir navegar para locais remotos. A princesa Margarida e Anthony Armstrong-Jones foram os primeiros a passar a lua de mel ali, em 1960, e Carlos e Diana seguiriam-lhes os passos. O príncipe André e Sarah Fergunson também lá passaram a lua de mel.

O célebre navio foi encomendado durante o reinado de George VI, mas o monarca acabou por morrer antes que este fosse lançado. John Brown & Co, o estaleiro onde foram construídos os famosos transatlânticos Queen Elizabeth e Queen Mary, foi o encarregado da sua construção. Após a sua ascensão ao trono, Isabel II introduziu alterações nos planos previstos, e recusou a decoração ornamentada, apostando nos móveis de mogno, nos detalhes em latão, nas paredes brancas e nas tapeçarias de flores que tradicionalmente marcavam presença nos seus palácios.

O interior do Britannia mais parecia uma casa.
O interior do Britannia mais parecia uma casa. Foto: Getty Images
Segundo Sir Hugh Casson, arquiteto do Britannia, a ideia era transferir a atmosfera de uma casa de campo para o alto mar. Quando foi inaugurado em abril de 1953, tornou-se o maior iate do mundo, um símbolo do poder da coroa britânica. O primeiro porto ultramarino que visitou foi Grand Harbour, em Malta. A família real passava ali alguns dias todos os verões e, a par disso, servia como meio para a monarca e o seu marido visitarem praticamente todos os territórios da Commonwealth, em longas viagens a lugares remotos.

Durante as suas viagens, Isabel II foi sempre convidando líderes importantes a conhecerem o barco. Em 1983, Ronald Reagan e a mulher Nancy foram homenageados a bordo durante uma viagem pela América.

A família real durante as férias no Britannia, na Escócia, em 1967.
A família real durante as férias no Britannia, na Escócia, em 1967. Foto: Getty Images
Além de navio da família real inglesa, o Britannia cumpriu ainda outras funções, como tornar-se embaixador de empresas britânicas, nos chamados Sea Days. E até na evacuação de Aden, no sul do Iêmen. Foi em 1986, quando o iate atracou na praia de Khormaksar. A guerra civil estourou no Iêmen do Sul e os navios eram necessários com urgência para evacuar os cidadãos britânicos e outros presos pelos combates. É que como navio da Marinha Real não combatente, o Britannia podia entrar em águas territoriais sem alimentar ainda mais o conflito.

Harry e William também puderam correr pelo convés durante a infância. Em 1985, com os pais, à chegada a Veneza.
Harry e William também puderam correr pelo convés durante a infância. Em 1985, com os pais, à chegada a Veneza. Foto: Getty Images
O navio deixou de operar em 1997. Desde que abriu ao público em outubro de 1998 já recebeu mais de 6,5 milhões de visitantes que a ele se dirigem para conheceram os seus luxuosos salões e quartos. O último verão a bordo do Britannia ficou assinalado com várias imagens de Isabel II ao lado dos netos Harry, Peter e Zara Phillips, enquanto cruzavam a costa da Escócia.

O último verão em 1997.
O último verão em 1997. Foto: Getty Images
Saiba mais Realeza, Inglaterra, Brittania, Carlos III, Reino Unido, Isabel II, Navio
Relacionadas

O que vai o rei Carlos III herdar de Isabel II?

O monarca conta agora com uma fortuna de 500 milhões de dólares que herdou da mãe, Isabel II, e 42 mil milhões de dólares em bens, onde se incluem joias, quintas de cavalos, coleção de arte - e recebeu tudo sem pagar impostos, claro.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.