Prazeres / Artes

Artesanato alentejano: oficinas de imersão, artes & ofícios

Durante os próximos cinco meses, em Vila Nova da Baronia, no Alentejo, há oficinas que vão da criação do taleigo - um saco de retalhos de pano característico do sul -, técnicas de costura e estampagem, tapeçaria ou cerâmica.

Foto: DR
20 de março de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
Em março, há uma oportunidade que pode interessar aos entusiastas do artesanato: a segunda oficina do programa Imersões Artes & Ofícios, promovido pela Spira - empresa de revitalização patrimonial, é dedicada ao "taleigo" - um saco de retalhos de pano tradicional do Alentejo. De 28 a 31 de março, em Vila Nova da Baronia, em Alvito, os participantes terão a oportunidade de aprender as técnicas, costura e estampagem deste objeto emblemático do sul, que tanto dá para guardar o farnel como o pão.

As Imersões Artes & Ofícios são uma iniciativa que visa proporcionar experiências imersivas no mundo do artesanato, com um programa que se estende de março a julho. A primeira edição, no Alentejo, contempla seis oficinas de dois a seis dias, onde os participantes têm a oportunidade de aprender uma técnica artesanal à sua escolha, acompanhados por artesãos locais.

A segunda, dedicada aos "taleigos", será liderada pela artesã Alice Maria Candeias, que guiará os participantes na exploração das técnicas de costura e estampagem. Os "taleigos" são sacos de pequena e média dimensão feitos de retalhos de tecido, uma tradição única desta região, utilizada para transportar alimentos durante o trabalho no campo.

Os
Os "taleigos" são sacos de pequena e média dimensão feitos de retalhos de tecido, uma tradição única desta região. Foto: DR
Em abril, a terceira oficina traz a oportunidade de explorar a técnica dos tapetes de Arraiolos, com a artista têxtil Sara Ratola. Esta técnica tradicional é uma parte importante da identidade cultural do Alentejo, e os participantes terão a oportunidade de aprender desde o ciclo da lã até à criação de bordados inspirados na paisagem alentejana.

Os participantes terão a oportunidade de aprender desde o ciclo da lã até à criação de bordados inspirados na paisagem alentejana.
Os participantes terão a oportunidade de aprender desde o ciclo da lã até à criação de bordados inspirados na paisagem alentejana.
A programação continua em maio, com oficinas dedicadas ao feltro e ao buinho, lideradas por Diana Regal e Bruno Mareco, respetivamente. Esta edição das Imersões Artes & Ofícios culmina em julho, com uma oficina de cerâmica orientada por Helena Garcia (Alpiota).

Para mais informações sobre o programa completo e inscrições, consulte o site e mergulhe no mundo fascinante do artesanato alentejano.
Saiba mais Artes, Alentejano, Imersão, Artes & Ofícios, Taleigo, Oficina
Relacionadas

Dior apresenta o novo livro exclusivo "Dior Scarves: Histórias de Moda"

A icónica casa de moda francesa apresenta o seu mais recente tesouro para os aficionados da moda. Sob a direção de Maria Grazia Chiuri e editado por Maria Luisa Frisa, esta obra exclusiva mergulha nas inspirações e na história dos emblemáticos lenços de seda da Dior, desde os dias de Christian Dior até às mais recentes criações.

Vhils transforma um Mini em arte

O famoso artista português colaborou com a marca inglesa num projeto que resultou na transformação de um Mini clássico numa obra de arte impressionante intitulada "TRACERY".

O supermercado dos museus e dos colecionadores de arte

Todos os anos há uma feira de arte em Maastricht, nos Países Baixos, que é a Meca de museus e colecionadores. Na prática, é como um museu normal, só que as obras têm uma etiqueta com o preço. A edição holandesa já chegou ao fim, mas em maio decorre a nova-iorquina.

Mais Lidas
Artes As Bond girls mais sexy de sempre

De Ursula Andress a Denise Richards, passando por Halle Berry e Monica Bellucci, estas são as mulheres mais icónicas que passaram pelos 25 filmes de James Bond desde 1962.