Prazeres / Artes

Olival. Nova coleção de loiça Bordallo Pinheiro

Estas azeitonas não tiveram de ser colhidas, mas foram pintadas à mão e durarão para sempre – contando que não as parta. De uma parceria entre a Bordallo Pinheiro e a marca de azeites Esporão nasce uma nova linha de mesa que une tradição e modernidade.

A carregar o vídeo ...
02 de julho de 2024 | Madalena Haderer
Quem tem família no campo, principalmente em zonas de olival, sabe a importância que o azeite tinha, e tem, na economia familiar, nos momentos de convívio, mas também nas memórias da infância. Talvez se lembre de tentar trepar a uma oliveira perante os gritos de uma mãe assustada ou as admoestações de uma avó benevolente. Talvez se recorde de ver a família reunida para a apanha da azeitona. E talvez pense nisso cada vez que prepara um pratinho com azeite, para poder molhar o pão, como era típico na província e, agora, fashion nas cidades – depois de anos a comer pão com micro-pacotes de manteiga, parece ter havido, nos últimos anos, uma justa e saudável rendição ao azeite.

A coleção Olival nasceu de uma parceria entre a Bordallo Pinheiro e a marca de azeites Esporão
A coleção Olival nasceu de uma parceria entre a Bordallo Pinheiro e a marca de azeites Esporão Foto: DR
Se o azeite e as azeitonas lhe trazem boas recordações da infância, agora tem uma nova coleção de loiça que é o complemento perfeito para essa viagem ao passado. Chama-se Olival e nasceu de uma parceria com a Bordallo Pinheiro e a marca de azeites Esporão, uma coleção que une que a produção de azeite com a tradição da faiança artística portuguesa – duas artes milenares na zona do Mediterrâneo.

As ramagens de oliveira, com as suas folhas e azeitonas, são pintadas à mão
As ramagens de oliveira, com as suas folhas e azeitonas, são pintadas à mão Foto: DR
Olival inspira-se na oliveira, nas variedades autóctones da azeitona, como a Galega, a mais emblemática de Portugal e na paisagem alentejana, com as típicas paredes caiadas. Nas peças da coleção surgem composições de elementos da oliveira, sejam ramos, o tronco com as suas diferentes texturas ou azeitonas nos diversos tons de maturação – todas elas em relevos cerâmicos pintados à mão.

Foi preciso fazer moldes reais das azeitonas, folhas, ramos e troncos das oliveiras
Foi preciso fazer moldes reais das azeitonas, folhas, ramos e troncos das oliveiras Foto: DR
Em comunicado, Ana Carrilho, oleóloga do Esporão, recordou o processo de criação desta coleção de loiça: "Foi uma verdadeira colaboração, com moldes reais das azeitonas, folhas, ramos e troncos das nossas oliveiras, incluindo a nossa oliveira milenar com 1060 anos."
Saiba mais Artes, Bordallo Pinheiro, Linha de mesa, Olival, Azeite, Azeitonas, Oliveiras, Esporão
Relacionadas

"Um Dia em São Miguel": celebrar o Alentejo na Casa Relvas

No dia 25 de maio, a casa vinícola abre as portas da Herdade de São Miguel, no Redondo, para um evento especial. Uma tarde de convívio, vinho, gastronomia, música e tradições alentejanas aguarda familiares, amigos e entusiastas da região.

Mais Lidas
Artes A piscina de Joana Vasconcelos

Depois do projeto da piscina "Gateway" para o hotel Jupiter Artland, na Escócia, a artista plástica volta a transformar uma corriqueira piscina numa obra de arte. E, quem quiser, pode ter uma em casa.

Artes "Scandinavian Design". A bíblia do design escandinavo

Este livro faz uma viagem pela Noruega, Finlândia, Islândia, Dinamarca e Suécia, procurando dar resposta a uma pergunta simples: o que faz da Escandinávia um viveiro de talento e inovação no design? Porquê a Escandinávia? Vale a pena descobrir.

Artes Olival. Nova coleção de loiça Bordallo Pinheiro

Estas azeitonas não tiveram de ser colhidas, mas foram pintadas à mão e durarão para sempre – contando que não as parta. De uma parceria entre a Bordallo Pinheiro e a marca de azeites Esporão nasce uma nova linha de mesa que une tradição e modernidade.