Olival. Nova coleção de loiça Bordallo Pinheiro
Estas azeitonas não tiveram de ser colhidas, mas foram pintadas à mão e durarão para sempre – contando que não as parta. De uma parceria entre a Bordallo Pinheiro e a marca de azeites Esporão nasce uma nova linha de mesa que une tradição e modernidade.
Quem tem família no campo, principalmente em zonas de olival, sabe a importância que oazeitetinha, e tem, na economia familiar, nos momentos de convívio, mas também nas memórias da infância. Talvez se lembre de tentar trepar a uma oliveira perante os gritos de uma mãe assustada ou as admoestações de umaavóbenevolente. Talvez se recorde de ver a família reunida para aapanha da azeitona.E talvez pense nisso cada vez que prepara um pratinho com azeite, para podermolhar o pão,como era típico na província e, agora,fashion nas cidades – depois de anos a comer pão com micro-pacotes de manteiga, parece ter havido, nos últimos anos, uma justa e saudável rendição ao azeite.

Se o azeite e as azeitonas lhe trazem boas recordações da infância, agora tem uma nova coleção de loiça que é o complemento perfeito para essa viagem ao passado. Chama-seOlivale nasceu de umaparceriacom aBordallo Pinheiroe a marca de azeites Esporão, uma coleção que une que a produção de azeite com a tradição da faiança artística portuguesa– duas artes milenares na zona do Mediterrâneo.

Olival inspira-se na oliveira, nas variedades autóctones da azeitona, como aGalega,a mais emblemática de Portugal e napaisagem alentejana, com as típicas paredes caiadas. Nas peças da coleção surgemcomposições de elementos da oliveira,sejam ramos, o tronco com as suas diferentes texturas ou azeitonas nos diversos tons de maturação – todas elas emrelevos cerâmicos pintados à mão.

Em comunicado, Ana Carrilho, oleóloga do Esporão, recordou oprocesso de criaçãodesta coleção de loiça: "Foi uma verdadeira colaboração, com moldes reais das azeitonas, folhas, ramos e troncos das nossas oliveiras, incluindo a nossaoliveira milenar com 1060 anos."
Pedro Cabrita Reis x Bordallo Pinheiro: uma edição dedicada aos peixes
“Um prato com peixes” - é este o nome da mais recente coleção da WWB (World Wide Bordallianos) - que, segundo o artista português, contém uma abordagem filosófica daquilo que é a vida.
Eis as novas sardinhas da Bordallo Pinheiro
A edição Sardinha by Bordallo 2021conta com a colaboração de Nuno Markl, Nilton, Eduardo Madeira, entre outros artistas.
"Um Dia em São Miguel": celebrar o Alentejo na Casa Relvas
No dia 25 de maio, a casa vinícola abre as portas da Herdade de São Miguel, no Redondo, para um evento especial. Uma tarde de convívio, vinho, gastronomia, música e tradições alentejanas aguarda familiares, amigos e entusiastas da região.
Artesanato alentejano: oficinas de imersão, artes & ofícios
Durante os próximos cinco meses, em Vila Nova da Baronia, no Alentejo, há oficinas que vão da criação do taleigo - um saco de retalhos de pano característico do sul -, técnicas de costura e estampagem, tapeçaria ou cerâmica.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.