Panteão Nacional recebe instalação do artista ARYZ
Inaugurada a 14 de março, a exposição intitulada "VANITAS" promete a reflexão entre a vida, a morte e o legado que deixamos para trás. Está disponível para visitar até ao dia 23 de junho de 2024.

A intervenção artística, parte do Programa de Arte Pública da Underdogs, foi concebida especificamente para o Panteão Nacional e estará em exposição até ao dia 23 de junho de 2024. Num contexto carregado de simbolismo e significado, a instalação dialoga com uma pintura de autor anónimo pertencente à coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, que também se encontra presente no Panteão.

A instalação convida os visitantes a refletirem sobre a noção de tempo e transcendência da vida, bem como sobre o cruzamento entre arte e património. O Programa de Arte Pública da Câmara Municipal de Lisboa tem desempenhado um papel fundamental na democratização do acesso à arte urbana na cidade. Segundo Diogo Moura, Vereador da Cultura, este programa tem explorado novas possibilidades de repensar o espaço público e o património cultural, destacando a importância da arte urbana no tecido arquitetónico e paisagístico de Lisboa.

Numa fusão entre tradição e modernidade, ARYZ oferece uma nova visão desta tradição artística, convidando os visitantes a refletirem sobre a sua mortalidade como indivíduos, enquanto o Panteão os convida a considerar o legado perpétuo daqueles que moldaram o destino coletivo de uma nação.

A história do surf desde 1778 em livro
"Surfing. 1778–Today. 40th Ed." compila, numa reedição, as mais belas imagens relacionadas com a modalidade, ao longo dos séculos, enquanto conta a sua história.
O supermercado dos museus e dos colecionadores de arte
Todos os anos há uma feira de arte em Maastricht, nos Países Baixos, que é a Meca de museus e colecionadores. Na prática, é como um museu normal, só que as obras têm uma etiqueta com o preço. A edição holandesa já chegou ao fim, mas em maio decorre a nova-iorquina.
"Sr. Rui" conta a história do empresário Rui Nabeiro
A minissérie chega a 20 de março aos ecrãs em casa, através da plataforma de streaming Prime Video. Tem dois episódios e conta a história da ascenção do fundador da Delta Cafés.
Artesanato alentejano: oficinas de imersão, artes & ofícios
Durante os próximos cinco meses, em Vila Nova da Baronia, no Alentejo, há oficinas que vão da criação do taleigo - um saco de retalhos de pano característico do sul -, técnicas de costura e estampagem, tapeçaria ou cerâmica.
Livraria Lello eleita para famosa exposição francesa
A livraria portuguesa junta-se a grandes nomes desta área, como a Strand Book Store de Nova Iorque, na exposição "Mise En Page" nos emblemáticos armazéns Le Bon Marché Rive Gauche, em Paris, que decorre até 21 de abril e já inaugurou.
São premiadas, afamadas e, sobretudo, viciantes. Da comédia ao romance, do drama ao thriller, são vários os géneros das séries selecionadas para "maratonar" durante as longas e quentes noites das férias de verão.
O Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva abre as portas a "Notas Sobre a Melodia das Coisas", uma nova mostra que dá a conhecer peças desconhecidas de vários artistas, marcando o 30º aniversário do museu e a entrada em funções do seu novo diretor.
O terraço no Parque Mayer, em Lisboa, acolhe os cinéfilos para um novo ciclo de cinema ao ar livre. Não faltarão os grandes clássicos, como "Taxi Driver", "Jaws".
Este verão, um dos maiores museus da Alemanha, o Kunsthalle de Hamburgo, apresenta uma exposição temporária, 'Rendezvous of Dreams', que reúne as melhores obras de arte do surrealismo e do romantismo alemão. Algumas, nunca antes vistas.