Prazeres / Artes

Panteão Nacional recebe instalação do artista ARYZ

Inaugurada a 14 de março, a exposição intitulada "VANITAS" promete a reflexão entre a vida, a morte e o legado que deixamos para trás. Está disponível para visitar até ao dia 23 de junho de 2024.

Foto: Mike Doorline
14 de março de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rosário Mello e Castro
Junto ao Largo de Santa Clara, em Alfama, o Panteão Nacional prepara-se para receber uma instalação do renomado artista espanhol Octavi Arrizabalaga, mais conhecido por ARYZ. Esta exposição intitulada "VANITAS" tem como premissa envolver os visitantes numa reflexão profunda sobre a vida e a morte, em diálogo direto com a tradição artística da pintura Vanitas dos séculos XVI e XVII.

A intervenção artística, parte do Programa de Arte Pública da Underdogs, foi concebida especificamente para o Panteão Nacional e estará em exposição até ao dia 23 de junho de 2024. Num contexto carregado de simbolismo e significado, a instalação dialoga com uma pintura de autor anónimo pertencente à coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, que também se encontra presente no Panteão.

A instalação convida os visitantes a refletirem sobre a noção de tempo e transcendência da vida, bem como sobre o cruzamento entre arte e património.
A instalação convida os visitantes a refletirem sobre a noção de tempo e transcendência da vida, bem como sobre o cruzamento entre arte e património. Foto: Chris Costa
"A essência desta obra reside na representação de objetos mundanos justapostos a símbolos da mortalidade, como caveiras e ampulhetas, transmitindo a natureza fugaz da existência terrena e a futilidade da procura por bens tangíveis ou materiais", destaca Suzanne Marivoet, Diretora Geral da Underdogs.

A instalação convida os visitantes a refletirem sobre a noção de tempo e transcendência da vida, bem como sobre o cruzamento entre arte e património. O Programa de Arte Pública da Câmara Municipal de Lisboa tem desempenhado um papel fundamental na democratização do acesso à arte urbana na cidade. Segundo Diogo Moura, Vereador da Cultura, este programa tem explorado novas possibilidades de repensar o espaço público e o património cultural, destacando a importância da arte urbana no tecido arquitetónico e paisagístico de Lisboa.

Artista espanhol Octavi Arrizabalaga, mais conhecido por ARYZ
Artista espanhol Octavi Arrizabalaga, mais conhecido por ARYZ Foto: Mike Doorline
Com esta instalação, ARYZ recupera a tradição da Vanitas e convida o público a contemplar como é que esta tradição interage com o simbolismo do Panteão Nacional. Tal como a Vanitas convida ao confronto com a transitoriedade da existência humana, o Panteão serve como depósito da memória e da identidade coletiva, um testemunho do legado duradouro dos heróis e figuras ilustres de uma nação.

Numa fusão entre tradição e modernidade, ARYZ oferece uma nova visão desta tradição artística, convidando os visitantes a refletirem sobre a sua mortalidade como indivíduos, enquanto o Panteão os convida a considerar o legado perpétuo daqueles que moldaram o destino coletivo de uma nação.
Em exposição até ao dia 23 de junho de 2024.
Em exposição até ao dia 23 de junho de 2024. Foto: Chris Costa
Saiba mais Arte, Exposição, ARYZ, Panteão Nacional, VANITAS, Inauguração, Underdog
Relacionadas

A história do surf desde 1778 em livro

"Surfing. 1778–Today. 40th Ed." compila, numa reedição, as mais belas imagens relacionadas com a modalidade, ao longo dos séculos, enquanto conta a sua história.

O supermercado dos museus e dos colecionadores de arte

Todos os anos há uma feira de arte em Maastricht, nos Países Baixos, que é a Meca de museus e colecionadores. Na prática, é como um museu normal, só que as obras têm uma etiqueta com o preço. A edição holandesa já chegou ao fim, mas em maio decorre a nova-iorquina.

Livraria Lello eleita para famosa exposição francesa

A livraria portuguesa junta-se a grandes nomes desta área, como a Strand Book Store de Nova Iorque, na exposição "Mise En Page" nos emblemáticos armazéns Le Bon Marché Rive Gauche, em Paris, que decorre até 21 de abril e já inaugurou.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.