Panteão Nacional recebe instalação do artista ARYZ
Inaugurada a 14 de março, a exposição intitulada "VANITAS" promete a reflexão entre a vida, a morte e o legado que deixamos para trás. Está disponível para visitar até ao dia 23 de junho de 2024.

A intervenção artística, parte do Programa de Arte Pública da Underdogs, foi concebida especificamente para o Panteão Nacional e estará em exposição até ao dia 23 de junho de 2024. Num contexto carregado de simbolismo e significado, a instalação dialoga com uma pintura de autor anónimo pertencente à coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, que também se encontra presente no Panteão.

A instalação convida os visitantes a refletirem sobre a noção de tempo e transcendência da vida, bem como sobre o cruzamento entre arte e património. O Programa de Arte Pública da Câmara Municipal de Lisboa tem desempenhado um papel fundamental na democratização do acesso à arte urbana na cidade. Segundo Diogo Moura, Vereador da Cultura, este programa tem explorado novas possibilidades de repensar o espaço público e o património cultural, destacando a importância da arte urbana no tecido arquitetónico e paisagístico de Lisboa.

Numa fusão entre tradição e modernidade, ARYZ oferece uma nova visão desta tradição artística, convidando os visitantes a refletirem sobre a sua mortalidade como indivíduos, enquanto o Panteão os convida a considerar o legado perpétuo daqueles que moldaram o destino coletivo de uma nação.

A história do surf desde 1778 em livro
"Surfing. 1778–Today. 40th Ed." compila, numa reedição, as mais belas imagens relacionadas com a modalidade, ao longo dos séculos, enquanto conta a sua história.
O supermercado dos museus e dos colecionadores de arte
Todos os anos há uma feira de arte em Maastricht, nos Países Baixos, que é a Meca de museus e colecionadores. Na prática, é como um museu normal, só que as obras têm uma etiqueta com o preço. A edição holandesa já chegou ao fim, mas em maio decorre a nova-iorquina.
"Sr. Rui" conta a história do empresário Rui Nabeiro
A minissérie chega a 20 de março aos ecrãs em casa, através da plataforma de streaming Prime Video. Tem dois episódios e conta a história da ascenção do fundador da Delta Cafés.
Artesanato alentejano: oficinas de imersão, artes & ofícios
Durante os próximos cinco meses, em Vila Nova da Baronia, no Alentejo, há oficinas que vão da criação do taleigo - um saco de retalhos de pano característico do sul -, técnicas de costura e estampagem, tapeçaria ou cerâmica.
Livraria Lello eleita para famosa exposição francesa
A livraria portuguesa junta-se a grandes nomes desta área, como a Strand Book Store de Nova Iorque, na exposição "Mise En Page" nos emblemáticos armazéns Le Bon Marché Rive Gauche, em Paris, que decorre até 21 de abril e já inaugurou.
Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.
“A Nossa Terra, o Nosso Altar” é um documentário filmado entre 2013 e 2019 sobre o agora extinto bairro do Aleixo, no Porto. André Guiomar, realizador, quis documentar uma comunidade em suspenso - e dar-lhe voz.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.
Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle, o Cameo é uma peça de decoração muito especial. A carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca.